O QUE É UM AGIOTA?
( ponto de vista / assunto sugerido ),
Para alguns simplesmente anjos, para outro verdadeiros demônios, ou melhor, quando a pessoa está numa " pindaíba do cão " classifica-os como verdadeiros anjos, mas quando o " aperto " passa e é chegada a hora de ajustar contas, pronto, está ali o demônio...!
Agiotas emprestam dinheiro a juros, altíssimos diga-se de passagem, para quem está endividado e não tem outra forma de honrar seus compromissos quitando as suas dividas...!
Obrigam-se estas pessoas a fazer uma dívida longa, pois o juro do dinheiro emprestado pelo agiota vai aumentando e eles, os devedores, a maioria deles, mal vão conseguir pagar o valor que devem...!
Algumas pessoas são consumistas e sem nenhum pingo de bom senso, precisam, sentem necessidade de " ostentar ", ou seja, têm o vício de comprar, nem querem saber o que e quanto custa, só pensam em comprar, comprar e comprar, tão somente para ostentar, ostentar e ostentar e esquecem-se que tem que pagar e acabam por acumular dividas...!
Hora em que o agiota entra na jogada como o " salvador da pátria ", e sem sobra de dúvidas vai sair dela como quem " crucificou o Cristo "...!
Pode ser evitado? Sim, pode, devemos ter um certo controle, um certo equilíbrio com nossas finanças e com nossas despesas, " peneirar " ou até pensar duas vezes ou dez antes de comprar, e saber de forma segura se podemos ou vamos conseguir pagar, se cabe o valor em nosso orçamento, se a dívida que estamos adquirindo e logo assumindo cabe no nosso bolso ou se ela será a porta de entrada para o contato com um agiota, ah, e alguns " blister's de Rivotril ou Diazepam " antes de tentar conciliar o sono, o SAGRADO SONO...!
Há pessoas que se tornam compulsivas em comprar, e mais, ficam a vida inteira devendo, comprando, pagando, mal e mal saem de uma dívida ( desnecessária ) e já, na mesma hora para " comemorar " entram em outra, e geralmente ainda maior, é praxe dos imbecis isso, e alguns ainda fazem pior, é dívida em cima de dívida e depois são obrigados a recorrer aos agiotas e dai é juros sobre juros, logo, a bola de merda, digo, a bola de neve está formada...!
Além de viverem endividados, alguns começam a praticar o ato de mentir, " ostentando " a tese que não está endividado, outros mandam dizer que " saiu " ou que paga outro dia, atendem o telefone e se passam por outra pessoa na cara dura e sem vergonha nenhuma disso, tem até os que mandam os filhos mentirem, enfim, é um erro que vai levando ao outro e a outro e mais outro, é lamentável este tipo de " exemplo "...!
Aliás, um grande exemplo, um belo exemplo, a não ser seguido...!
Devemos evitar o descontrole financeiro, devemos evitar o " vício " de comprar tudo que vemos pela frente, quando deveríamos dar prioridade ao que é necessário e não ao que é supérfluo...!
Evite endividar-se, e evite também ter que recorrer aos agiotas, que exploram porque, a pessoa já sem saídas por um " inferno " que elas mesmas criaram, obrigam-se a procurá-los...!
Os agiotas com seus juros extorsivos sobrevivem só dos juros que cobram das pessoas, uns ficam ricos só com a prática desta exploração, a de emprestar dinheiro para terceiros...!
Agiotagem é crime e as pessoas em situações de desespero ainda os procuram mesmo sabendo e tendo plena consciência disso...!
Agora, vem cá, a conclusão deste texto é sua, o ponto de vista também é seu, mas ponderemos, se um dia alguém vier até você, falando mal ou criticando um agiota, lembre-se dessa frase de Sigmund Freud:
" Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo...".
Nenhum comentário:
Postar um comentário