sexta-feira, 3 de junho de 2016

VÍTIMAS DA DEPENDÊNCIA DIGITAL.

VÍTIMAS DA DEPENDÊNCIA DIGITAL.
( ponto de vista / assunto sugerido ),
" Uma vida? Legal! Onde posso baixar uma...?.".
Já são tantas as pessoas que estão usando esses aparelhos que já está até levando ( e já era esperado ) ao surgimento de um fenômeno que começa a chamar a atenção dos estudiosos. Trata-se do vício específico em celular e da " nomofobia ", nome dado ao mal estar ou ansiedade apresentados por indivíduos quando não estão com seus celulares.
Exatamente, os smartphones já estão sendo tratados e agora de fato como um vício dado ao número de pessoas que usam compulsivamente e que a cada dia ganha mais adeptos.
E ( também como não não era de esperar diferente ) as pessoas não admitem que é um vício ou que estão viciadas e o problema já é visto como uma questão de saúde, inclusive por que deixa as pessoas cada vez mais dependentes.
As pessoas olham o tempo todo para os celulares, não largam o celular para nada, sempre estão dando aquela olhadinha e ficam ansiosos se não os tem na mão, e é difícil para alguns reconhecer que o celular está atrapalhando a sua vida ao invés de ajudar, portanto, ( e também já era esperado ) é passada a hora de impor limites.
Os celulares além de serem um grande causador de mortes no trânsito, atrapalham o relacionamento, a convivência social, causam muita ansiedade e até depressão, as pessoas não conseguem mais se livrar da internet, e tampouco dos celulares.
E se você se encaixou neste perfil ( eu quase ... ), cuidado, você já é um viciado, um dependente digital ( Por uma questão de " etiqueta " é assim que os viciados, todos eles, preferem ser chamados ) e precisa controlar urgentemente a situação.
Mais, a medicina aprofunda-se até em novas opções de tratamento, inclusive com clinicas de reabilitação especializada.
A compulsão pelo celular ou o uso abusivo, provoca sinais semelhantes aos apresentados pelos usuários de drogas propriamente ditas. Algumas pessoas ficam incapazes de permanecer sem o aparelho celular, e não pensam em outra coisa, não conseguem sequer conversar a não ser que seja pelo celular ou através da internet.
A euforia, ou alívio de curto prazo está associado ao uso do aparelho.
Há necessidade de cuidado ( e em caráter de emergência ) pois a tendencia é que você vai passar cada vez mais tempo com o celular em suas mão, e conectado, para mais e mais obter um certo prazer com isso, prazer este que é a " fisga " da nova droga do momento.
Ah, se você fica ansioso, irritado ou tem conflito com as pessoas, trata-as com indiferença ou dando pouca atenção a elas por causa do seu celular e chega até a brigar por causa dele, é tempo de alertar-se.
E, se na tentativa de diminuição do uso, você acabar voltando a usar o aparelho com a mesma frequência anterior, ou ainda com mais intensidade, " fail ", você precisará mesmo de tratamento psicológico, pois isso poderá te isolar do mundo real enquanto te aproxima cada vez mais de um " mundo imaginário ".
Então, diminua o uso do celular, e uma dica só ou duas ( eu mesmo aderia a ela a algum tempo atrás já... ), comece a ir " cagar " sem ele, ou converse olhando no rosto do seu interlocutor ( já são bons começos... ), ou também aprecie a natureza, valorize um pouco mais a sua família ( e amigos ), caminhe descalço em contato com a terra, nade, pedale, pise na grama, passeie e volte a ser feliz de verdade ( mas sem levar o celular é claro ), enfim, resgate o " seu eu " interior.
O celular, bem como a internet, são coisas demasiadas úteis, desde que usados com sabedoria e moderação, caso contrário ele ( eles ) vai mesmo virar uma doença.
E para finalizar, este texto me fez lembrar um texto que escrevemos a alguns meses atrás, um ano quem sabe e que até fomos satirizados por causa dele, o texto chamava-se " Os alienados dos smartphones ", bah, parece que nós ( mais uma vez ) já prevíamos nessa época a proporção que esta " merda " toda ia tomar...
Leu? perfeito, escrevi para isso mesmo, agora desconecta e vai viver, viciado(a), digo, dependente digital...!
Uma citação para a criançada envolvida nessa " merda " toda...
" Colocar um computador na frente de uma criança esperando que ela aprenda é como colocar um livro debaixo do travesseiro dela, só que mais caro...". - Autor desconhecido.
" A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NÃO É PÁREO PARA A ESTUPIDEZ NATURAL.". - Autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário