sábado, 28 de julho de 2018

AQUI É ASSIM, ENQUANTO A CAPIVARA CAGA TUDO, O JAVALI PAGA O PATO...!.

Tribuna do Javel®.

AQUI É ASSIM, ENQUANTO A CAPIVARA CAGA TUDO, O JAVALI PAGA O PATO...!.

( P.V / A.S / 435-2016 ),
Observamos através de um veículo de comunicação aqui da cidade a manchete de uma reportagem que nos chamou a atenção ( a manchete... ), quanto à reportagem, nem lemos ela, até porque, quando a gente está cansado de " bater na mesma tecla " ( só eu escrevi 10 textos sobre capivaras... ) é muito mais cômodo e fácil tecer comentários baseado em meras suposições...
" A Polícia Ambiental realizou uma palestra destinada aos associados sobre a caça de javalis e porcos asselvajados. Desde 2010, o abate destes animais é autorizado em Santa Catarina para controlar a proliferação ".
Mas, ao nosso ver, ou, ao nosso ignorante ponto de vista, o problema aqui não se trata dos javalis, pelo contrário, aqui se duvidar ele está em extinção... logo, seria um caso para eles reverem e quem sabe fazerem uma palestra sobre as capivaras, que além de trazerem doenças, roem, destroem, causam uma erosão tremenda nas beiras dos rios, acabam com vegetação ribeirinha e hortas, essas que são praticamente impossível cultivar por aqui.
Eles teriam que fazer reuniões sim, mas, para chegar em um consenso sobre o caso do " boom das capivaras ", pois a proliferação da espécie em nossa cidade simplesmente fugiu do controle e elas estão invadindo a cidade como um todo, estão por todas as partes, nos jardins públicos, comendo as flores dos trevos, atrapalhando o trânsito nas vias, entrando dentro de casas, e causando acidentes inclusive, até por que sejamos coerentes, aqui não é o habitat natural delas, e elas podem sim causar acidentes de trânsito, como já ocorreram diversos por aqui ( nem vamos recordar... ).
Ou seja, nem lemos a reportagem, mas tomamos a liberdade de falar ( mais uma vez, só neste ano deve ser a décima vez... ) sobre o assunto para ver se aproveitam o embalo da " boa vontade " e mudam o foco para o real problema que a nossa cidade enfrenta, e que tende a piorar mais a cada dia, aliás, há de todos concordarem que as capivaras continuam desfilando sossegadas, cagando e andando por aí e ninguém faz " merda " nenhuma, e agora, o coitado do javali " paga o pato ".
Alguma providência temos que tomar à respeito das capivaras senhores, pois se continuar assim, em breve, e muito em breve, teremos problemas maiores e bem mais graves relacionados à elas, e não aos javalis...
Então, que os órgãos responsáveis façam um projeto igual a esse aí, dos javalis, só que focado nelas, nas capivaras, aí sim e quem sabe vai se solucionar o problema ( problema este que é o mais grave que enfrentamos até hoje em nossa cidade e que ninguém faz absolutamente nada... ). Ah, lembramos a estes que, as capivaras continuam sem predador, e devido à rapidez na reprodução, a cada dia elas estão em maior quantidade, afrontando uma grande parte da população.
" Dentre as inúmeras dúvidas sanadas, foi apresentado que a prática poderá ser realizada através da utilização de cevas, armas de fogo, utilização de cães, dentre outras formas ".
... que no caso das capivaras poderiam ser feitas da mesma forma...
Enfim, está aí, lançado o desafio, com certeza ( esse sim... ) um bom argumento para eles pensarem num propósito de acabar de uma vez por todas com essa vergonha que são os problemas que as capivaras vem causando para toda a cidade, e que não é de hoje, viu...
Ah, soubemos que os jardins públicos de Curitiba/PR também estão tomados pelas capivaras, logo lá, por se tratar de uma cidade de gente inteligente, elas são até ( ou no mínimo... ) vacinadas, à fim de não trazerem doenças para a população.
Muda o foco senhores, larguem do papel e do " bla bla bla ", calcem logo suas botas, vistam seus coletes e seus chapéus, empunhem suas armas, e fogo...!!! Só cuidando para não errar o alvo...!.
" CHEGA DE TANTA NOVENA, TERÇO E ORAÇÃO, NÓS QUEREMOS VER VOCÊS EM AÇÃO...!.". - Raul Seixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário