quinta-feira, 3 de maio de 2018

DIVALDO FRANCO - DE FEIRA DE SANTANA PARA O MUNDO.

DIVALDO FRANCO - DE FEIRA DE SANTANA PARA O MUNDO.

( ponto de vista / pesquisa / homenagem ),
Divaldo Pereira Franco, mais conhecido como Divaldo Franco ou simplesmente Divaldo ( Feira de Santana, 05 de Maio de 1927, aliás, PARABÉNS DIVALDO, hoje é o seu dia ) é um professor, médium e orador espírita brasileiro.
É, há quase sessenta anos, um importante orador e escritor espírita, com mais de cinquenta anos devotados à mediunidade, e mais de quarenta dedicados a cuidar dos meninos de rua de Salvador, na Bahia. Para este último fim fundou, em 15 de Agosto de 1952, junto com Nilson de Souza Pereira, a casa de assistência Mansão do Caminho, responsável pela orientação e educação de mais de 33 mil crianças e adolescentes carentes.
Divaldo cursou a Escola Normal Rural de Feira de Santana, onde recebeu o diploma de Professor Primário em 1943. Desde a infância relata comunicar-se com os espíritos.
Quando jovem, foi abalado pela morte de seus dois irmãos mais velhos, o que o deixou traumatizado e enfermo, sendo conduzido a diversos especialistas, na área da Medicina, sem, contudo, lograr qualquer resultado satisfatório. Nessa época conheceu a Sra. Ana Ribeiro Borges, que o conduziu à Doutrina Espírita, o que o teria libertado do trauma e trazido consolações, tanto para ele como para toda a sua família. Divaldo dedicou-se, então, ao estudo do Espiritismo, ao tempo em que foi aprimorando suas faculdades mediúnicas, pelo correto exercício e continuado estudo do Espiritismo.
Já espírita convicto, fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção ( CECR ), em 07 de Setembro de 1947.
Em " A Veneranda Joanna de Ângelis " ( Salvador: LEAL, 1987), escrito por Divaldo e Celeste Santos, constam biografias do médium baiano e de sua mentora espiritual Joanna de Ângelis, bem como informações sobre o trabalho educacional e assistencial desenvolvido pela Mansão do Caminho, além de entrevistas com Divaldo e relatos sobre supostas reencarnações de Joanna de Ângelis entre outras atividades, principalmente como médium psicógrafo.
Em 1964, Joanna de Ângelis selecionou várias das mensagens de sua autoria e enfeixou-as num livro, que recebeu o sugestivo título de " Messe de Amor ". Foi o primeiro livro que o médium publicou. Logo em seguida, Rabindranath Tagore ditou " Filigranas de Luz ". O que se seguiu constitui-se hoje em um verdadeiro fenômeno editorial, pois, em 31 anos de atividade como médium, teve publicados 240 títulos, totalizando mais de Quatro Milhões e Quinhentos Mil exemplares, muitos deles ocupando lugar de destaque na literatura, no pensamento e na religiosidade universal.
Dessas obras, houve 80 versões para 15 idiomas ( alemão, castelhano, esperanto, francês, italiano, polonês, tcheco, braille e outros ).
Os livros englobam uma grande variedade de estudos literários, como prosa, romances, narrações e etc., abrangendo temas filosóficos, doutrinários, históricos, infantis, psicológicos e psiquiátricos.
Nessas obras psicografadas, apresentam-se 211 alegados autores espirituais, além de Joanna de Ângelis, entre eles, Manoel Philomeno de Miranda, Victor Hugo, Amélia Rodrigues, Ignotus, Vianna de Carvalho, Carlos Torres Pastorino, Bezerra de Menezes, Rabindranath Tagore, João Cléofas, Eros e Simbá. Psicografias de Joanna de Ângelis.
A Série Psicológica foi escrita à luz dos pensamentos de Allan Kardec e de pesquisadores da psiquê humana, a exemplo de Carl Jung. Na referida série se encontram duas obras voltadas à psicologia transpessoal: " Autodescobrimento " ( 1995 ) e " Triunfo Pessoal " ( 2002 ).
Sem dúvidas um homem de números altamente expressivos e porque não dizer impressionantes, mais de 11 Mil conferências proferidas no Brasil e no exterior percorrendo mais de 62 países, entre outros números diversos relacionados á palestras, livros, " filhos " e etc, que se fossem relatados dariam outro texto.
Em 31 de Agosto de 2000 participou, a convite da ONU, do Primeiro Encontro Mundial da Paz, reunião de cúpula com líderes religiosos de expressão internacional para se discutir e formular proposta de paz.
É considerado um dos maiores divulgadores do espiritismo no Brasil e no exterior. Na península ibérica se destacou pela assistência ao movimento espírita português e espanhol durante a ditadura fascista de ambos os países.
Divaldo, desde jovem teve vontade de cuidar de crianças. Educou mais de 600 " filhos ", hoje emancipados e a maioria com família constituída e a própria profissão, no magistério, contabilidade, serviços administrativos e até medicina, tem 200 " netos ".
Na década de 60 iniciou a construção de escolas-oficinas profissionalizantes e de atendimento médico. Hoje a Mansão do Caminho é um admirável complexo educacional que atende a 3.000 crianças e jovens carentes na Rua Jaime Vieira Lima, 01 – Pau de Lima, um dos bairros periféricos mais carentes de Salvador. Tem 83.000 m² e 43 edificações. A obra é basicamente mantida com a venda de livros mediúnicos e das fitas gravadas nas palestras.
Com a continuação, vieram novas mensagens assinadas por diversos espíritos, dentre eles, Joanna de Ângelis, que durante muito tempo apresentava-se como " um Espírito Amigo ", ocultando-se no anonimato, à espera do instante oportuno para se fazer conhecida. Joanna revelou-se como sua orientadora espiritual, escrevendo inúmeras mensagens, num estilo agradável, repassado de profunda sabedoria e infinito amor, que conforta aos mais diversos leitores e necessitados de diretriz espiritual.
Divaldo Pereira Franco, considerado o maior médium brasileiro vivo, com 87 anos de idade, retornou às pressas de Portugal nesta semana por causa de uma pneumonia. Ele está sendo tratado em sua casa, em Salvador.
O médium que já publicou 255 livros psicografados e com mais de Oito Milhões de exemplares, além de versões para Dezessete livros escritos por outros autores sobre sua vida e sua obra, já havia dado declarações recentemente de que " tinha pouco tempo de vida ".
Como admirador e fã de Divaldo ( mesmo sabendo só agora sobre um agravamento em seu estado de saúde através da página de uma amiga ) que espalha a paz, o amor e a solidariedade, e como " consumidor " de suas obras ( palestras em fitas K-7, CD's e DVD's e o privilégio de assistir a uma palestra ao vivo em Balneário Camboriú em idos de 2000 ) estarei á partir desta noite em especial orando para que ele recupere-se brevemente da enfermidade que o acomete, para que com a mesma brevidade possa voltar a nos ensinar tanto sobre a doutrina espírita como a sempre fazer o bem aos nossos semelhantes, assim como ele tem feito ao longo de toda a sua passagem pela terra... FORÇA DIVALDO!
Conclui para a gente aí, Divaldo...
" Ajude o companheiro que segue pelo seu caminho. Aproxime-se e ofereça-lhe amizade. Coloque ao alcance dos outros a fonte generosa da sua amizade, oferecendo as águas cantantes da simpatia fraterna. O verdadeiro amor surge na urna da amizade honesta como joia preciosa da verdadeira afeição. Amizade é luz no caminho – clareie sua estrada.". - Divaldo Franco.
" Busque a cruz do Cristo e siga resoluto. Elevação é conquista adquirida nos degraus do sofrimento. Arrebente as algemas reluzentes da ilusão. Desembarace os pés do cipoal enganoso, onde brilham mentirosas pepitas de ouro misturadas a lama, a fim de poder continuar sem elos retentores na retaguarda. Rememore o Calvário onde esteve o Cristo na cruz e, se você tiver " olhos de ver ", descortinará uma fulguração diferente, batendo as sombras do mundo e cobrindo a Humanidade inteira, hoje ligada ao programa de renovação espiritual.". - Divaldo Franco.
" Quando afligido pelo cansaço de qualquer procedência, mude de atitude mental e sentir-se-á reconfortado.". - Divaldo Franco.
Com enorme carinho e profunda admiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário