sexta-feira, 29 de abril de 2016

OUVIR MÚSICA...!

OUVIR MÚSICA...!
Já que a sensação do momento é falar sobre o funk, " só pra contrariar " vamos comentar sobre um inimigo dele...
Como é bom ouvirmos músicas, daquelas que jamais saem de nossa memória e que lembram fatos e momentos bons, que literalmente nos marcam ou marcaram época, e muitas delas se mantiveram vivas até hoje e permanecerão vivas ainda por muito tempo. A minha vida foi mais ou menos assim, comecei com Beatles, em seguida decorei todo o repertório de Raul Seixas e ali vivi por muito tempo... depois Zé Ramalho, Legião Urbana e Renato Russo, logo mais adiante o sempre vivo em nossas memórias Pink Floyd. Hoje ainda ouço todas elas, mas minha companhia no dia a dia é outra.
Algumas músicas parecem descrever pedaços de nossas vidas e parece até que foram escritas para nós, pois relatam o momento que estamos passando e seja ele de alegria ou de tristeza, Joaquim e Manoel, Tonico e Tinoco, Cristian e Ralph, entre outros que o diga...
Outras musicas nos levam além, sem limites para sonhar e se ouvimos a música viajamos em pensamento e nos sentimos mais leves, Sonho de Ícaro do Biafra por exemplo e em meio a outras diversas, nossa, simplesmente tem o dom de me desligar do mundo.
Coincidentemente, enquanto escrevo, assisto ao Programa do Ratinho, e adivinhe? Mamonas Assassinas está em pauta lá, vai dizer que não é de dar saudade?
Adiante, há ainda aquelas músicas que nós não queremos nunca mais ouvir, pois nos lembram momentos ruins que passamos e nada melhor que aposentar essas lá, na discoteca.
A música libera a nossa imaginação, faz extravasar emoções, aumenta a nossa auto estima, nos deixa leves, felizes, confiantes e fortes.
Muitas músicas nos apaixonam, aceleram os nossos batimentos cardíacos e acalmam também, nos fazem dançar e perceber a vibração da alma. É aí que o reggae ( de Bob Marley a Armandinho, Chimarruts, Natiruts e etc. ) entra no assunto, impossível ouvir eles sem no mínimo mexer os pés.
Há aqueles que ouvem música bem alto enquanto limpam a casa, deixam-a arrumadinha com a alegria de ouvir a música. Outros ouvem bem baixinho no trabalho ( meu caso ), ajuda a concentrar, principalmente se no " player " estiver rolando um " Desejos do Mar ", " Sol Loiro ", " A Ilha " ou " O que o meu pai falou pra mim "...
As pessoas viajam, imagino que não exista quem não viaje diante das letras das músicas e não importa o ritmo ( desde que não seja o funk, este te leva a uma viagem sem volta, mas pode ser um Ventania, grande e sábio Ventania... ), simplesmente vivem as cenas das quais a música retrata em sua letra e que geralmente é bem interessante e até instrutiva.
Ouvindo musica e porque não dizer cantando, nós matamos nosso ego e nos refazemos enquanto pessoas.
Dentre algumas músicas especiais que nos ganham dia a dia encontramos também algumas outras retratam a nossa realidade, nos fazendo refletir sobre algumas questões, sociais inclusive, Gabriel O Pensador e Detonautas ( Tico Santa Cruz ), são " ases " nisso.
Enfim, ouvir música é de fato prazeroso, nos faz bem, nos faz esquecer dos nossos problemas do cotidiano, estimula nossa imaginação e nos remetem á coisas alegres e " alto astral ", ou até a fatos que nós desejamos que aconteça.
Portanto ouça música, ela vai te levar ao mais profundo silêncio de você mesmo, e é exatamente lá que você encontrará respostas para todas as suas perguntas e poderá até mesmo se encontrar constantemente consigo mesmo. Ergue o som e boa viagem...!
Conclui aí, Bethoven:
" A MÚSICA É A REVELAÇÃO SUPERIOR A TODA SABEDORIA E FILOSOFIA.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário