quinta-feira, 18 de abril de 2019

ALGUNS ADOLESCENTES DE HOJE EM DIA, OU DE ONTEM...!


ALGUNS ADOLESCENTES DE HOJE EM DIA, OU DE ONTEM...!


( ponto de vista / assunto sugerido ),

Difícil entender alguns adolescentes hoje em dia, mas ontem também foi assim...

Atualmente nós nem sabemos direito como lidar com certos adolescentes, com tanta violência e " ofertas " de perigo por aí..., pois é nesta fase que ocorrem mudanças, tanto psicológicas quanto comportamentais, e aí, eles se sentem confusos e precisam de apoio, afinal, podem optar por se " espelhar " nos amigos ou ir atrás de exemplos de " amigos " que podem acabar prejudicando a si próprio.

Nesta fase também podem ocorrer alguns desvios de conduta, quando eles querem experimentar coisas diferentes e por vezes acabam por se dar mal.

Esta uma fase onde os jovens ( alguns deles ) sempre estão estressados, nada serve ou nada está bom para eles, reclamam de tudo e de todos, sentem-se desconfortáveis e incompreendidos, e nada melhor para explicar isso que próprio termo " aborrescência ".

É mais ou menos entre os 13 e 18 anos que ela acontece, esta fase em que o desenvolvimento intelectual, a personalidade,a voz e corpo estão em transição entre a infância e a fase adulta, e é nesta fase que eles costumam se confundir ou costumam confundir eles, então, como lidar com eles entre tantas mudanças ( dentre elas as mudanças no humor e até insatisfação )? Pois é, tarefa nada fácil.

Nesta fase eles se sentem culpados, com vergonha, se sentem inferiores, e isso reflete o que viveram na infância também, e é por isso que varia de uma pessoa para outra.

Os adolescentes estão em um processo de assimilar valores, cultura e etc, estão amadurecendo, refletindo, e é nesta fase que estão em busca de sua própria identidade.

Por isso, devemos nós que também já passamos por isso, dialogar muito com eles, esclarecer as suas dúvidas e se necessário impedir que eles interajam com certos " amigos " quando notamos que podem apenas prejudicá-los, mas claro que tem os amigos e os " amigos ".

Muita atenção, muito carinho e bastante diálogo, tudo isso definirá e garantirá mais segurança aos nossos adolescentes, e consequentemente para nós trará muito mais tranquilidade.

E por mais difícil que pareça ser, não desista nunca ( nem que para isso tenhas que lembrar de quem nunca desistiu de você ), bastante fé em Deus e muitos exemplos na ( ou de ) vida.

Agora, em meio a isso tudo, você pode também aplicar uma espécie de " efeito reverso " que inclusive é bem mais simples, mas que os resultados certamente serão lamentáveis, e para ilustrar essa parte escolhemos um texto escrito pelo Departamento de Polícia de Houston ( Texas ), para que possas refletir um pouco mais e ver o que é melhor de fato para o seu ( ou, os seus ) adolescente ( s ), segue o texto:

" Depois de fazer um estudo sobre delinquência juvenil, o departamento de Polícia de Houston, Texas, criou um folheto com 12 regras de " Como criar a um delinquente " e distribuiu por toda a cidade.

O objetivo era alertar os pais de que educação começa em casa, e para que esse processo não tenha que terminar em um " centro de atendimento socioeducativo" ( correcional ), seria inteligente ler com atenção a lista abaixo, e caso detecte que está seguindo alguma destas dicas, deixe de praticá-la imediatamente...

1. Desde pequeno dê a ele tudo o que desejar. Ele crescerá pensando que o mundo gira ao seu redor.

2. Ache graça quando seu filho disser palavrões, pois assim ele ficará convencido de que o que faz é original e seguirá buscando sempre chamar a atenção.

3. Não ensine ou oriente sobre a fé inteligente, ou a importância de nascer de Deus. Espere a que seja maior de idade e que decida por si mesmo.

4. Nunca lhe diga que ele fez algo errado, pois isso poderia deixá-lo com complexo de culpa.

5. Arrume pacientemente tudo que ele deixar jogado: livros, sapatos, meias, brinquedos… Coloque tudo no lugar por ele. Assim se acostumará a transferir a responsabilidade sempre para os outros.

6. Deixe que leia, assista, e navegue pela internet sem restrições. Não se preocupe com o que preencha a mente dele. Cuidadosamente, você esterilizava as mamadeiras, levou para tomar todas as vacinas, então agora os pensamentos dele podem ser alimentados com todo tipo de lixo.

7. Discuta frequentemente seus problemas conjugais quando seu filho esteja presente, assim não será uma surpresa para ele quando a família se desmorone.

8. Dê a ele todo o dinheiro que pedir, e que gaste como quiser.

9. Satisfaça seus desejos, seja o que seja: comida, bebidas, descanso, faltar a classes. Observarás que seus desejos aumentarão com o passar do tempo. Afinal, negar-lhe coisas pode levá-lo a sentir uma grande frustração.

10. Defenda-o sempre contra os vizinhos, professores e a polícia; todos têm algo contra seu filho!

11. Quando ele esteja em graves problemas, peça perdão e justifique: " Nunca pude fazer nada por ele, ele sempre foi assim ".

12. Prepare-se para uma vida sem momentos tranquilos, pois é exatamente isso que te espera! Mas não se preocupe, você se acostumará…!.".

" A adolescência é complicada demais para um adolescente.". - Dêner Maia.

" A adolescência é uma passagem para a maturidade, não a maturidade para quem tem apenas idade.". - Antonio Francisco.

" Na adolescência tudo parece o fim do mundo, mais é apenas o começo.". - Autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário