DROGA SINTÉTICA.
( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
" Droga alucinógena mais potente que o LSD desafia as autoridades.".
Nome esquisito, olha, se fosse um tal de " BBOM " que viciou alguns trouxas em curto prazo de tempo e até uns meses atrás ( hahaha ) eu nem iria estranhar, agora NBOMe é novidade... bem, ao assunto...
A identificação de uma nova droga coloca Santa Catarina ( considerada um paraíso de drogas sintéticas ) em alerta. O Estado ocupa a quarta posição ( 5,56% ) no ranking nacional de apreensões da substância NBOMe divulgado pela Polícia Federal com números de todo o país, atrás de Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, ambos com 7,78%. A maioria é encontrada em São Paulo ( 31,11% ) e no Paraná ( 13,33% ).
Em uma festa no velódromo da Universidade de São Paulo, o estudante Victor Hugo dos Santos, de 20 anos, morreu após ingerir uma substância alucinógena.
Já em Caxias do Sul ( RS ), três jovens com idades entre 17 e 20 anos compraram o pó pensando ser cocaína. Cheiraram e, de forma quase instantânea, começaram a ter convulsões. Um deles entrou em coma. Os dois casos, em Setembro de 2014 em SP e no mês passado no RS têm um personagem em comum: O NBOMe.
O delegado Gustavo Trevisan, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes ( DRE ) da Polícia Federal em Florianópolis, afirma desconhecer o registro de apreensões da nova droga, o que não significa que ela não esteja sendo comercializada no Estado:
" Pode ser que tenha ocorrido a apreensão, porém, foi registrado como LSD. Costumo conferir todos os laudos e não me recordo de nenhum que tenha passado por mim com essa substância.".
Parte da explicação para a falta de registro de NBOMe pode estar relacionada ao fato da droga ser detectada somente por perícia.
Nesse ano, somente nos primeiros cinco meses, o número de solicitações de perícia da PF para identificar NBOMe em apreensões foi praticamente o mesmo que em todo o ano de 2013, aponta o farmacêutico bioquímico Carlos Alberto Wayhs, que pesquisa o perfil das apreensões da droga no Brasil.
Apesar de vendido como LSD, na maioria das vezes em selos, é mais forte, com alto nível de toxicidade. O gosto amargo é a principal diferença em relação à droga conhecida como “ doce ”.
O NBOMe tem mecanismo de ação muito similar ao do LSD. É um alucinógeno, o que é buscado pelo usuário. Só que os efeitos tóxicos são muito mais graves. Há alto risco de overdose em porções menores, afirma o perito criminal da Polícia Federal Rafael Ortiz.
A concentração do princípio ativo do NBOMe, também encontrado em pó, líquido, cápsulas ou comprimidos, pode ser até 40 vezes mais alta do que no LSD, dependendo da forma como é consumido. Além disso, o tempo de ação chega a 12 horas, quase o dobro da duração média do LSD.
O conhecimento toxicológico do NBOMe é tão recente quanto a proibição. Na Europa e nos EUA, foi vetado apenas em 2013. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) só incluiu a droga na lista de substâncias proibidas em Fevereiro de 2014.
Antes disso, era conhecido como LSD “ legal ” ou “ genérico ”. Traficantes saíam impunes na Justiça, pois peritos não conseguiam atestar presença de dietilamida do ácido lisérgico nas apreensões e ainda não se sabia como identificar NBOMe.
Com certeza, todos os casos até 2014 não foram penalizados, porque a Anvisa não considerava o NBOMe uma droga até então. A análise química das substâncias apreendidas necessita de uma certeza muito elevada, porque é a partir da comprovação no laudo que a pessoa é penalizada, configurando a materialidade do crime, sustenta o perito criminal da Polícia Federal Rafael Ortiz.
Atualmente, são conhecidos ao menos 11 tipos de compostos psicoativos do NBOMe. Quatro deles identificados no Brasil.
O alerta do risco do consumo de drogas “ legais ” é alertado por policiais da Decod de Florianópolis que registram o aparecimento de um grande número de novas substâncias sintéticas na Capital e a dificuldade do combate é justamente o fato de nem todas serem consideradas proibidas ou mesmo identificadas pela Anvisa.
Enfim, precisamos ficar atentos também a esses tipos de drogas, pois os jovens, cada vez mais em busca de aventuras, entram em verdadeiras emboscadas como esta, e depois é demasiado difícil sair deste " sub mundo " que é o dos alucinógenos...!
" AS DROGAS ME DERAM ASAS PARA VOAR, DEPOIS ME TIRARAM O CÉU.". - John Lennon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário