quinta-feira, 11 de abril de 2019

A FÁBRICA DE SONHOS.


A FÁBRICA DE SONHOS.


( ponto de vista / assunto sugerido ),

Hoje assistindo ao Domingo Legal vi uma reportagem de como é construído um mito lá em Maranello na Itália, a Ferrari, e fiquei estonteado com tanta perfeição, desde o local onde são fabricadas as peças até sua linha de montagem e acabamentos ou testes, vimos seu nascimento inclusive, e que o me deixou boquiaberto mesmo não sendo novidade nenhuma para mim é que além da Ferrari ser praticamente " feita a mão ", elas tem até certidão de nascimento...

A Ferrari é uma fabricante Italiana de carros esportivos e de corrida, de Fórmula 1, ela também patrocina pilotos há anos.

O fundador é Enzo Anselmo Ferrari, e seus modelos variam de valor começando com algo em torno de R$ 2 Milhões e podendo chegar a aproximadamente uns R$ 15 Milhões ou mais se for personalizada.

Sobre o seu preço altíssimo também só consegui entender hoje o porque do valor, depois de ter visto como é construída, praticamente " esculpida á mão ", e o amor dispensado pelas seletas pessoas que trabalham lá, pois elas só são contratadas se forem apaixonadas pelo carro ( ou pela marca ), consequentemente constroem e colocam cada peça ali no seu devido lugar e com o maior capricho e cuidado do mundo, com amor, e os resultados não poderiam ser diferentes,são aquelas verdadeiras obras de arte.

A fábrica onde as Ferrari's são construídas, possui árvores dentro para manter o ambiente mais arejado, ou, manter o oxigênio em constante equilíbrio, lá não existe barulho em nenhum lugar, tudo por lá é feito minunciosamente, cada detalhe lá dentro é pensado, e na confecção existem segredos que o fabricante não conta.

Os motores a serem montados vêm embalados em plástico, não vi sequer uma luva suja de graxa ou algo sujo por lá, até os motores eles manuseavam com luvas brancas, assim como operam os médicos, tudo muito organizado, é difícil até de acreditar em tudo o que eu vi ( e me conformar que quando levo meu Fusca na oficina o mecânico mexe em tudo ( volante, câmbio, vidros e bancos ) com as mãos literalmente " imundas " de graxa ).

Além de que você pode personalizar a Ferrari ( a pois pode, não você, nem eu... seguimos sonhando... ) escolher desde o tecido á cor dos bancos, a pintura que você quer, e que na verdade, independente disso não tem mesmo como ficar feia, pois á máquina em todas as suas combinações e quesitos é simplesmente perfeita.

Agora pensem vocês na emoção de estar dentro de uma Ferrari, de andar como se fossemos levantar voo, vi hoje o Portioli " suar frio " dentro de uma delas, tanto na condição de carona com um piloto profissional quanto na condição de piloto, sim, ele se emocionou a ponto de ficar nervoso e confessar isso enquanto " pisava fundo " em uma delas.

Um detalhe também é que de nada adianta você escolher um carro ( ou a marca ), lá é diferente, é a marca ( ou o carro ) que vai escolher você, ou seja, não basta ter dinheiro para adquirir o produto, afinal, seu " curriculum " será muito bem analisado ou estudado antes de um negócio fechado.

E de contrapartida, ver uma reportagem dessa acaba por nos fazer até mal, chega dar raiva de entrar depois em um carro nacional, que além dos impostos serem caríssimos ( se duvidar os mais caros do mundo ), não são tão perfeitos assim, ou melhor, de perfeitos não têm absolutamente nada e em todos os quesitos deixam muito ( ou tudo ) a desejar, e seja qual carro for dos nacionais, desconheço um só que " vale o quanto pesa ".

Culpa de um governo ganancioso ( e de quem os elege é claro ), afinal, quanto mais nós pagamos, mais o governo nos explora.

Aqui no Brasil, além da falta de qualidade, os preços são exorbitantes ( se duvidar também os mais caros do mundo ), logo, lá pelo menos a qualidade justifica o preço, cada centavo é justificado, agora pergunto: E aqui??? Pois é...

E ainda teve quem ficou indignado e há alguns anos atrás, quando o ex presidente Fernando Collor de Mello afirmou e com muita convicção que * " os carros nacionais são carroças ".
* " Collor referiu-se aos carros nacionais como carroças, culpando a indústria nacional pela falta de inovação.".

Enfim, qualquer palavra a mais é ainda fruto da emoção do que eu vi ainda hoje á tarde, e se você não viu a reportagem do Domingo Legal, está aí um programa ( também o único programa automobilístico ) que eu recomendo.

Ah, só mais uma coisinha, hoje descobri também o porquê de mesmo tendo até mais de um carro, ainda prefiro andar a pé...!

Segue a íntegra no link, aperte os cintos e boa viagem...!

https://www.youtube.com/watch?v=qM5dNtEXH2M

Nenhum comentário:

Postar um comentário