ULTRAJE A RIGOR ( e Santa Catarina... ).
( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
O grupo Ultraje a Rigor começou como uma banda de cover's , principalmente de Beatles, punk rock e new wave. A primeira formação, composta por Roger, Leôspa, Sílvio e Edgard Scandurra, começou fazendo pequenos shows em bares.
Em 1982, decidiram que o nome da banda seria Ultraje a Rigor, um trocadilho com a expressão " traje a rigor ". Roger, inicialmente, havia pensado em batizar a banda apenas como " Ultraje ", mas Edgard, quando perguntado a respeito do nome, ouviu errado e perguntou: " Hã? Como é? Que traje, o traje a rigor? ". O trocadilho fez sucesso e o nome Ultraje a Rigor foi adotado.
Em pouco tempo, Silvio deixou a banda e foi substituído por Maurício Defendi. Em Abril de 1983, a nova formação participa do primeiro show da banda apenas com composições próprias. Após alguns shows, a banda assina um contrato de gravação com o produtor Pena Schmidt, que fazia parte da WEA e trabalhou também com artistas como o Ira! ( do qual Edgard fazia parte ) e os Titãs. O Ultraje então grava seu primeiro single, Inútil/Mim Quer Tocar, que, por problemas com a censura, não foi liberado até Outubro daquele ano.
Um " aparte " para uma curiosidade que nem todos sabem ou nem todos lembram:
De certa feita ( como dizem lá no " Velho Oeste " ) Roger, o integrante vocalista da banda Ultraje, veio juntamente com a banda para apresentar um show em Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Chapecó no Meio Oeste Catarinense, lá ( ou aqui ), onde a mãe de uma menina menor de idade o acusou de tê-la estuprado, e isso só para tentar " ganhar um dinheirinho fácil " o acusando de estupro, e poderia ela estar tirando alguns milhões dele, logo ele tão injustiçado, inocente e indignado resolveu compor uma música como resposta ao ocorrido onde ele figurava inocente enquanto prometia para ele mesmo nunca mais colocar os pés em nosso estado.
Pois é, tantos shows e tanto estado nesse Brasil e o triste episódio vai acontecer logo aqui. Tal música falava ( ou fala ) assim...
" Crescendo II ( A missão ),
Não se preocupe em crescer
De qualquer jeito você vai crescer
E não se preocupe em permanecer
jovem, você vai crescer
Sem perceber, mas não vá se esquecer
De tudo aquilo que você
Queria ser
( Santa Inocência! )
Jovem, não vá se esquecer dos seus ideais
E não vá ser tudo aquilo que você criticava
E tudo aquilo que você odiava
( Santa inocência! )
Todo jovem quer mudar o mundo
Vai fundo e se acha tão profundo
E num segundo cresce e envelhece
E se esquece...
E não consegue nem mudar esse país
E não consegue ser o que ele sempre quis
E se troca por dinheiro feito uma meretriz
E não consegue nem ser feliz
( Santa inocência! )
Enquanto você é criança
Ainda é uma esperança
Em que os românticos como eu podem acreditar
( Santa inocência, santa inocência! )
Só você pode nos tirar desse círculo viciado
Quando você crescer ( Se você não tiver mudado... )
( Santa inocência! )
Você vai acabar crescendo e amadurecendo
E é bom amadurecer, mas tome muito cuidado
Pra não se misturar com aqueles que já estão
Apodrecendo
Uma criança é o que você é
Que pode vir a ser o que você quiser
Dependemos de você
E quando você crescer
Nunca perca a sua essência de criança
Nunca esqueça a inocência de criança
( Santa inocência! )
Mesmo quando os inocentes
Justamente por serem diferentes
Estão sujeitos a todo tipo de injustiça
Como eu que fui acusado, por uma vigarista,
De ser corruptor de menores em Chapecó
E a mãe dessa menor, vejam só
Me pediu um automóvel pra retirar a acusação
E como sou inocente eu disse não
Porque também não sou corruptor de maiores
Aliás como corruptor seria dos piores
( Santa inocência! )
Uma coisa tão corriqueira como um suborno
Transformou-se há pouco tempo num transtorno
Por eu não querer fazer a coisa errada
E não saber ficar de boca calada
Vendo meus direitos serem usurpados
Agora vivo entre advogados
( Santa inocência! )
E como dói perder a inocência
E o pouco que me sobrava da adolescência
Eu sim fui estuprado sem vaselina
Pela mãe de uma menina em Sta. Catarina
(Santa inocência!)
Você também vai crescer mas não fique preocupado
Eu estou crescendo mas estou sempre ligado
( Santa inocência, santa inocência...! ).".
No mais, suas músicas sempre são sucesso e polêmicas, em 1989, mais maduros e um pouco cansados pelas constantes turnês, os integrantes gravam o terceiro disco, Crescendo.
O álbum vendeu bem, mas os meios de comunicação social começam a perder o interesse no Ultraje após Quatro anos de sucesso. Mesmo assim, o grupo ainda provocou polêmica, ao fazer uma provocação ao anúncio do fim da censura oficial, com a canção " Filha da Puta ". A canção foi censurada extra-oficialmente em muitas estações de rádio e programas de tevê, o que dificultou a promoção do álbum.
Outras canções picantes com temas como " O Chiclete " e " Volta Comigo ", uma música que trata de adultério, tiveram suas execuções comprometidas.
Em 1990, o Ultraje voltou às suas raízes lançando o " Por Quê Ultraje a Rigor? ", um álbum de cover's que faziam parte do seu repertório do início da carreira, além de Mauro Bundinha, uma canção inédita da mesma fase. Mauricio, após ter se casado com uma americana, mudou-se para Miami.
O primeiro LP da banda, Nós Vamos Invadir Sua Praia, lançado alguns meses mais tarde, fez grande sucesso. Foi o primeiro LP de rock no Brasil a ganhar Disco de Ouro e Disco de Platina. A maior parte das músicas teve grande sucesso, e a banda quebrou recordes de público em diferentes locais em todo o país, como o Canecão, no Rio de Janeiro.
No início de 1986, o Ultraje grava um LP chamado Liberdade Para Marylou, com uma versão remixada de Nós Vamos Invadir Sua Praia, a canção inédita Hino dos Cafajestes e uma versão de Marylou em ritmo de carnaval, que foi bastante tocada nos bailes de carnaval da época.
Em 1987, durante as gravações do novo LP, Sexo!, Carlinhos ( com a possibilidade de uma mudança para Los Angeles para formar sua própria banda ) deixou a banda e Sérgio Serra o substituiu. O segundo álbum foi tão bem sucedido quanto o primeiro, com a canção Eu Gosto de Mulher atingindo um máximo de #96 no Hot100Brasil.
Bateu saudade do Ultraje a Rigor, bem como de outras bandas sucesso da época e queira ou não se tornaram imortais, Biquini Cavadão, Legião Urbana, Engenheiros do Haway,Titãs e o próprio Ultraje, entre dezenas de outras, saudade de suas discografias e suas letras sempre polêmicas e retratando sempre a realidade do nosso país de forma ímpar, tempo bom que não volta mais, minha juventude foi também embalada por eles.
Hoje tentamos matar esta saudade através do YouTube e seu arquivo imortal, ou vendo eles e ouvindo seus acordes no programa do felicíssimo Danilo Gentili no SBT, estes que inteligentemente os acolheram.
Bandas como essas sim, tocavam músicas de verdade e que nos fazia " viajar ", e que hoje ainda nos fazem voltar no tempo lembrando dos momentos inesquecíveis de nossa juventude, de quando nós éramos felizes e não sabíamos... saudade...!
" OS HOMENS PASSAM, MAS AS MÚSICAS FICAM...".
Agora, relembre Crescendo II ( A missão ),
https://www.youtube.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário