terça-feira, 7 de junho de 2016

NAS MARGENS DO " RIO DO PEIXE ", EU SENTEI E CHOREI...

Olha o que eu achei nesta tarde chuvosa e tensa, minha tribuna de número 3 ( das mais de 3.000 ), postada em 01/08/2009, tão antiga e tão atual...!

NAS MARGENS DO " RIO DO PEIXE ", EU SENTEI E CHOREI...

Parece uma alusão à obra do grande escritor Paulo Coelho, antes fosse, é agonia mesmo. São 6:45 de um amanhecer um pouco diferente, um amanhecer chuvoso de 01/Agosto, daqueles que geralmente a gente aproveita para dormir até mais tarde principalmente por se tratar de um amanhecer de Sábado e todos trabalhamos a semana inteira...
Mas não, some o sono, a cidade está mais barulhenta que de praxe, vizinhos começam a correria com a finalidade de salvar as suas coisas, os curiosos passam em seus carrões... adivinhe... ele mesmo!... é o " bruxulento " Rio do Peixe retornando mais uma vez das profundezas do inferno, tomara que tudo pare por aí, tomara em breve todos pensemos " foi só mais um susto " mas, mas só mesmo daqui a algumas horas é que iremos saber o tamanho do prejuízo, ou não, que ele trouxe mais uma vez a nós, a população " ribeirinha ", população esta que como eu, quem sabe também já tenha cogitado a mesma ideia " ... bem que podia secar e virar quem sabe uma pista de arrancadão...!.".
Ontem a noite ainda por coincidência, ou não, remexia fotos que me lembraram a famosa e trágica enchente de 1983, que tragédia, aqui em casa perdemos tudo, até a casa perdemos. Salvamos apenas nosso Fusca 65 porque retiramos da garagem 3 minutos antes dela desabar. E o rio ali, continua a subir...
Claro que fenômenos naturais acontecem e basta ser da população " ribeirinha " como eu para sentir isso na própria pele. Mas, uma pergunta? Será que se a " droga da draga ", aquela mesma, que comenta-se sucateada tivesse retornado a uns Três anos atrás ( onde andava ela a três anos atrás??? ), a situação não seria um pouco diferente? Acho que sim! ... ou quem sabe pelo menos amenizasse o problema.
Bem, pelo menos olhando lá pro lado do " PARQUE CENTRAL " essa é a impressão que se tem, impressão esta que não é a mesma de quem olha aqui atrás de minha casa ( próximo ao antigo Chaminé ), logo na curva do rio, horrível, um verdadeiro descaso. ( ... e quem aproveita o descaso são nossas queridas e estimadas capivaras )... deixa elas...!
Semana passada ainda, conversava eu com um amigo, comerciante estabelecido aqui pertinho, no Largo Santelmo e ele me falava do pouco número de vagas no estacionamento rotativo daquele local em relação ao crescimento da cidade, e ao grande número de veículos ( bem, ai já é outro assunto... ), ao que me fez pensar o seguinte: Já que não tem jeito, a " droga da draga " não vem mesmo para este lado ( próximo ao antigo Chaminé ) por exemplo... e olha que muito se comenta sobre a recuperação do Rio do Peixe, não seria recuperação de algumas partes do Rio do Peixe???
Então, como dizia deveríamos propor às autoridades competentes ou responsáveis que criassem um " acesso " até dentro do rio, para fins de estacionamento, tendo em vista que na curva do rio que me refiro tem tanto mato ( que lá de vez em quando é " meio " roçado ), e tanta terra, mas tanta terra, que imagino eu, leigo, sairia dali umas 3.000 caçambadas ( chutando baixo ), então, já que a " droga da draga " ( sucateada ) não chega ali, que se transformasse em estacionamento ( teria sido útil até para o parque de diversões que estava instalado ali perto, no pátio do chaminé, quem sabe não teria tido mais sucesso tal parque se fosse montado ali mesmo, nesse imenso espaço que atrapalha o fluxo das águas do rio ).
Vemos que esse espaço que ocupa outro espaço dentro do rio, se fosse roçado e sinalizado, caberia ali em torno de trinta carros mais ou menos, o que desafogaria o estacionamento do Largo Santelmo, daria largas a licitações ( risos ) e faria de Caçador a primeira cidade do Brasil a ter um " estacionamento dentro do rio ", que tal?
A terra é tanta naquele local, e tão solidificada que poderia ali nesse braço de rio ser construída até uma casa, ( ali você vê pescadores, jovens fazendo uso de entorpecentes, acampamentos e outras " coisinhas mais..." ),
Você duvida? Vem ali na curva do rio próximo ao " antigo Chaminé ", senta e vê se você não vai chorar também...!
Bem, 7:30 da manha, vou dormir, afinal para azar do Rio do Peixe e sorte dos " ribeirinhos " o sol começa a aparecer, hora de nós " ribeirinhos " tentar se acomodar um pouco, isso se a chuva não começar a cair novamente e quem sabe termos que retroceder a 1983.
Acho que foi só o susto, quem bom. Mas que ao menos sirva para despertar à realidade nas autoridades competentes, porque enquanto isso, garramos todas nossas esperanças na DEFESA CIVIL que está sempre vigilante enquanto o PODER PÚBLICO parece estar adormecido!
Mas que a " droga da draga " há de dar sinal de vida, há, isso há...!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário