quinta-feira, 2 de junho de 2016

CONSUMISMO DESENFREADO.

CONSUMISMO DESENFREADO. ( ponto de vista ),
O consumista está a flor da pele, excitadíssimo, devido ao marketing que é super valorizado e induzido pela mídia e atinge a fragilidade das pessoas, as tornam compulsivas a comprar.
Algumas pessoas gastam todo o seu limite de crédito, sem necessidade e em besteiras, pois o consumismo esta estampado na cara dos brasileiros da atualidade, e, com crescimento desenfreado causando desespero até neles próprios, nos consumistas.
Inúmeros consumistas se tornam medíocres, esnobes e arrogantes, quando se preocupam apenas com o exibicionismo, onde querem mostrar a qualquer custo o que não têm e o que não são...!
Compram e se endividam até o pescoço, para mostrar AOS OUTROS que têm algo, patético isso, esquecem da QUALIDADE DE VIDA ou a confundem sei lá, dando importância à quantidade de " quinquilharias ".
Alguns até correm atrás do que comprar... como se estivessem desesperados em adquirir algo, sem previsão de uso ou sem necessidade, só comprar para ficar dentro em breve a um " canto " da casa incomodando, mas tem que estar lá, a um canto da casa, para justificar o ato de COMPRAR, ou de COMPRAR POR COMPRAR...!
A mídia e as propagandas promovem inúmeras ILUSÕES, para pegarem os " bobalhões ", muitas vezes até apelando para mulheres nuas por exemplo, só para venderem seus produtos.
Ops... um " aparte ", voltando ao marketing lá de cima, repare no Felipão, técnico da SUA gloriosa seleção, vai faturar bem mais que os jogadores, pois está atuando em quase todos os comerciais, e olha, nem havia necessidade para tal, pois ele, o Felipão, o técnico da SUA gloriosa seleção, é o segundo técnico MAIS BEM PAGO desta copa. E os " bobalhões" lá, aplaudindo...! E comprando...!
Sem contar com as promoções e o sensacionalismo da copa, que incentiva o consumismo, perceba, se o Brasil for vencedor da copa do mundo 2014 ( e deverá ser, pois já deve estar negociado...), você compra uma tevê ( daquelas de 500 polegadas...), e a segunda você só vai pagar R$ 1,00 ( Um Real ), observe que isso é o próprio mundo do consumismo sem necessidade... e, tem muita gente que continua achando que vai " ganhar " uma tevê por Um Real, sem sequer se dar conta que na primeira, já pagou por duas... tinham mesmo é que se f...!
Ok, voltemos ao texto... outros compram e ficam devendo até as calças, só para dizer: Óh, eu tenho um carrão, um iPhone, uma tevê dessas ai de cima, de 500 polegadas, mas, escondem a " sete chaves " os carnês de inúmeras folhas e que vão durar uma eternidade... sim, sentem vergonha, muitas vezes depois do arrependimento...
O consumismo estará marcando presença inclusive na copa do mundo, vemos o consumismo nas filas e cada vez mais próximo das bilheterias, alguns vão comprar ingressos, com o que eles não tem... vão " passar no cartão ", ou " juntar um dinheirinho " que muitas vezes serão subtraídos de um alimento de um filho, ou, vão deixar de comprar um livro, uma fruta ou ainda uma comida diferente...
Não dá para entender alguns objetivos ou algumas motivações de uma certa " avalanche " desse consumismo, que denota seres que parecem selvagens e que só pensam em bens materiais.
Outros parecem querer fazer coleção de coisas, compram de tudo que vêem e em quantidade, sem sequer ter a noção que está errado, mas, na opinião deles, acham que estão " tentando acertar ", aff, triste realidade mas esse é o meu país...! ( exceto na copa, na copa sou ARGENTINA, por amor e com muito orgulho...!.).
O pior é que hoje, o mundo contribui favoravelmente para que só aumente o consumismo, aumentando a ansiedade por se adquirir coisas, deixando bem notório esse comportamento instável.
Claro que o sistema econômico agradece às pessoas que são vulneráveis e se deixam levar pelo consumismo desordenado de " ofertas " de bens materiais.
Ainda há quem diga que, se não comprarem sentem-se eufóricos, angustiados ou em pânico, parecem estar alucinados por comprar, por causa da competitividade, que, esta dando um leque de atrativos a base de crédito, a principio fácil e atraente, mas com juros exorbitantes.
Mas, como " eles " PARCELAM TUDO, nem percebem o que estão pagando... se tornando assim, colecionadores de carnes, boletos, faturas... e " quinquilharias " é claro!
O pobre então, vixi, esse adora uma " quinquilharia "...!
Com a sociedade cada vez mais individualista e com as ofertas escancaradas, o " ego " cresce e extrapola a capacidade racional, e se torna um " vício de difícil controle " para as pessoas que ficam cada dia mais indiferentes e alienadas ao consumo desenfreado...
Que compremos o que nós precisamos de fato e o que conseguiremos pagar com certeza, que gastemos com " lastro ", pois acima de tudo está as nossas necessidades básicas, bem como as necessidades básicas de nossos familiares...!
No mais, para mim particularmente, tudo " trouxa "...!
Pensemos nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário