sexta-feira, 20 de julho de 2018

SALVE MEU PAI, O " PRETO VELHO "...!

SALVE MEU PAI, O " PRETO VELHO "...!

( Nossa homenagem à figura exemplar do " preto velho " pela passagem do seu dia. ).
Os pretos velhos, são considerados entidades elevadas que eram anciões negros com conhecimentos sobre magia e manipulação de ervas para cura de males. São excelentes " mandingueiros ", mestres sobre tudo que se refere a natureza, dos quais utilizam benzimentos e trabalhos ( mandingas) para cura de problemas espirituais...!
Há aqueles que os procuram, para tratamentos ou curas, tratamentos estes, caseiros à base de chás, ervas e banhos, para determinados fins, entre eles a inveja, espantar maus olhados, encantar um amor e etc... ) e para espantar os males do espírito e da mente...!
Os pretos velhos estão ligados á cultura afro-brasileira em geral e à Umbanda mais especificamente, esses espíritos e mentores que são negros anciões, ex escravos, conhecedores dos orixás africanos, aprenderam tudo sobre cuidar dos outros naturalmente, de uma maneira simples e correta...!
Zé Pelintra ( meu pai por afinidade... ), formou-se em Direito e é considerado o advogado dos pobres, possui experiencia e é mestre em curas de males espirituais, conhecido por ser extremamente simpático, extrovertido, festeiro e adorado quando baixa em terreiros, com seu samba e capoeira no pé, cigarro, chapéu panamá meio de lado, com terno branco e ginga de malandro, chamando atenção de todos...!
José dos Anjos, nascido no interior de Pernambuco, era um negro forte e ao mesmo tempo frágil, grande jogador de cartas, mulherengo, conhecido como " pinguço " e " briguento ", " briguento " principalmente quando se vê diante de injustiças cometidas contra os mais frágeis e mais humildes...!
Mas, ele é bondoso apesar das brigas que arranja, e ainda com vestes de malandro, a figura Zé Pelintra é mestre em curar, além de muito respeitado...!
Meu SALVE para você " Seu Zé "...!
Outro mestre preto velho é Pai Tomé, desconfiado, ranzinza e quase briguento, mas no fundo de muito bom coração, teve uma triste infância, foi afastado de seus pais que eram escravos, e teve que mendigar desde cedo para sobreviver, ele digamos que foi amaldiçoado desde pequeno quando ouvia vozes, via almas e era atormentado por elas, ele enxergava os dois mundos... viveu no século XIX, no estado do Rio de Janeiro, mais precisamente em Cabo Frio, nasceu filho de escravos...!
Ele sofreu e era perseguido por espíritos e chegou até quase se suicidar não aguentando a pressão do " incomodo " dos espíritos, mas quando colocou o facão no pescoço e ia degolar-se, foi então que São Jorge apareceu para ele e disse: - Patakori! " como ousa afrontar seu
pai?"...!
Tomé caiu por terra e chorou e São Jorge o disse: - Vai ajudar aos que precisam... ele foi então para casa, pegou a rede e foi pescar, vendeu os peixes, comprou uma imagem do Senhor do Bom Fim e uma de Nossa Senhora dos Navegantes, colocou uma placa na sua casa dizendo " orações e benzeduras ", e, no dia seguinte milhares de pessoas esperavam pelo atendimento, e assim ele iniciou e cumpriu a sua missão e viveu até os Setenta anos de idade na terra, fazendo benfeitorias espirituais e realizando seu trabalho com amor...!
Meu SALVE para você " Pai Tomé "...!
Pai João é um símbolo, é o negro velho dos engenhos, é um centenário, com cabelos brancos, olhos mansos, calmo, conta anedotas, adivinhas, lendas, folclore e brincadeiras infantis, divertindo ao mesmo tempo em que nos ensina...!
É uma entidade que nos faz recordar da infância onde a presença do vovô era muito importante, e, perto dele nos sentimos bem e voltamos quase a nos sentirmos crianças novamente, nos sentimos bem, tranquilos e maravilhados por ouvir seus " causos ", ou, suas historias...!
Na sua chegada ao terreiro, ele sem pressa e de bengala na mão, faz o " sinal da cruz " e diz: - Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, seja louvada a Santíssima Virgem Maria, Deus salve essa casa santa, os ausentes e os presentes, salve as almas benditas...!
E assim é ele, cheio de calma e de amor, dentre eles existe inúmeros pretos velhos que nos ajudam se pedirmos com o coração...!
Meu SALVE para você " Pai João "...!
... E para concluir nossa homenagem pela passagem do dia do PRETO VELHO, comemorada aqui no Brasil hoje, dia 21 de Julho, deixamos a seguinte pergunta no ar:
Quem de vocês nunca teve curiosidade ou até mesmo contato com um " preto velho "...?
Meu contato com eles é diário e constante, com os mestres já desencarnados como estes citados acima e acrescentaria, Benjamim Brasil, benzedor conhecido de todos aqui em Caçador, hoje, com certeza " preto velho " lá no céu, Seu Agenor, Dona Miquelina também do Berger, outra grande poderosa, e, o até então atuante Seu Baiano, da Linha Seminário, sempre detentor de um afago, um consolo, uma palavra amiga ou uma erva para aliviar qualquer tipo de dor ou sofrimento, sejam elas físicas ou espirituais...!
Meu SALVE a vocês, Pai Benjamim, Pai Agenor, Mãe Miquelina e Pai Baiano, entre tantos outros " pais " e " mães " que passaram por aqui e não pude citá-los...!
Recebam este texto como sinal da minha mais profunda admiração e gratidão, pelo legado de bondade exercido por cada um de vocês aqui na terra e daí do céu... mas precisamente a vocês, aqui de Caçador...!
" Para desenvolver um gosto, qualidade e personalidade é imperativo respeitar o passado, aceitar o presente e olhar com entusiasmo para o futuro...".
Conclui para nós aí, Willian Shakespeare:
" Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia.".
SALVE, MEUS PAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário