sábado, 9 de junho de 2018

TIRA A " BUNDA DO ASSENTO " E BORA LÁ... CAMINHAR...!

TIRA A " BUNDA DO ASSENTO " E BORA LÁ... CAMINHAR...!

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
Caminhar é muito importante para a manutenção da nossa saúde e também é importante na prevenção de doenças.
A caminhada é considerada uma das melhores ( e mais baratas ) atividades físicas e por isso deveria ser praticada todos os dias, pois se criarmos o hábito de nos exercitar através de caminhadas evitaremos inclusive o tão temido engordar.
Mas como tudo na vida exige uma certa dose de cuidado, caminhar também requer cuidados, por exemplo um calçado adequado que não cause futuras lesões no joelho, que absorva os impactos e que mantenha a integridade das articulações, pé, coluna e quadris.
Caminhar é uma prática que pode ser exercida por qualquer pessoa, desconhecemos caso de " contra-indicação " e independe de idade, sexo ou posição social, inclusive a caminhada é indicada para quem é portador do diabetes, do colesterol alto e até da osteoporose. Caminhar também deixa o pulmão mais eficiente, deixa o cérebro mais ativo e diminui tanto a sonolência quanto a própria " preguiça ", ajuda também na circulação do sangue, protegendo assim contra infartos ou derrames, se praticada da maneira correta é claro.
Andar faz bem até contra a dita depressão, pois libera serotonina no organismo, esta que nos proporciona bem estar, depressivos não acreditarão pois acreditam na depressão.
Caminhe aproximadamente 30 minutos ininterruptos e três vezes por semana, se você apresenta algum problema de saúde seria ideal que antes de fazê-lo consultasse o médico da sua confiança.
E você não precisa correr é claro, começa caminhando devagar primeiro, por uns 20 minutos e vai aumentando gradativamente o ritmo, ah, alongue-se depois ( e antes ) para relaxar os músculos.
Evite sempre que puder caminhar em jejum, ou no caso, não caminhe de estômago vazio e procure " levar a capricho " dois copos de água durante e depois da caminhada.
Evite também caminhar nos horários em que o sol está forte, use roupas leves e confortáveis para caminhar, use sempre protetor solar, e se tiver chapéu ou boné, use para melhor proteção contra raios solares, e assim, com certeza a sua saúde estará em breve muito melhor.
Nos pés encontram-se pontos que necessitam serem " trabalhados " e que cada um deles refletem em cada parte do corpo, por isso é muito importante também cuidar dos pés. E, estimulando estes " certos pontos " dos pés, melhoraremos algumas causas que nos incomodam no cotidiano, e tanto no físico quanto no psicológico, acredite.
Portanto vale a pena fazer constantemente " uma massagem nos pés " através de caminhadas, e cuidar bem deles, isso refletirá sim no seu bem estar e no bem estar do seu organismo, então, caminhe, essa pratica só tende a te fazer bem.
Sabe, para ir de encontro ao final do nosso texto ( o que não é fácil... ), uma particularidade minha:
Desde os dez anos de idade adaptei para a minha vida dirigir veículos automotores, ou motos ou carros, e não conseguia sequer me imaginar longe deles, só de pensar me dava " calafrios ", até porque nessa época eu era tipo assim " o motorista do meu pai " ( ele que se recusava a caminhar, até porque segundo ele próprio, já tinha caminhado tudo que tinha direito e dever de caminhar na vida quando vinha todos os dias, com sol ou com chuva, com calor ou frio, lá da antiga Estação Experimental ( hoje Epagri ) até a cidade para estudar e voltava, fazendo assim um percurso de aproximadamente 15 quilômetros por dia, tudo por falta de uma bicicleta... ), quem dera por um descuido ele tivesse me ouvido e caminhado um pouco mais...
Então, de 5 ou 6 anos para cá ( depois de perder meu chefe ) adaptei para a minha vida ( e por duas opções, a primeira por caminhar propriamente dito e a segunda por fugir de 4 impostos sobre veículos automotores ) as caminhadas.
Nos finais de semana longas caminhadas ( algo em torno de 10 ou 12 quilômetros me são necessários ) e durante a semana caminhadas medianas ( máximo 3 quilômetros ), como ir ao trabalho e voltar por exemplo, e não me arrependo, consegui habituar direitinho e são incontáveis as vezes que caminhando olho para o trânsito e me pego a imaginar e refletir: Já pensou eu ali, naquele estresse, naquele inferno?
Ou seja, as caminhadas além de me fazerem bem, me levam aonde eu quiser sem incômodos, e no mínimo usando apenas a metade do tempo que eu perderia se estivesse usando carros e " engarrafado " por aí, estes que deixo guardados para ocasiões em que se fazem de fato indispensáveis, e olhe lá... porque não é qualquer chuvinha que me molha ( e quem dirá que irá molhar meus carros... ), ou, que me impede de caminhar, muito difícil, sou de fato um " dependente, assumido e declarado " do dito caminhar...
Enfim, vamos concluir de uma vez mais essa caminhada juntos ( hahaha )... caminhar nos proporciona também o contato com a natureza, respirar ar puro, ouvir os sons da natureza, ver pessoas e lugares, pensar, ouvir música com fones ou sem fones mesmo e até rezar ( para não ter que rezar antes de dormir e com sono... ), e tudo isso unido, não tem preço que pague, pois apenas isso, a este ignorante ponto de vista já é viver intensamente, com saúde e feliz, arriscaria até dizer que isso sim é saber viver...!
" Caminhar com bom tempo, numa terra bonita, sem pressa, e ter por fim da caminhada um objetivo agradável: Eis, de todas as maneiras de viver, aquela que mais me agrada.". - Jean Jacques Rousseau.
" TODA GRANDE CAMINHADA COMEÇA COM UM SIMPLES PASSO.". - Buda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário