quarta-feira, 17 de abril de 2019

Javel, sério mesmo, você tem paciência para procissões?


Javel, sério mesmo, você tem paciência para procissões?


- Olha, confesso que não é o tipo de programa ou evento que eu mais aprecio, em absoluto. Acho que frequentei o suficiente e, em uma época em que as procissões eram " fora de série ", diferenciadas, com Pe. Márcio, Pe. Evaldo e o inigualável Pe. Renato, os três deixaram muita saudade no coração de muita " ovelha " por aqui.

Mas hoje, excepcionalmente acabei por ir, alguma coisa que eu não sei explicar me encaminhou para lá, e, para minha surpresa, saí de lá, além de aliviado devido às minhas orações ( a oração SEMPRE nos alivia...), voltei também surpreso, feliz, pela forma discursiva, " gritada " e ao mesmo tempo " Francística " que o padre conduziu a missa ao final da procissão.

Não o conheço, pelo menos pessoalmente não, ele foi extremamente FELIZ na forma em que abordou assuntos da ATUALIDADE. Atualíssimos, dentre eles, drogas, prostituição, tráfico de pessoas, corrupção e política, propondo inclusive que a Igreja " saia " de dentro da Igreja, de dentro do templo para combater de frente os males que nos assolam, que assolam o país, inclusive Caçador...

Ele disse tudo que estávamos necessitados ouvir uma vez mais, para não esquecer, não se acomodar.
Ele, o Padre que ganhou o meu respeito e consequentemente um FÃ, pois, tal qual FRANCISCO, colocou um pouquinho a Bíblia de lado e veio verbalmente para o meio do povo, sem sequer precisar sair do lugar, se colocou diante da realidade, peito a peito com a realidade e combateu de forma sensacional!

Por alguns instantes em que eu estava concentrado em oração e nas suas palavras " gritadas ", enquanto o ouvia, cheguei a ter a impressão de estar revivendo alguns momentos em que meu Pai " vestia " praticamente a mesma " batina ", só que no Tribunal do Juri, lá ele combatia, de frente, com gritos e muitas vezes com sangue derramando do nariz, as injustiças de uma sociedade " enlameada ".

Aff, que saudade!

NÃO, não me arrependi de ter acompanhado esta procissão, foi sem dúvidas uma aula, não daquelas em que o professor quase " baba " dormindo sobre o " livro ", mas uma aula em que se coloca o " livro " um pouco de lado e se parte para a REALIDADE DOS FATOS, para o realmente interessante, para o real e concreto, enfim, para o ATUAL.

Sem dúvidas, foi uma aula para a vida...!

Deixo aqui o meu SALVE ( bem grande ) ao Padre que tive o prazer de ouvir hoje, DOM SEVERINO é o nome do " cara " que me fez, a mim e a muitos, rever conceitos, e, de coração me fez " tirar o chapéu "...!

A citaçãozinha que vou usar logo embaixo pode soar um pouco meio estranha, meio rebelde, devido a sua fonte, uma fonte bem alheia ao assunto, mas cabe sim, cabe exatamente aqui para finalizar meu texto...

" CHEGA DE TANTA NOVENA, TERÇO E ORAÇÃO, EU QUERO VER VOCÊS EM AÇÃO!.".

- Raul dos Santos Seixas.

E, com carinho, SALVE OS SEVERINOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário