terça-feira, 6 de novembro de 2018

O PREÇOS DO COMBUSTÍVEL LÁ E AQUI.


O PREÇOS DO COMBUSTÍVEL LÁ E AQUI.


( ponto de vista / assunto sugerido ),

A Petrobrás nesta quinta dia 06/11/2014, anunciou o aumento do preço nas refinarias de gasolina e diesel. A taxa é de 3% na gasolina e de 5% no diesel. A alta não reflete o impacto do aumento ao consumidor, o valor do combustível nos postos vai depender dos donos dos postos.

Mas os percentuais de reajuste da gasolina para o consumidor final devem ser menores, já que a gasolina vendida nos postos tem mistura de 25% de etanol anidro, mais barato que o combustível fóssil.

Ainda assim, a inflação do país deverá sofrer impacto.

Este é o primeiro aumento dos combustíveis, desde Novembro de 2013, quando a gasolina subiu 4% e o diesel 8%.

O aumento segundo a Petrobrás veio para dar fôlego para ela, que tem um dos maiores planos de investimento do mundo corporativo, com dívida crescente, e a divisão de abastecimento da estatal tem acumulado perdas bilionárias pela defasagem dos preços em relação a importação.

Mas eu não entendo mesmo como que o Brasil vende combustíveis para Argentina, e eles conseguem repassar a gasolina ainda com o preço bem menos que aqui no Brasil e sem mistura de etanol, ou seja, gasolina pura. O que será que tem de errado aqui no Brasil?

A economia " agoniza " a cada novo aumento de combustíveis, o governo vai acabar por desestabilizar o setor com despedimentos em massa nas empresas, que não irão suportar esses aumentos nas suas frotas, bem como quem necessita do carro para trabalhar, e mal ganham para pagar o combustível.

A catástrofe vai ocorrer, está retornando o pesadelo aonde o governo começa a " brincar " com a cara dos contribuintes, e vai desestabilizando a economia, aumentando consequentemente a inflação, afinal, depois do aumento dos combustíveis começa a aumentar todas as outras coisas...

Eles, a Petrobrás e o governo, não estão nem aí com o " bolso dos contribuintes ", ou, se ganham bem ou não para suprir suas necessidades, apenas reajustam.
E as consequências logo após e como sempre, fica retratada pela " corda " que sempre arrebenta do lado mais fraco.
E nós, continuamos daqui apenas observando, eles decidem, eles impõem, e nós apenas aceitamos...

Muito democrática essa situação, se não fosse irônica é claro, esse sistema que " dizem " democracia, onde obedecemos e damos o poder aos governantes para nos representar sem nós sequer poder fazer algo que mude a situação.
Ah, e se podíamos não fizemos, ou não fizeram, e se fizéssemos ( ou fizessem ), vai saber se a " corda " não iria arrebentar do lado de cá outra vez...!

" Dai aos súditos pão e circo, e desse modo poderás garantir mais tempo no poder.". - Nicolau Maquiavel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário