sexta-feira, 2 de novembro de 2018

SOBRE TANCREDO NEVES.


SOBRE TANCREDO NEVES.


( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),

Em 15 de Janeiro de 1985 foi eleito Presidente do Brasil pelo voto direto em um colégio eleitoral, mas infelizmente adoeceu gravemente, e, as vésperas da posse morreu sem ter sido empossado.

Os verdadeiros motivos da sua morte permanecem ainda por explicar, há quem garanta que foi algo assim " meio misterioso ".

Tancredo Neves é avô de Aécio Neves, atual senador por Minas Gerais e recentemente candidato à presidência do Brasil, derrotado no último dia 26. Tancredo Neves foi o primeiro presidente eleito por voto direto depois da ditadura.

Tancredo de Almeida Neves nasceu em São João Del Rei em 04 de Março de 1910 e faleceu em 21 de Abril de 1985, antes de assumir a tão sonhada presidência. O seu partido político era o PMDB, dentre suas profissões, era advogado, empresário e político. Mesmo sem ter tomado posse, Tancredo Neves, por força da lei foi elencado entre os ex-presidentes do Brasil, pela lei 7465 de 21 de Abril de 1986.

Vinte anos após a sua morte, abriram a sua lápide e o corpo médico do hospital de Base, revelou que não divulgou na época o laudo correto da doença, e que não teria sido diverticulite e sim um tumor, embora benigno. O anúncio de um tumor poderia ser interpretado como câncer, causando efeitos imprevisíveis no andamento político no momento, daí resolveram ocultar, por medo que a ditadura voltasse.

O Brasil acompanhava tenso e comovido pela agonia do político mineiro, e promoveria em breve um dos maiores funerais da história nacional.

Na época existia uma grande tensão, devido a possibilidade de uma interrupção na abertura democrática em andamento, e caso Sarney não assumisse, poderia ser empossado em seu lugar Ulysses Guimarães ( PMDB ), ou ainda, voltar a ditadura...

O grande risco era que ocorresse um retrocesso, já que na época os setores políticos mais conservadores tentavam desestabilizar a redemocratização e manter a ditadura.

O povo sofria agoniado, e também Tancredo sofria, e pelos dois lados, o da doença e pela luta da democracia. E devido às complicações cirúrgicas ocorridas o estado de saúde do presidente se agravou, e ele teve que ser transferido em 26 de Março para o hospital das clinicas de SP, e durante todo o período que ficou internado, ao todo Tancredo sofreu sete cirurgias, no entanto em 21 de Abril ( na mesma data da morte de Tiradentes ), Tancredo neves faleceu, vítima de infecção generalizada, anunciada na época pelo então porta voz oficial da presidência para a imprensa Antonio de Britto.

" Aqui jaz, muito a contragosto, Tancredo de Almeida Neves.".

O povo sofria com muito medo do que iria ocorrer com a democracia logo após a sua morte, e temia muito também a volta da ditadura.

Não sabemos em quem acreditar, a Rede Globo relatou essa reportagem, e há contradições, sobre como de fato e porque morreu Tancredo Neves. Teria sido " jogo político " ou a doença realmente...
Até hoje pairam dúvidas e motivos para desconfiarmos de ambas as hipóteses.

Eu era pequeno, mas me recordo como se fosse hoje, meus pais, bem como todo o país na época choraram ( como crianças pequenas ) por 3 dias consecutivos, os canais de tevê só falavam nisso e durante todo o tempo, eu mesmo chorava muito e de tanto ver meus pais chorarem, chocados e tristes com tal acontecimento.

Acho até que dentre as grandes tragédias que me recordo ter acompanhado, nem a tragédia envolvendo o querido Ayrton Senna e nem mesmo a tragédia envolvendo os desiguais Mamonas Assassinas abalaram tanto o país, como um todo, quanto a notícia da morte do então presidente da república Tancredo Neves.

Para finalizar, deixaremos aqui, parte de nossa pesquisa, em alguns depoimentos anônimos de pessoas que disseram ter visto Tancredo neves sofrer um atentado, segue:

Anônimo disse: " Conversando com um historiador, ouvi que Tancredo Neves foi assassinado, e então eles inventaram o conto da diverticulite, que agora vem sendo questionado e a Rede Globo tenta manter as aparências de seu passado militar. O que sei é que no dia de sua posse, na missa celebrativa ( catedral de Brasília ), acabou a luz e ouviu-se um tiro ( ou algo parecido ),...dias depois foi divulgado que Tancredo teve uma crise e estava no hospital ( UTI ),no caso ele já estaria morto, mas os militares, que por sinal apoiavam Sarney, encobriram a noticia e deixaram para divulgar sua morte no dia 22/04.".

Anônimo disse: " Diz-se ainda que a repórter Gloria Maria presenciou a cena e teve que ir fazer umas reportagens por alguns anos na Finlândia... ".

Anônimo disse: " Há outras afirmações de que ele foi envenenado, mas o fato é que muitos políticos morrem como queima de arquivo.".

Anônimo disse: " Meu amigo, você conseguiu pesquisar bem os fatos ( VERDADE ), eu por exemplo, conheço 3 pessoas que não se conhecem entre si que presenciaram o tiro de bala dum-dum, que foi dado exatamente na igreja, claro que Glória Maria viu também... esta é a quarta pessoa, mas nunca conversei com ela, as outras três são militares de diversas armas... e o repórter Antonio Brito, que sabia de tudo e virou até governador! Meu amigo ninguém tem é coragem de falar a verdade que sabem, pois todos tem medo de morrer... Sei que estamos arriscando as nossas vidas aqui delatando o que sabemos, mas é mais do que passada a hora para agirmos, se o bem não ir a luta, não conseguiremos ser felizes de verdade nunca!.".

Anônimo disse: " Sobre a morte de Tancredo Neves, é tudo mentira sobre a tal doença e também envenenamento. Eu assistia a tevê quando Tancredo sofreu o atentado. Foi realmente à saída da Catedral, após uma missa. Ele recebeu um tiro à queima roupa. Quem fazia a reportagem era a Glória Maria, da Rede Globo. Após o atentado, em segundos, as transmissões foram interrompidas instantaneamente. Após isso, a Globo sumiu com a Glória Maria, enviou-a para lugares distantes, não sei onde, e só reapareceu anos depois. Lembram do sumiço da Glória Maria? Após isso, notícias foram veiculadas que os parentes de Tancredo denunciavam tais atos, e que deixaram Tancredo com as feridas expostas para que sofressem infecções e não sobrevivesse. Ele poderia estar vivo ainda, ou pelo menos ter assumido a presidência, mas ouve uma grande conspiração, que causou a morte de Tancredo. Os assassinos ainda estão livres por aí, na política brasileira.".

No entanto, e até hoje, permanecem as dúvidas e as perguntas... é, acho mesmo é que nunca saberemos a realidade e o que aconteceu de fato...!

“ União nacional, diálogo, entendimento, conciliação, trégua são nomes de um estado de espírito que está se formando na comunidade nacional.”. - TANCREDO NEVES.

“Não são os homens, mas as idéias que brigam.”. - TANCREDO NEVES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário