AS OPERADORAS ESTÃO " ABRINDO AS PERNAS ", AS NOSSAS PERNAS...!
( ponto de vista / assunto sugerido ),
As operadoras anunciaram o fim da taxa de interconexão entre operadoras, que, em bom português, significa que vai reduzir o custo da chamada para as concorrentes em todas as modalidades de planos ( pré, controle e pós ).
Desde que a taxa de interconexão foi criada, os brasileiros têm pago para as operadoras valores que já ultrapassaram em muito o dinheiro investido em infraestrutura por aqui, bem como o limite do bom senso.
A chamada taxa de interconexão, cobrada quando existe ligação entre operadoras diferentes ou quando a ligação parte de um telefone fixo, está sendo a principal ferramenta das quatro grandes operadoras no Brasil ( Tim, Oi, Vivo e Claro ) buscarem lucro fácil, às custas dos trabalhadores brasileiros.
E agora que estão tendo que " rebolar ", literalmente " com a corda no pescoço ", eles nos vêm com essa, quando teriam que no mínimo optar pelo mais correto já que são " bem intencionados ", que seria ressarcir todo o dinheiro " jogado fora " que, quem tem um numero a dez ou vinte anos ( meu caso ) por exemplo, pagou por taxas desnecessárias e abusivas ( controle para isso eles têm... ) pagando preço de ligações para o exterior em contato com alguém da família e dentro da própria casa.
Para nós, os consumidores essa taxa é abusiva e coloca o Brasil no patamar dos países com as mais altas taxas de telefonia do mundo ( aliás, não é novidade para ninguém, até porque, o que aqui não é o mais alto do mundo? ). E para as pequenas operadoras, o mercado das telecomunicações é ainda pior, uma vez que há abuso de poder econômico e a prática de " price-squeeze ", por literalmente estrangularem as operadoras menores pela alta cobrança da taxa de interconexão, também chamada de VU-M ( Valor de Remuneração do Uso de Rede Móvel ).
Esse ambiente de concentração extremamente nocivo, especialmente aos usuários brasileiros que ficam reféns de serviços precários e caríssimos de telefonia móvel e Internet ( essa última que nem existe, apenas nos enganam com nomes difíceis tipo 3G e 4 G, estes que, se trocado por merda, volta troco ), se reproduz sem qualquer interferência da Anatel, ou seja, alguém está ganhando por trás dessas " vistas grossas " que todos vemos e pouco podemos fazer para " bater de peito " com os malditos... até porque para reclamar sobre a maioria desses serviços, tem que ter tempo e muita paciência com os " call centers " da vida, bem como para continuar com eles ( operadoras )... e só ficamos mesmo por estarmos sem opções e não termos uma porcaria um pouco melhor para suprir as nossas necessidades.
A Telecom questionou essa prática na justiça, que ainda está em processo de avaliação. Mesmo depois da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça emitir um relatório condenando a prática de cobrança de preços abusivos pelas grandes operadoras, e apesar da taxa estar sendo discutida pelas próprias operadoras, como Nextel e Tim, a Anatel decidiu não entrar na discussão judicial, a não ser na hora de determinar o corte e desligamento da operadora, que denunciou o disparate.
Uma vergonha, em um país como o nosso, onde já temos que pagar por tudo e por todo mundo, ainda temos que pagar taxas abusivas também para tudo relacionado às operadoras de celulares, até para fazer ligações chamadas de " inter estados ", aquelas que eu, aqui de Caçador, ligo com meu celular lá de Balneário Camboriú para alguém de Itajaí ou até mesmo de Balneário Camboriú e Caçador por exemplo, e tenho que pagar o tal do " empréstimo de estado " ( como se eu tivesse no Paraná, ou Rio Grande do Sul )... olha, legítimos ladrões legalizados!!!
Poderíamos ser um país bem mais desenvolvido, se diminuíssem as taxas, os impostos, e o " querer ganhar tudo ", sim, pagamos e abusivamente para absolutamente tudo, mas parece que aqui o que impera é só o lucro para o bolso de uma meia dúzia, e quanto mais lucro, mais ganância por parte desses escrotos.
E, como a Lei Geral de Telecomunicações ( LGT ), que determina que o preço das ligações entre diferentes operadoras seja realizado pelo valor de custo, não tem sua aplicação fiscalizada e muito menos respeitada pelas empresas, segue-se o desrespeito com os cidadãos brasileiros.
Até quando??? Há quem diga que vai cessar ( ou já cessou ), e eu particularmente, na minha humilde ignorância, DUVIDO, tanto quanto estou certo de que eles vão ganhar em outro ponto qualquer, aliás, é só no Brasil mesmo que o cliente pós pago ( meu caso há mais de 20 anos ) é obrigado a pagar dobrado ou triplicado para que os " porra loka " que usam o tal do pré pago ( sim, porra loka, eles trocam de número a cada dez dias quando muito e estão sempre com o nome " trancado " pelas operadoras ) naveguem a R$ 0,50 o dia, enquanto, se eu conectar do meu celular, só de arrancada já gastei algo em torno de R$ 40,00 e em menos de uma hora já recebo notificação que excedi a merda toda...
Nós temos nossos direitos de consumidores, alguns que nem sabemos ou temos preguiça de fazer uso deles, até por não " levar muita fé " no órgão fiscalizador que vive " entulhado " de processos contra essa " laia ", então nem procuramos saber, no entanto, aqui é assim, compramos gato por lebres, engolimos sapos por mariscos, e aguentamos diariamente coisas que não precisaríamos mesmo aguentar, e tudo porque?
Por não sabermos dos nossos direitos, e quando sabemos, temos preguiça de correr atrás deles.
Vergonha, vergonha de ser mais um trouxa em meio a esse povo que parece que já vem trouxa de lá, do berço...!
Observação: Tem algo estranho na diminuição dessas taxas, eles não perdem nada, nem nunca, só lucram em cima de tudo, eles NÃO PERDEM, escreve aí que vem golpe e conversamos mais tarde...!
" TODA INSTITUIÇÃO PASSA POR TRÊS ESTÁGIOS: UTILIDADE, PRIVILÉGIO, E ABUSO.". - François Chateaubriand.
Nenhum comentário:
Postar um comentário