domingo, 15 de julho de 2018

TENTANDO ENTENDER...!

TENTANDO ENTENDER...!

( narrando um sonho ),
Noite passada, para amanhecer hoje, sonhei com minha mãe e a conversa simplesmente fugiu do trivial, vou tentar transcrever conforme registrei no gravador do meu celular e da forma que eu entendi, se é que eu entendi... adiante!
Entendo o que você sente, você que mora numa mansão de milhões de reais com piscina, ofurô, sauna, academia, quadra de esportes e etc., e entendo também o que você sente quando é obrigado a passar ou entrar naquele barraquinho, naquela casa simples.
Entendo o que você sente quando sai daquele restaurante caríssimo, que você gastou bastante lá, e entendo também o que você sente e como você age quando logo na saída alguém te pede um trocado para comer uma coxinha.
Entendo o que você sente por ser formado, pós graduado e doutorado, e entendo também como você se sente na hora de ter que cumprimentar o porteiro, ou conversar com alguém que não seja tão " inteligente " quanto você.
Entendo o que você sente quando usa roupas, sapatos e adornos caríssimos e de marca, e entendo também como você se sente ao passar por pessoas na rua, no trabalho ou no dia a dia, vestidas humildemente, e ainda por cima ter que cumprimentá-las.
Entendo o que é ganhar um salário de 15, 30 ou 300 mil reais, e entendo também como é ter que frequentar o mesmo super mercado ou farmácia e encontrar lá pessoas que ganham um salário mínimo e que ainda têm que sustentar 5, 6 ou 10 pessoas.
Entendo que você tem um ótimo cargo, um excelente trabalho, uma excelente posição e até que ganhe muito, e entendo também o que é ter que conviver com pessoas que tem um cargo pequeninho e que ganham bem pouquinho.
Entendo sua busca desenfreada por status, mansões, apartamentos, carros importados, motos potentes e iates e até que queira trocar tudo isso todos os anos, e entendo também o quão difícil deve ser para você ter que encontrar pela frente alguns que tudo que sonham ou almejam é simplesmente o necessário.
Eu entendo sua sede de estar querendo sempre viajar pelo mundo, aliás, por todos os lugares do mundo, passeando por lá e conhecendo todos eles, e entendo também que alguns queriam ter apenas um lugar para parar e poder morar.
Entendo que você coloca silicone, faz plásticas, botox e mexe em todo corpo para satisfazer o seu ego, e entendo também que alguns apenas queriam ouvir, ver, andar, ou fazer uma cirurgia de urgência por causa de um grave problema de saúde, para salvar sua própria vida ou de um dos seus.
Entendo o que é se tratar em hospitais com os melhores médicos e ter acesso rápido e fácil a todos os medicamentos necessários, e entendo também que através do nosso sistema de saúde muitos demoram uma eternidade para serem atendidos e ainda não têm os remédios disponíveis, ou que atendem estes por obrigação, se é que eles conseguirão ser atendidos á tempo.
Entendo aquela vontade que você tem de ter ( e tem ) um celular de 3 ou 5 mil reais, e entendo também aquela sua vontade de cuspir na calçada quando passa por um orelhão e vê uma pessoa humilde com roupas de operário e conversando alto.
Entendo como é gastar milhares de reais com seu animalzinho de estimação, com banho, tosa e hotel, e entendo também que tem muita gente por aí passando fome e que adoraria ser ( ou estar no lugar do ) seu animalzinho de estimação.
Entendo como é caro a escola, a faculdade e os cursinhos dos seus filhos, e entendo também que tem gente que apenas ou tudo que queria na vida era uma oportunidade para estudar nem que fosse debaixo de uma árvore ( assim nasceu a Universidade Mackenzie, voltarei ao assunto... ).
Entendo que você come caviar, bebe do melhor e mais caro dos vinhos, entre outras coisas caras, e que sempre tem a mesa farta, e entendo também que quando sai na rua e vê alguns pedindo apenas um pedaço de pão, você finge que não vê.
Entendo que você é um daqueles que vê os políticos soltos por aí e roubando milhões, e entendo também o porque você aplicou todo o rigores da lei nos ladrõezinhos de galinha, que estão lá, presos.
Entendo que você e mais uns aí dominam o mundo por causa do poder, e entendo também que enquanto isso os outros que produzem e trabalham, passam por absolutamente todos os tipos de necessidades.
Entendo que você tem privilégios perante a lei por ter milhões em suas dezenas de contas bancárias, e entendo também que os mais pobres, e em muitos casos sequer têm a oportunidade de se defender.
Entendo que você tenha muito dinheiro e que só por isso olha os outros da cabeça aos pés e com desprezo, e entendo também que esses outros com muita humildade te sorriem e alguns ainda possuem a inocência de te admirar.
Entendo que você me entende, por existirem tantas desigualdades nesse mundo onde uns esbanjam tudo, inclusive dinheiro, e entendo também que outros, os da maioria padecem por falta dele.
A única coisa que eu não consigo entender mesmo é o por que existe tanta desigualdade social ( e que o meu país é o campeão mundial delas ), não entendo tanto egoísmo por parte das pessoas. Será que um gesto, uma ajuda, um afago ou um sorriso iria deixá-los menos ricos?
Por que será que um gesto de bondade teima em não sair dos corações duros e frios, maldosos e muquiranas, para ajudar a quem realmente precisa?
Seria formidável, e acima de tudo justo que, quem tem mais " compartilhasse " pelo menos um pouco do muito que têm, ajudando aos ( muitos ) mais necessitados. Só a estes e não falaríamos mais nisso.
O mundo seria tão mais justo, menos imundo e muito melhor de se viver, perfeito eu diria, quase um paraíso, se houvesse mais humildade, ilustradas por mais gestos de bondade para com o próximo...!
" Não temos nas nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo temos as nossas mãos.". - Friedrich Schiller.
" Quando a sua ajuda aos semelhantes é fruto de motivação e preocupação sinceras, isso lhe traz sorte, amigos, alegrias e sucesso. Se você desrespeita os direitos dos outros e descuida-se do bem-estar alheio, acabará imensamente solitário.". - Dalai lama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário