domingo, 13 de outubro de 2019

AQUELA " MENTIRINHA CONSTRUTIVA "...!

AQUELA " MENTIRINHA CONSTRUTIVA "...!

( ponto de vista / assunto sugerido ),

A verdade dói, mas, nem todos estão prontos e fortalecidos para lidar com este fato.

Claro que a verdade é bem vinda sempre ( ou, na maioria dos casos ), mas há algumas exceções, como quando alguém vai contar o fato de um falecimento de uma pessoa da família por exemplo, e não pode nem deve dizer ali " na tampa " que a pessoa faleceu, então diz: " fulano, venha até o hospital...", e logo vem a pergunta: " aconteceu alguma coisa? ". Você teria que dizer " ainda não... " ( por exemplo ). Por que se falar a verdade neste momento, a outra pessoa que pode estar envolvida em uma situação delicada, viagem inclusive, pode vir a sofrer um acidente, ter um infarto ou algo assim.

Então, a verdade em alguns casos expõe as nossas limitações. Existem sim alguns fatos ou coisas que nem sempre podemos contar no momento, claro que um dia a verdade vem a tona, mas, há certos momentos em que mentir para ajudar ainda é a melhor opção.

Muitas vezes nos torturamos por que naquele momento tivemos que omitir ou mentir para não ocorrerem transtornos maiores, e depois que tudo passa, nos explicamos esperando que a pessoa para quem tivemos de mentir entenda que foi uma necessidade, para ajudar, ou pelo menos não atrapalhar ainda mais naquele momento.

Por vezes temos que justificar ou ficar na defensiva, tentando transformar o fato em uma mentira construtiva, para que ela se torne ( um pouquinho mais ) agradável ( ou menos desagradável ) para quem ouve, poque é mais fácil seguir adiante ignorando ( condicionalmente ) alguns fatos. Logo, a mentira mesmo que construtiva pode incomodar a consciência, e vai precisar ser dita uma hora, mas que seja então na melhor hora...

Há casos e casos, aonde não devemos mesmo falar a verdade, e é aí que devemos usar o bom senso para isso.

Algumas verdades precisam ser vividas internamente, e não podem jamais serem ditas, devido a dor ou a mágoa que causará e que será profunda, principalmente em horas de raiva, aquelas que você " fala verdades ", desnecessárias e que podem durar eternamente na mente de quem as ouviu, algumas " verdades " podem custar vários anos, e muitas magoas.

E mesmo assim, por mais que a mentira seja para ajudar, ou não causar tantos danos quanto poderia, temos que cuidar para sempre priorizarmos a verdade, exceto em casos extremos usar uma " mentirinha construtiva " que logo venha a ser desfeita depois do ocorrido...!

" NEM TODAS AS VERDADES SÃO PARA TODOS OS OUVIDOS.". - Umberto Eco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário