quarta-feira, 6 de junho de 2018

CAPIVARAS. ATÉ QUANDO???

CAPIVARAS. ATÉ QUANDO???

( P.V / A.S / 335-2016 ),
Sim, voltamos nós a comentar sobre as capivaras, haja visto que até então ninguém tomou providência nenhuma e elas já estão até virando motivo de " chacotas ", piadinhas e " kkkkkk's " em redes sociais e até na imprensa propriamente dita, elas estão desfilando pelos canteiros da cidade, comendo a grama e as plantas recém colocadas lá, ou ainda, desfilando em frente às lojas, na ciclovia ( onde circulariam ciclistas se a mesma tivesse podido ser inaugurada... ), e isso para a imprensa tem sido um " prato cheio ", sim, se queriam aparecer, parabéns, conseguiram, logo, cobrarem soluções ou tomarem uma atitude em relação a isso que é bom, nada, nem ninguém!
A cada dia elas se reproduzem mais e mais, aquilo é quenem rato, se ao menos o órgão responsável tivesse como implantar um " controle de natalidade " para estes animais ainda... afinal, elas além de estarem acabando com as beiras dos rios, estão, comendo tudo que acham pela frente ( exemplo são essas que saem para comer os jardins... ) e causando uma espécie de erosão própria delas, que prejudica tanto os moradores, quanto as casas e até as vias próximas dos rios ( e nem tão próximas assim... ), são elas hoje, as campeãs em desestabilizar qualquer estrutura, psicológica inclusive, viu...
Sem contar com os acidentes que as capivaras já causaram, envolvendo tanto motoristas quanto motociclistas ( próximo ao Superpão, ao chaminé, à universidade... ), sem contar é claro àqueles que a gente nem fica sabendo, elas são um perigo constante simplesmente por estarem " infestando " a cidade. Sem predadores, elas estão se reproduzindo sem limites e sem controle, e nem alimentos suficientes para elas não tem mais, e é por isso mesmo que elas saem pela cidade à procura do que comer, e com isso causando acidentes e transtornos desnecessários e de toda sorte, ah, e chamando a atenção de alguns meros curiosos " imbecis ".
A nossa cidade, que já foi conhecida lá fora por " capital da indústria, das parreiras e dos pinheirais ", e depois como " capital de Lebon Régis ", depois ainda, a " capital do reboque automotivo ", em outra ocasião ainda, a " capital da madeira mas que tem um portal de concreto ", ou por último a " capital do tomate ", agora está literalmente virando a " capital das capivaras " já, de tantas existentes e que circulam tranquilamente por aqui. E percebam por vocês mesmos, a cada dia que passa com mais e mais filhotes, então, deveríamos ter um órgão que se responsabilizasse e tomasse uma atitude conveniente e de uma vez por todas em relação a este grave problema chamado capivaras.
E não adianta alguns ambientalistas virem aqui novamente para dizerem que as " coitadinhas " são indefesas, afinal, falta de bom senso à parte, cada um no seu espaço né? E elas, as capivaras já estão invadindo o nosso espaço e não é de hoje, está inclusive ficando difícil a convivência, ideal seria, senhores ambientalistas, que cada um de vocês levassem para suas casas um " casalzinho " só delas, e cuidassem...
E a imprensa, bah, essa é caso sério também viu, só querem saber mesmo é de tirar fotos e " viralizar ", e como antes dito, cobrar providências que é bom, nada.
Olha, o que tem de " alguns " que vazaram de nossa rede por causa das críticas às capivaras não está escrito em gibi nenhum, ocorre que, diferente " desses aí ", nós observamos e pesquisamos acerca dos males que elas estão ou estarão " propagando " também por aqui, a exemplo de outras cidades que sofreram ( mas resolveram... ) o chamado " boom das capivaras ".
Gente, o local delas não é aqui na cidade, nós precisamos de solução urgente para esse caso ( ou descaso... ), e quem ( aqui desta rede.... ) não concorda, que vaze mesmo e o quanto antes, até porque não são vocês que vivenciam no dia a dia elas fazendo barulhos, atacando pessoas, causando acidentes, comendo grama, plantas e jardins públicos ( e não... ), desbarrancando beiras de rios e até casas, CAGANDO, enfim, destruindo tudo por onde passam, ou ainda, são vocês, tal qual as capivaras, que não respeitam o espaço do outro.
É fácil achar simpático quando se pára o carro para sacar uma foto e seguir adiante, difícil mesmo é tentar pensar ( e mais difícil ainda tentar resolver... ) os problemas causados por elas.
As capivaras para quem não sabe, causam algumas doenças, e uma característica delas é ser " hospedeiro amplificador " da bactéria causadora da febre maculosa.
" Doença causada por carrapatos de capivara mata jovem em BH ".
Então, exemplo é este, e daqui a pouco estaremos nós com problemas de saúde também, por favor, este caso é sério, se duvidar um dos mais sérios que abordamos até hoje nesta tribuna ( dai o fato de já termos abordado ele por dezenas de vezes... ), não é brincadeira não, tampouco " enxergação " de nossa parte, e sim falta de um olhar responsável de vocês.
O que queremos? Que não seja necessário morrer gente para só dai começarem a tomar providências, deveríamos inclusive ir além do combate a elas e termos quem sabe até um trabalho de prevenção em relação a este assunto.
Por favor, senhores que me leem ( e eu sei que leem... ) tomem alguma PROVIDÊNCIA em relação a isto.
A capivara é repleta de carrapatos, e os carrapatos costumam carregar muitas doenças, por isso as capivaras acabam se infectando e consequentemente transmitindo essas doenças em sua carne. Sim, e também lamentavelmente há de ter quem come aquilo, um " bicho indeciso " que não sabe se é rato, se é porco ou se é peixe.
Sem contar que a mesma também pode transmite doenças de outras formas, assim como no caso de carrapatos que foram hospedeiros de capivara e consequentemente se tornou hospedeiro de algum homem.
Essa doença vem ganhando espaço durante os últimos anos, visto que estão aparecendo muitas pessoas diagnosticadas com a mesma, fazendo com que as instituições especializadas em saúde comecem a entrar em alerta. E vocês, vão continuar parados a observar???
Providências, por favor, porque logo começarão a aparecer doenças, e de todos lados, como se já não bastasse o que elas estão fazendo com as " barrancas dos rios " ( A Beira Rio ainda vai ruir, escreve aí... ) e com a nossa paciência. E para você que acha " tão bonitinha ", fica a sugestão, adota uma família delas nem que seja por uma semana só, põe lá, no tapete branco, peludo e chique da sala do seu apartamento, ridículos(as).
A porra já é uma questão de saúde local gente, e não mais de deixá-las por aí, soltas, sem controle nenhum e de nada, causando transtornos inclusive.
Enfim, mais uma vez, pedimos PROVIDÊNCIAS URGENTES para este caso ( ou descaso... )...!.
" NÃO É QUESTÃO DE GOSTAR OU NÃO, APROVAR OU DESAPROVAR. É UMA QUESTÃO DE SAÚDE E DE SABER RESPEITAR O ESPAÇO DO OUTRO ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário