ALUNOS. COMO AVALIAR DE MANEIRA JUSTA.
O método de avaliação é um processo desatualizado, repreensivo, desgastante, pois o aluno é visto como um reprodutor daquilo que " decorou ".
A avaliação feita está deixando a desejar, pois estão sendo avaliados só por " prova " e o desenvolvimento ensino aprendizagem, não está sendo considerado no processo de avaliação.
Avaliar não é somente " aplicar " provas e " dar notas ", vai mais além do que do que isso, deve ser de forma progressiva e gradativa e sempre buscando as facilidades e tentando sanar as dificuldades dos alunos.
Temos que avaliar os alunos como um " todo ", a participação e o aprendizado durante as aulas, as provas e o seu interesse.
Os professores tem " culpa " em todo esse processo, pois ele vem perpetuando e se arrastando há anos, porém eles não são os únicos culpados, de certa forma são obrigados a cumprir conteúdos, mas o método de fazer, aí é que está a diferença, temos grande responsabilidade nessa mudança de métodos de avaliar.
Devemos sempre lembrar, que cada aluno é " diferente ", no sentido de ser " único", uns vão ser melhores em matemática, outros em português, tem os que não vão ser bons em nada, aí é que temos que " incentivar ", pois é justamente esse aluno que precisa de ajuda, e, que temos que fazer com ele uma avaliação diferenciada.
Sendo que alguns professores fazem o contrário, dão atenção aos alunos que já são bons em tudo e ignoram os que são ruins em tudo e que não se encaixam no padrão estabelecido pela " sociedade ". Um erro, pois é um desafio avaliarmos esse aluno, avaliando o seu modo de aprender, sem ser injustos com ele.
alguns alunos tem dificuldades, não devemos simplesmente " virar as costas " e mandá-lo pra um psicólogo e jogar a culpa nos pais, pois cada aluno tem suas limitações e por isso que o processo de avaliação tem que ser diferente, para que, à sua maneira ele demostre seus conhecimentos, sem força-lo a ser igual a ninguém.
Totalmente errada essa maneira de pensar que todos os alunos tem que pensar e agir " igual ", que todos tem que aprender de forma igual e alcançar as notas que se estabelecem padrão.
A tal ideia, que a avaliação é só verificar erros e acertos, não se preocupando com o que o aluno aprendeu durante o processo de ensino.
O intuito de tal avaliação é alcançar notas, que estabelecidas pelo " padrão ", ainda hoje, a metodologia não mudou em relação ao passado, à educação " tradicional ".
Devemos rever essa educação imposta, pois no momento da prova o aluno pode estar com algum problema ( de origem psicológica entre outros...), e, não apresentar um bom desempenho.
O aluno tem que ser avaliado como um " todo ", valorizando o seu " eu ",observando seu conhecimento todos os dias, e não, por um padrão pré estabelecido. Exemplo: Se não mostrou o caderno, fica com metade da nota, não vejo razões pra isso, porque o seu aprendizado não está no caderno muito menos nessa nota, injusto essa maneira de avaliar, impõem regras, como se eles fossem todos " iguais ", uns " robôs " que desempenham funções, que você programa e pronto.
Vamos mudar esse método educadores. Revejam conceitos, esses padrões impostos pela sociedade e valorizem o " ser ", pois, só vocês podem mudar isto, algo desgastado a tempo.
Cada qual aprende a sua maneira, somos todos " imperfeitos ", não vamos " cobrar ", o que nem mesmo nós sabemos, pois ensinar é aprender também, vamos ser " justos " independente de regras da sociedade, que pra mim, essas regras, não tem valor algum.
Vamos deixar os alunos se expressarem a sua maneira, não tornando as aulas " chatas " e interagindo com o conteúdo.
Temos que nos conscientizar que para " mudar ", temos que ter determinação e coragem, por isso faça o seu melhor, e, seja justo!!!
Consciência e não seja " igual "...!!! Seja você mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário