sexta-feira, 20 de julho de 2018

UM OLHO NA LAVA JATO E O OUTRO NOS GATOS...!


UM OLHO NA LAVA JATO E O OUTRO NOS GATOS...!


( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),

A Polícia Federal ( PF ) indiciou oito pessoas no inquérito da 14ª Fase da Operação Lava Jato envolvendo a empreiteira Odebrecht. O relatório foi protocolado na Justiça Federal por volta das 14h45 desta Segunda-feira ( 20 ).

Os crimes citados são fraude em licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, crime contra a ordem econômica e organização criminosa.

Foram indiciados:

- Marcelo Bahia Odebrecht, presidente da holding Odebrecht S.A.
- Rogério Santos de Araújo, diretor da Odebrecht
- Alexandrino de Salles Ramos de Alencar, diretor da Odebrecht
- Márcio Farias da Silva, diretor da Odebrecht
- César Ramos Rocha, diretor da Odebrecht
- Celso Araripe de Oliveira, funcionário da Petrobras
- Eduardo de Oliveira Freitas Filho, sócio-gerente da empresa Freitas Filho Construções Limitada
- João Antônio Bernardi Filho, ex-funcionário da Odebrecht.

Agora, o Ministério Público Federal ( MPF ) vai analisar o indiciamento da PF para oferecer ou não uma denúncia envolvendo as empreiteiras à Justiça Federal. Se houver denúncia e o juiz federal Sérgio Moro aceitá-la, os denunciados passarão a ser réus.

Nesta Segunda, três executivos afastados da Camargo Corrêa foram condenados por lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa. São eles: Dalton Avancini, Eduardo Leite e João Ricardo Auler. Foi a primeira sentença contra dirigentes de empreiteiras na Lava Jato.

A 14ª fase da Lava Jato foi deflagrada no dia 19 de Junho e cumpriu 59 mandados judiciais envolvendo, além da Odebrecht, a construtora Andrade Gutierrez, no Domingo ( 19 ), nove pessoas foram indiciadas pela PF no inquérito relacionado à empreiteira. Entre elas, está o presidente da empreiteira, Otávio Marques de Azevedo.

Segundo o MPF, as empresas tinham esquema " sofisticado " de corrupção ligado à Petrobras, com depósitos no exterior.

O delegado da PF Igor Romário de Paula já tinha afirmado, à época da deflagração desta etapa da operação, que havia indícios bem concretos, com documentos, de que os presidentes das empresas tinham " domínio completo " de atos que levaram à formação de cartel e fraude em licitações, além de pagamento de propinas.

“ Foi dada a oportunidade para que cada um expusesse a sua versão, mas é um direito constitucional permanecer em silêncio para evitar a autoincriminação ”, disse o delegado.

Por que lava jato?

Operação Lava Jato é o nome de uma investigação realizada pela Polícia Federal do Brasil, cuja deflagração da fase ostensiva foi iniciada em 17 de Março de 2014, com o cumprimento de mais de uma centena de mandados de busca e apreensão, prisões temporária, preventivas e conduções coercitivas, tendo como objetivo apurar um esquema de lavagem de dinheiro suspeito de movimentar mais de dez bilhões de reais. É considerado pela Polícia Federal, como a maior investigação de corrupção da história do País.

A operação recebeu esse nome devido ao uso de uma rede de lavanderias e postos de combustíveis pela quadrilha para movimentar os valores de origem ilícita, supostamente, desde 1997. A denuncia inicial partiu do empresário Hermes Magnus, em 2008, quando o grupo de acusados tentou lavar dinheiro na sua empresa Dunel Indústria e Comércio, fabricante de máquinas e equipamentos para certificação. A partir da denúncia inicial, foram empreendidas diligências investigativas que culminaram com a identificação de quatro grandes grupos criminosos, chefiados por Carlos Habib Chater, Alberto Youssef, Nelma Mitsue Penasso Kodama e Raul Henrique Srour.

Bem, lamentável mesmo e porque não dizer uma vergonha isso, quanto mais ouvimos falar da dita " lava jato " parece que menos resultados vemos, e olha que provas é o que não faltam, documentadas inclusive e tudo mais a respeito de como foram executadas tais ações, e nada fazem ( ou nenhum resultado vemos ), e só tememos no final ainda vermos tudo acabando em pizza, ou em nada mesmo, aliás, aqui no Brasil a justiça apesar de " bem intencionada " é falha, e privilegia quem tem ( o nosso ) dinheiro, sem contar os subornos de toda sorte e tudo mais, lamentável conclusão mas é um verdadeiro " lixo " tudo isso que vemos e que somos obrigados a " engolir a seco ".

Aqui no Brasil quem fica preso mesmo e de verdade, que anoitece na rua e amanhece na cadeia e de lá se duvidar só sai bem velhinho são mesmo os ditos " ladrões de galinha " que roubam pão e um pote de margarina para matar a fome de seus filhos, já quem rouba milhões, eles não julgam e nem punem como deveriam, ou seja, esperar para ver, mas eu ainda acho ( mas por enquanto só acho mesmo... ) que aqui o dinheiro compra a dignidade.

Enfim, esperar para ver, mas como já estamos acostumados com a maldita impunidade há quem preveja que isso tudo vai terminar em nada, esperamos todos que os " videntes " ( dos quais eu mesmo me incluo ) estejam errados, até para que nossa concepção mude, para que o Brasil mude e deixe de insistir em continuar sendo esse " paísinho " hipócrita...!

" DEMOCRACIA SE FORTALECE QUANDO O PODER JUDICIÁRIO FOR ÁGIL E EFICAZ NOS JULGAMENTOS. SEQUESTRO IMEDIATO DE BENS DE CORRUPTOS E CORRUPTORES, INCLUINDO DE SEUS ASCENDENTES E DESCENDENTES. É O MÍNIMO QUE O BOM SENSO SUGERE.". - Jwanka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário