terça-feira, 24 de julho de 2018

PERAÊ JOVEM, NÃO CONFUNDA POBREZA COM FALTA DE BOM SENSO...!

PERAÊ JOVEM, NÃO CONFUNDA POBREZA COM FALTA DE BOM SENSO...!

( ponto de vista ),
Eu era jovem e irresponsável e sempre ouvia algumas " tiradinhas " ( era assim que eu definia seus " pitos " ) de meu pai, e dentre elas estão algumas que resolvi relembrar aqui em baixo ( estou sem pauta na tribuna ), alguns exemplos, até porque cresci e hoje sinto na pele através dos meus o que ele de certo sentia quando eu não ouvia os seus " pitos ", pense numa gente " gastadeira "...
PNEUS - Quem nunca deu uma cantadinha de pneu? Eu mesmo dei todas que tinha direito, e eu estava errado e só aprendi isso quando tive que comprar o meu próprio carro com meu próprio dinheiro, desconheço o " grito " do pneu do meu carro e não pretendo conhecer.
COMBUSTÍVEL E DEMAIS PEÇAS AUTOMOTIVAS - Você pode pisar fundo playboy, afinal o carro é seu, mas vai gastar bem mais e na hora de frear logo ali no semáforo a menos de 100 metros vai gastar pastilhas de freio por exemplo e entre outros. Eu aprendi que que " fazer fita " é totalmente desnecessário, até porque quem " dá " por causa do carro nem de " puta " pode ser chamada para não desmerecer a classe.
DINHEIRO - Sempre ganhei bem, porque eu deveria economizar? Eu estava errado, eu deveria ter economizado mais ao invés de rasgar dinheiro como eu fazia nas antigas. Mas só aprendi isso quando levantei da cama e me deparei com a seguinte frase na parede em um pequeno papelzinho preso com uma " taxinha ", dizia assim: " Você adquire riquezas pelo que você economiza e não pelo que ganha, comece hoje, comece agora...". Comecei, em 1996.
LUZ - Coisa chata essa de sair de um compartimento da casa e entrar em outro apagando as luzes a cada vez, mas é necessário e só aprendi isso porque hoje sou eu que ando " no rastro " da minha galera apagando as luzes que eles deixam acesas. Luz que se apaga, não se paga.
ÁGUA - Banho de meia hora, como era bom, mas como eu estava equivocado outra vez, claro, geralmente tomamos dois banhos ao dia e as vezes sequer suamos, bah, aprendi que dez minutos é mais que o suficiente.
SHAMPOO - Abusei deles, e olha que nem cabelo eu tenho, pelo menos não que se possa considerar cabelos, e eu me distraia e me esbaldava ( muitas vezes sem querer até mas abusava ). Elas então com a desculpa dos cabelos longos se esbaldam mais ainda, mas aprendi que o que importa não é a quantidade de shampoo e sim o jeitinho, o balanço e o esforço das mãos que deixam o cabelo limpo, e com dois pingos de shampoo, um em cada lavada.
SABONETE - Que é um sabonete gente, outro artigo barato, mas já parou para pensar quantos gastamos em um mês em uma casa onde moram meia dúzia de pessoas? Ou seja, um sabonete pode durar 10 ou 15 banhos ou 3 ou 4. Aprendi que se você deixar ele na saboneteira do banheiro que estará sempre cheia de água ele vai derreter e arrisca você não tomar 2 banhos com ele. Também não é o sabonete que lava, é o jeitinho. Ah, sou a favor de unir todos os restos de sabonete e fazer um só, quando meu pai fazia eu ria da cara dele e o chamava de pobre. O pobre era eu.
CREME DENTAL - Com uma bisnaga você pode escovar e muito bem os seus dentes as 6 vezes por dia que são recomendadas. Mas, essa mesma bisnaga você pode usar 3 dias ou 15, vai da quantidade de pasta que você coloca na escova, aprendi também que não é a pasta que limpa, é o esforço e a ginga aliadas ao capricho e ao bom senso.
FIO DENTAL - Não é necessário usar 1 dos 100 metros do tubinho cada vez que for fazer uso ( três vezes ao dia ), um palmo já é o suficiente, e aprendi que a diferença você também só vai notar lá mesmo, no final das contas.
ENXAGUANTE BUCAL - Quem não gosta, além de refrescar é uma delícia, tem uns que dá vontade até de beber, mas, aprendi que ao invés da medida de " uma tampa ", se fizermos um " fifty-fifty " com água, o efeito é absolutamente o mesmo.
BARBEADOR - Uma usada só e lixo, nem porque eu ganhava bem, mas porque era o meu pai que pagava. Aprendi que se eu cuidar dele, do meu barbeador, com um só deles ( e dos mais baratos ) eu consigo fazer mais ou menos de 10 a 12 barbas, levando em consideração que faço apenas uma vez por semana ( por não ter chefe chato... ), veja bem, 12 usadas ( barbas ) x 7 dias ( uma semana ), o bolso agradece e quando jogo no lixo o faço com dó, porque ainda daria mais um corte.
ESPUMA DE BARBEAR - Meu pai odiava, dizia ele desnecessária, capaz, tá louco, o velho pirou de uma vez, aquilo é necessário de fato. Não é, aprendi a fazer espuma de sabonete na esponja e o efeito é exatamente o mesmo, sem tirar nem por, se duvidar até mais fácil e prático, ah, e econômico também, quase R$30,00 em uma espuma de barbear? Tô fora e há anos já.
PAPEL HIGIÊNICO - Tem pra mim pelo menos duas principais finalidades, uma é limpar a bunda e a outra suar o nariz ( lencinhos umedecidos pra mim é coisa de baitola ). Aprendi também e há tempos já não desenrolar o papel do rolo e enrolar na mão, são pequenos pedaços que bem dobradinhos e melhor aplicados que vão fazer a diferença e sem desperdício, ah, tanto na bunda quanto no nariz.
SACOLAS PLÁSTICAS - Podem ser usadas no lugar de sacos de lixo que custam os olhos da cara, em casa se faz necessário usar no mínimo duas por dia, no trabalho já podemos reduzir isso consideravelmente uma vez que o lixo de lá é seco, uma ou duas por semana já está de bom tamanho. Aprendi que se trocarmos todos os dias a nossa demanda de supermercado não vai suprir a nossa necessidade de sacolinhas, pelo menos não fielmente.
Enfim, são dezenas ou centenas de pequenas coisas que se somadas fazem uma diferença enorme, e não é difícil, basta usar o bom senso e pegar por costume, eu mesmo posso garantir que flui e que compensa.
Ah, e não escrevi esse texto para demostrar minha " pobreza " ou minha " pão durisse ", pelo contrário, escrevi com a intenção de te fazer repensar certos valores que na correria do dia a dia acabam passando despercebidos por você, mas que ao final de um mês com certeza podem fazer uma boa diferença, essa que você gasta com o que quiser, com o que bem entender ou como melhor lhe convir sem ter " pecado em nada " no que diz respeito aos pequenos detalhes.
Pense nisso. Se servir guarde, se achou " careta " amassa e toca no lixo, só antes de tocar essas dicas na lixeira, vê se não interessa guardar o " amassado " para fazer uma anotação daqui a pouco, quando a caneta e o telefone estiver ao seu lado mas o papel não.
Em resumo, eu aprendi!
Nunca economize comidas por exemplo e tampouco passe necessidade de nada nessa vida, mas se puder economizar o faça até com o necessário ou com as pequenas coisas, é só assim que o supérfluo poderá sair " de brinde "...!
" VOCÊ ADQUIRE RIQUEZAS PELO QUE VOCÊ ECONOMIZA, NÃO PELO QUE GANHA. COMECE HOJE, COMECE AGORA...!.".
( O velho era foda! )

Nenhum comentário:

Postar um comentário