domingo, 22 de julho de 2018

EUTANÁSIA. VOCÊ DESLIGARIA OU NÃO?

EUTANÁSIA. VOCÊ DESLIGARIA OU NÃO?

( ponto de vista / assunto sugerido )
Imaginem alguém que passa a ser absolutamente incapaz de se locomover, sorrir, falar, chorar, alimentar-se, fazer as suas necessidades fisiológicas por conta própria, é mantido com a ajuda de aparelhos e não tem nenhuma expectativa ( por parte dos médicos, logo, humanos...) de que melhore, reabilite-se ou cure-se... de hora em diante apenas " vegetar "...!
Será que nós deveríamos interferir nesse processo? Aceitarmos ou não essa condição, praticando a eutanásia, até que ponto alguém pode ou deve decidir o seu destino, se, mantém vivo ou, se abrevia a vida praticando a eutanásia...!
Claro, se for com a gente ou comigo, na nossa opinião ou na minha seria muito mais fácil nós optarmos, ou eu... no meu caso em particular e analisando agora, em sã consciência, eu pediria para DESLIGAR os aparelhos e tirar os tubos que me induzem a " vida ", pois eu vejo essa situação como um sofrimento profundo, vendo que os outros familiares sofrem, choram, se angustiam, morrem por dentro e por fora ao ver alguém que amam ali, naquele estado vegetativo...!
Mas, e se fosse com alguém da minha família? Eu mesmo jamais teria coragem, audácia, ou seria tão " frio ", ou digamos assim, " evoluído espiritualmente " a ponto de pedir para desligar os aparelhos, pois eu acreditaria sempre e até o último instante em um MILAGRE DIVINO, e mesmo que ele não acontecesse, ainda assim, esperaria por uma melhora, qualquer uma que fosse, e imagino jamais conseguir me perdoar se eu cometesse a eutanásia, tentaria até o último suspiro, ter uma chance de ter de volta a pessoa amada, a pessoa que eu amo...!
Por mais doloroso que seja ( tanto para ele quanto para mim ) eu deixaria viva a pessoa, sofrendo junto comigo o meu EGOÍSMO, pois acredito que cada um tem seu momento e a sua hora já marcada no " livrão do homem lá de cima ", ou seja, por mim, não permitiria eu o desencarne sequer um minuto antes...!
É um tanto polêmico e complicado e tem versões contraditórias das pessoas, alguns concordam outros discordam, mas de forma geral, isso depende de muitas coisas, pensamos:
Será que a pessoa " vegetando " e sofrendo, e a família sofrendo de igual forma, ou pior, DESLIGAR ou NÃO DESLIGAR os aparelhos? E ver a pessoa descansar? Será que a pessoa está consciente ou não? Será que vai ficar a culpa, imaginando que a " matamos " voluntariamente e antecipadamente?
Há casos e casos e não devemos generalizar, pois cada caso é um caso e deve ser analisado pela família do paciente, eles vão decidir o que fazer depois de um diagnóstico do médico ( ser humano )...!
Nós somos capazes de decidir por nós mesmos, e jamais por um ente querido, que é amado por nós...!
O que é justo? Sou a favor da vida, mas sofrer não é justo, nem sofrer junto é justo...! Mas...
Confuso né? Será a eutanásia um direito da pessoa a terminar com seu sofrimento e com a degradação do seu corpo?
Enfim a própria palavra eutanásia confunde e envolve ética, jurídica e religião... devemos prolongar a agonia e o sofrimento, ou devemos ter direito a uma morte digna, livre de precisar " vegetar "...?
Sim, acabamos por nos confundir mais ainda em toda essa complexa situação que só aumenta nossas duvidas e incertezas, e a nossa capacidade de decidir em relação a terceiros...!
O próprio termo eutanásia é confuso, defende a morte, mas é apenas a escolha livre e consciente do individuo...!
A dúvida, se a praticarmos viveremos uma eterna dúvida, e pensaremos: Será que se tivéssemos deixado LIGADO os aparelhos na " espera de um milagre", ou, da pessoa morrer naturalmente, não teria ela se recuperado???
Muita responsabilidade, em interferir onde nem deveríamos...!
Na visão espírita as pessoas sofrem por que merecem e precisam do sofrimento para desencarnar e evoluir espiritualmente, portanto será que interromper a vida, mesmo que ela seja " vegetativa " é uma boa opção...?
Fica a pergunta a você e deixo minhas exclamações pessoais e evidentes:
- Para mim: DESLIGA!!!
- Para qualquer um dos meus, uma pena, EU SOU EGOÍSTA!!!
Algumas citações:
> EUTANÁSIA
viver é muito bom
mas quando se nasce
se começa a contar
regressivamente
nossa validade
então porque ter medo
da inevitável morte
quando acredito em ter medo
é de morrer
duas coisas diferentes
viver música divina
morrer lenta e inutilmente
cacofonia insuportável
então assistido por " maestro "
aceitar a morte
que de qualquer forma virá
acredito em encerrar
a melodia da vida
deixando atrás de si
a beleza de uma música
que para sempre
será lembrada...! - Autor desconhecido.
> " O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.". - Fernando Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário