sábado, 8 de junho de 2019

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.


ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.


( ponto de vista / assunto sugerido ),

Nunca pude, bem como todos aqui de casa ter um animalzinho de estimação, não era bem uma ordem, era um pedido especial do meu velho e sábio pai que nunca concordou com a aquisição de qualquer um deles.

Segundo meu pai ( e segundo a própria lógica ) eles traziam sofrimento quando de suas partidas, a mais pura verdade, não bastasse todas as perdas que temos na vida, ainda mais essas...

Há quem diga que a perda de um animal é construtiva pois prepara as pessoas para uma perda maior, de um ente querido por exemplo e eu acredito piamente nisso ( é como ler um livro espírita ). Outros ( meu pai por exemplo ) acham completamente desnecessária e " cabulável " esta aula.

Ainda segundo meu pai, ele teria traumatizado com animais ainda quando pequeno, ao ver sua mãe, a minha avó, passar muito mal ( tendo inclusive que ser hospitalizada na ocasião ) ao presenciar um grupo de meninos apedrejando uma " cadela gestante ", e que a partir dali, a saúde dela ( da minha avó ) nunca mais foi a mesma, tendo inciado um quadro grave de pressão alta e vindo a falecer tempos depois, e mais uma vez segundo ele, precocemente.

Então, são divididas as opiniões sobre ter ou não um animal de estimação e as causas são as mais diversas.

Eu por exemplo me adaptei ao ( a mais este ) sistema do meu pai, prefiro vê-los lá fora, em seus habitats naturais e gozando de toda a liberdade que a natureza lhes concedeu, assim como a nós, os seres humanos. Também acho que pêlos, fezes, odores característicos, enfim, qualquer coisa derivada de um animal, seja ele qual for é dispensável, é preferível lá, fora de casa.
Há quem me chame de " meticuloso " por isso, eu prefiro me denominar enjoado ou até " nojento " mesmo.

Mas, a complementação do meu texto vem seguida também da opinião da minha companheira de tribuna, a Lu, e adaptarei logo aqui:

A outra face da realidade diz que ter um animalzinho de estimação nos traz alegria bem como para todos da família, e que ele passa a ser mais um integrante da mesma, começa a fazer parte do nosso cotidiano, e há inclusive quem garanta que até nossa qualidade de vida e a própria auto estima melhoram consideravelmente com a presença desses " intrusos ".

O carinho que você dá a um animal e recebe dele é reciproco, e não tem como não ser, ele te cativa a curto prazo e você certamente vai cativar ele em mais breve tempo ainda, há um resgate de coisas boas e de energias positivas, eles são companheiros e puros, e deve ser mesmo por isso que nos trazem tranquilidade, que nos acalmam e nos transmitem imensa sensação de bem estar.

Tanto para adultos quanto para crianças ( eu não tive esse prazer, tive um dos tantos " direitos da criança " tipo assim " boicotado " e estou experimentando agora, depois de velho ) é muito importante ter um animalzinho, um amigo para brincar e dividir momentos de alegrias ( e de tristezas... ), eles são tão bonitinhos que alguns até abraçam e beijam ( não faz meu tipo, eu não faria, acho nojento mesmo, mas... ) nos apegamos fácil a eles.

Nas crianças os animaizinhos de estimação favorecem a produção de anticorpos, que ajudam a evitar alergias no futuro e isso é comprovado cientificamente ( quem sabe daí também, uma certa fragilidade minha depois de adulto, sou bastante sensível, principalmente em se tratando de rinites, sinusites, gripes e etc... ), é, deve ser como " brincar na terra ", ou " pisar descalço no chão ", fiz muito pouco isso na vida, mas pouco mesmo, e imagino que aí também perdi de ter a minha " produção de anticorpos " favorecida.

Para nós o contato com os animais aumentam a produção de endorfina no organismo, esse hormônio que causa prazer e uma sensação de bem estar.

E agora de último, depois de ter aprendido ( meio que na marra ) a conviver com gatos, com hamsters e agora com uma chinchila, tenho sentido certos resultados positivos relacionados a isso.

Estudos também comprovam que ter um animalzinho de estimação, diminui a pressão sanguínea, os níveis de colesterol e o próprio estresse, consequentemente diminuindo o risco de se adquirir problemas cardiovasculares.

Os animaizinhos nos fazem um bem ao psicológico, pois nós aprendemos a amá-los, e amar, todos sabem, é indiscutível, faz bem para nós.

Enfim, depois de ter falado deles, dos animaizinhos de estimação, vou encerrar com um ensinamento que aprendi com meu velho e sábio pai e que tenho teimado em não seguir, este que dizia que, ter um animalzinho de estimação era mesmo um " risco desnecessário ", afinal, quando o animal morre a gente sofre demais, passa dias sofrendo e tentando se recompor da perda, ou seja, é igualzinho como se estivéssemos mesmo perdendo um ente querido, ou seja, um velório ( desnecessário ) a mais na família para cada animal de estimação que passam pelas nossas vidas, logo, segundo o velho e sábio, absolutamente desnecessários.

Então, resumindo ( hahaha ), entendi que as perdas a gente tem que passar mesmo e nada na vida evitará isso ( tanto para os humanos quanto para os bichos ), e quando eles partem a gente fica igual quando partem aos nossos entes queridos, parece que um pedaço de nós esta sendo arrancado, então, tal qual os humanos, devemos amá-los enquanto estão conosco.

E claro que eles vão se eternizar em nossas lembranças tal qual os humanos que por aqui passaram, os momentos que nunca voltarão, mas que só de lembrar dá um aperto no coração chamado saudade e uma enorme vontade de viver esses momentos outra vez, mas pena é que os momentos e as pessoas ( ou até mesmo os animaizinhos... ) que amamos um dia e para sempre, não voltam...

Enfim, ame seu animalzinho, dificilmente eles te abandonarão ou te decepcionarão. Eles apenas vão oferecer seu amor a você, então, que seja recíproco, e eterno, enquanto dure...!

" Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?.". - Christian Hebbel.

" Não há diferença fundamental entre o Homem e os animais nas suas faculdades mentais(...) Os animais, como o Homem, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento.". - Charles Darwin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário