domingo, 14 de abril de 2019

SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS, dois pesos, duas medidas!


SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS, dois pesos, duas medidas!


* DE FORMA MAIS AMPLA, 

A sonegação de impostos está cada vez maior e acaba ferindo a " liberdade " de mercado, gerando ineficiências e causando impactos, inaceitáveis, principalmente no ponto de vista ético.

Essa sonegação implica em uma " brutal " redução de custos, em que parte dos impostos são subsidiados pela sociedade como um todo, tanto da receita tributária como da receita privada, que os impostos sonegados, que deixam de ser repassados e consequentemente investidos a favor da população.

Alguns impostos por parte subsidiados pelos concorrentes éticos e cumpridores de obrigações, reduzem as taxas de retorno aceitáveis, ou eliminando á margem exagerada de lucro, como evidente investimento.

E pelos consumidores ( as vitimas ) que são necessárias a longo prazo, para concorrências imperfeitas.

A sonegação não é novidade para ninguém, atuante em diversos setores ( combustíveis, têxteis e etc ). Mas a dimensão dessa prática ilícita é cada vez mais presente e o volume de dinheiro envolvido que os sonegadores de " praxe " deixam de recolher de cofres públicos, os quais se fossem aplicados refletiriam como impactos positivos se fossem disponibilizados como receita tributária e aplicada em benefícios em prol da sociedade.

Imposto, como o próprio nome já o define ele se impõe, desta maneira quem deixa de pagar impostos, comete o crime de sonegação fiscal.

Sonegação é um ato " voluntário " e consiste em omitir, não pagar o imposto devido. Este está previsto na lei 8137/1990, da inadimplência fiscal.

No Brasil aproximadamente 415 bilhões por ano são sonegados que corresponde ao PIB ( produto interno bruto).

Os impostos geralmente são sonegados pelos " muito ricos " e não...também por pessoas jurídicas, como um " caixa dois ".

A sonegação já é gigantesca e como os mais ricos sempre tem privilégios sobre os demais, a justiça deve atuar, pois já que pagamos impostos de forma quase igual DEVERÍAMOS usufruir de FORMA IGUAL também.

Essa lavagem de dinheiro deve ser caçada, já que, tendo em vista que essa prática está sendo utilizada em vários setores.

Outra injustiça é o imposto de renda, quando o contribuinte ( nós ) temos que declarar, enquanto os " mais ricos " burlam de várias formas o sistema.

É preciso um avanço da tributação sobre a riqueza, e precisa de uma reforma urgente na demanda, que afeta principalmente os mais pobres, pois existe uma " escolha política ", em não atuar na cobrança de impostos dos mais ricos e obviamente manter a situação como está...

Tendo em vista um Brasil da precariedade estrutural, para complementar a sonegação, nós pagamos impostos sobre tudo que consumimos enfim que compramos e são absurdos, portanto deveríamos EXIGIR, que sejam reduzidos e que todos paguem de forma " igual ", pois não é porque é rico que tem sempre que ter privilégios sobre os pobres.

** DE FORMA MAIS " ESCRACHADA ",

Aqui mesmo, em nossa cidade nos deparamos com a situação, onde muitos driblam os impostos, não emitindo nota fiscal, e, alguns emitem notas com valores inferiores.

Os " grandes " empresários que deveriam ser um exemplo no quesito honestidade, não sonegando impostos, para que as pequenas empresas que estão sendo inseridas no mercado sigam, de forma justa.

Afinal, ainda existem alguns estabelecimentos, agindo como antigamente, operam com uma calculadora apenas, outros, mais audaciosos, com uma caixa registradora e com duas calculadoras, ou três... e assim, burlam e sonegam impostos na cara dura, porque de certa forma esta mentalidade está " enraizada " no Brasil, e, uma pena é que grande parte da população " desconhece " seus direitos e, outras vezes, parecem ignorá-los.

Essa " contraprestação " de impostos é totalmente falha, deveríamos nos informar mais sobre sonegação ao invés de caminhar por essa estrada que pode levar a multas elevadas e até a prisão...

O padrão de vida dos sonegadores de impostos é sempre alto, gerado pelo enriquecimento ilícito do imposto sonegado, e, deixando de serem subsidiados esse dinheiro à população, que, o mesmo dinheiro, poderia estar sendo investido em leitos para hospitais, infraestrutura, segurança e etc.

Não devemos tentar " fugir " da " mordida do leão ", pois devemos sempre levar em consideração a justiça e a honestidade, e, tentar burlar ou fugir não é a melhor solução para este problema, e sim, motivo para aumenta-lo!!!

Encare de frente sua capacidade de admitir seu erro e corrija-o a tempo...

E você, das cidades pequenas, onde um monte de gente é meio " compadre " de meio mundo.
Do " cara " da frutolândia, do " tio " do mercado, da " vózinha " do armazém, do " dono " da bodega, do " ligeiro " da lojinha, da " fofa " da boutique, ou, até mesmo do prestador de serviços.

Vai dizer que você não conhece nenhum deles???

Independente... EXIJA O CUPOM FISCAL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário