O CARMA ( KARMA ).
( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
O carma, expressão vulgarizada entre os hindus, que em sânscrito quer dizer ação, a rigor, designa ( causa e efeito ), de vez que toda ação ou movimento deriva de causa ou impulsos anteriores. Para nós expressará a conta de cada um, englobando os créditos e os débitos que, em particular, nos digam respeito. Por isso mesmo, há conta dessa natureza, não apenas catalogando e definindo individualidades, mas também povos e raças, estados e instituições.
Para melhor entender o " carma " ou ( conta do destino criada por nós mesmos ), convém lembrar que o governo da vida possui igualmente o seu sistema de contabilidade, a se lhe expressar no mecanismo de justiça inalienável. Se no circulo das atividades terrenas qualquer organização precisa estabelecer um regime de contas para basear as tarefas que lhe falem à responsabilidade, a " casa de Deus ", que é todo o universo, não viveria igualmente sem ordem.
A administração divina, por isso mesmo, dispõe de sábios departamentos para relacionar, conservar, comandar e engrandecer a vida cósmica, tudo pautando sob a magnanimidade do mais amplo amor e da mais criteriosa justiça. Nas sublimadas regiões celestes de cada orbe entregue à inteligência e à razão, ao trabalho e ao progresso dos filhos de Deus, fulguram os gênios angélicos, encarregados do rendimento e da beleza, do aprimoramento e da ascensão da obra excelsa, com ministérios apropriados à concessão de empréstimos e moratórias créditos especiais e recursos extraordinários a todos os espíritos encarnados ou desencarnados, que os mereçam, em função dos serviços referentes ao bem eterno e, nas regiões atormentadas como esta, varridas por ciclones de dor regenerativa, temos os poderes competentes para promover a cobrança e a fiscalização, o reajustamento e a recuperação de quantos se fazem devedores complicados ante a divina Justiça, poderes que têm a função de purificar os caminhos evolutivos e circunscrever as manifestações do mal.
As religiões na terra, por esse motivo, procederam acertadamente, localizando o céu nas esferas superiores e situando o inferno nas zonas inferiores, porquanto, nas primeiras, encontramos a crescente glorificação do universo e, nas segundas, a purgação e a regeneração indispensáveis à vida, para que a vida se acrisole e se eleve a ação e reação.
Quando falamos de carma, não estamos falando de fé, nem de destino, predestinação ou coisas o gênero, mas sim de como experimentamos as coisas e como nossas atitudes afetam as nossas experiências de vida. A palavra carma é usada de maneira bastante genérica para nos referirmos a tudo o que envolve causas e efeitos comportamentais, ou seja, a relação de causa e efeito que deriva de nosso comportamento e atitudes. " Carma " pode estar se referindo de maneira genérica a toda a questão de causa e efeito comportamental, ou a um aspecto bem específico desse processo. Portanto, se quisermos entender o mecanismo do carma, temos que olhá-lo com um pouco mais de precisão, em detalhes.
A gente tem nosso carma, mas isso não quer dizer que nós não possamos tomar decisões, pelo contrário, vai depender de nós, optar entre estarmos felizes ou tristes, e evitarmos pensamentos e atitudes negativas.
Existem muitos detalhes nesse carma, é muito difícil generalizar com princípios, porque isso é afetado por tudo mais que está acontecendo ao nosso redor.
O que acontece conosco agora não pode ser generalizado com princípios genéricos, porque é afetado por tudo mais que está acontecendo. Pense: Se tiver um acidente na estrada, o que o ocasionou? Foi o carma que colocou todo mundo na estrada, as condições de tráfego, o clima e as condições da estrada. Muitas coisas acarretaram essa situação particular de ter o acidente acontecendo agora.
Algumas pessoas se referem ao carma, como uma provação, que temos que passar, como um castigo por algo que fizemos.
A explicação budista de carma não tem nada a ver com culpa. Culpa tem a ver com pensarmos em termos de um " eu " sólido como uma entidade separada e " o que eu fiz " como outra entidade, como duas bolas de " ping-pong ", ou algo assim. E então acreditamos que aquela entidade " eu " é muito má e aquela entidade " o que eu fiz " foi muito mal.
Portanto, existem várias explicações e teorias sobre o carma, e pelo que pudemos analisar aqui, " algo predestinado " a cumprir nos rodeia, mas há interferências de outras coisa como, o clima, um carro com problema, uma nova expectativa de vida, logo, nós podemos influenciar no nosso carma, diminuindo nossa conta. Como? Fazendo coisas boas e praticando o bem, só assim iremos " zerar " nossos " bônus negativos " que temos á quitar...!
" QUALQUER ESPÉCIE DE PALAVRA QUE VOCÊ DISSER, A MESMA VOCÊ OUVIRÁ.". - Provérbio Grego.
" MAIS UM GOLE DESSA NOSTALGIA, POR FAVOR. PRECISO DESFAZER O EFEITO DO KARMA GUERRILHANDO COM MEUS PRÓPRIOS EGOS.". - Julia Caliman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário