domingo, 26 de novembro de 2017

UNIVERSIDADES, FORMANDO BONS PESQUISADORES.


UNIVERSIDADES, FORMANDO BONS PESQUISADORES.


( ponto de vista / assunto sugerido ),

Temos que convir que as universidades, algumas delas é claro, estão deixando muito a desejar, pois além da falta de profissionais competentes, alguns que atuam por lá, apenas pedem aos acadêmicos que pesquisem, outros pedem trabalhos e a verdade é que os acadêmicos têm que " se virar nos 30 " para apresentar seus trabalhos aos demais alunos, enquanto seria o professor quem deveria estar passando e repassando conhecimentos.

Os acadêmicos acabam ficando frustrados, pois são eles que pagam e caríssimo para eles mesmos darem aula e fazerem pesquisas. Algo está errado, e por sua vez, eles aceitam calados, ninguém " vira a mesa " ou " chuta a carteira " e exige qualidade.

Os profissionais que atuam em universidades, em todas elas, deveriam ano mínimo serem bem preparados, e essa falta de preparo é preocupante, pois o que vai ser do aluno depois de formado? Se estes sabem apenas e " mal e mal " as teorias, e a prática que é bom, nada, se os ( alguns ) docentes mal sabem expor suas ideias e ensinar, o que vão repassar aos alunos?

É uma dura realidade, mas nós temos que abordar esse assunto e esperando que a crítica seja mesmo construtiva, para que sejam re-vistas essas questões e se analisem melhor antes de contratar profissionais inadequados. Ainda mais enquanto falamos de universidades particulares, onde os alunos deveriam exigir mais qualidade e profissionais com conhecimentos.

Imaginem, se o ensino universitário tá assim, as avessas, pensem como anda o ensino fundamental... precisamos urgente tomar atitudes e providências para que a educação mude, e não estejam formando " meros pesquisadores ", e sim profissionais competentes.

Não existe receita única, mas os melhores sistemas de educação do mundo, como o da Finlândia e o da Coreia do Sul, apontam caminhos.

Professores bem preparados, com foco no aprendizado dos alunos e com carreira atraente, à altura de sua importante missão.

O Brasil ainda enfrenta um problema específico que demanda soluções urgentes, a falta de professores, se tomarmos providências, não teremos professores suficientes para suportar a quantidade de alunos que entram nas escolas a cada ano. E esse déficit de professores já é uma realidade.

A qualidade de ensino das faculdades ( quase que ) em geral deixa a desejar, temos dois fatores que contribuem para essa situação, a formação inicial dos professores está impregnada de um conteúdo acadêmico mais preocupado com a filosofia e a história da educação e com as diferenças teóricas entre as metodologias pedagógicas do que com as práticas em sala de aula, com intuito apenas dos acadêmicos " pesquisarem " sobre.

Um professor sai da faculdade sem a menor ideia de como lidar com os alunos numa situação real de classe, tampouco entende como sua disciplina dialoga com o contexto das outras matérias e com o contexto de vida.

Infelizmente, as universidades estão mais preocupadas com produção de trabalhos acadêmicos e com " disputas de poder ", do que com uma formação que ajude os alunos em sala de aula, onde a educação de fato se dá.

Precisamos mesmo transformar esse " círculo vicioso " em " virtuoso ", formar professores focados e comprometidos, responsáveis, criar padrões de formação, exigir das faculdades que coloquem o aprendizado e a sala de aula no centro do debate, incluindo no currículo questões como gestão de sala de aula, diversidade, uso de resultados de avaliações para melhorar o aprendizado, estratégia de sucesso escolar.

É preciso criar espaço para que os estudantes possam interagir com os professores, de forma que o futuro professor possa progredir e se profissionalizar, e assim, que ele repasse seus conhecimentos.

Esses mesmos padrões devem servir também para avaliar o progresso na carreira docente, e o bom professor deve receber incentivos, de acordo com os padrões determinados e com o desempenho dos seus alunos.

Mas, para que essas mudanças ocorram, é preciso vontade política e apoio da sociedade, tornando assim mais valorizada e atrativa a educação que desejamos e tanto sonhamos para o Brasil.

É óbvio que a " regra " não se aplica a todos e tampouco a todas as universidades, aliás, desconhecemos uma " regra " que se aplique a todos...!

Citações:

" O mestre disse: Por natureza, os homens são próximos; a educação é que os afasta.". - Confúcio.

" Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.". - Karl Kraus.

" A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.". - John Dewey.

" O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la.". - Ralph Emerson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário