quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

AS MÁGOAS NOS FAZEM MAL.

AS MÁGOAS NOS FAZEM MAL.

( ponto de vista / assunto sugerido ),
Quando estamos desapontados, quando alguém nos fere, quando perdemos algo importante para nós ou sofremos alguma injustiça, esses sentimentos ruins como a raiva ou a mágoa viram " amarguras " ou angustias.
Quando guardamos uma mágoa ou ficamos com uma dor, sofremos, nosso cérebro reage como se estivéssemos em perigo naquele momento e constantemente e libera substancias químicas ligadas ao estresse, este que deixa nossas vidas limitadas. É justamente a parte " pensante " do cérebro que fica em " curto circuito ", e é justamente aí que começamos a agir sem pensar ou agir por impulsos.
A mágoa consome nossas energias, pois cada vez que contamos o que nos aconteceu de negativo os mesmos sentimentos vem a tona, a mágoa vem independentemente do motivo, o cérebro não distingue se a mágoa se derivou de uma perda ou de uma traição, tampouco se foi agora ou não.
Portanto, relembrar com frequência o fato que o magoou ou falar nisso inúmeras vezes, ou ainda nos colocarmos como vítimas dos problemas só fará com que o mesmo sentimento venha a tona consecutivamente, será como se ele nunca fosse esquecido, a mágoa está dentro de nós, e cabe a nós e só a nós esquecê-la ou amenizá-la ao menos, e não ficar repetindo ou " remoendo " o motivo que nos magoou para não corrermos o risco de deixá-lo cada vez maior ou mais forte.
Devemos rever certas atitudes, certas maneiras de agir diante das mágoas e fazer uma nova versão para elas, para não acabarmos nos " envenenando ". Temos que perceber e ser cientes de que nem tudo é como queremos, devemos e temos a obrigação de ver algo construtivo diante de cada problema que enfrentarmos e de tudo que enfrentamos.
A mágoa nos sufoca, faz mal ao coração, causa insônia, nos deixa " desnorteados ", e logo o que era emocional pode começar a ser físico, e é aí que o " desequilíbrio " tomará conta de nós de uma vez só.
Muitos guardam mágoas e angustias, e isso parece até normal para eles, porque cada um tem seu próprio comportamento, mas, uns são diferentes dos outros, logo cada temperamento também é diferente. Revejamos os nossos...
Como reagimos? Um exemplo, a pessoa pode até ser errada com você, mas a intensidade disso é você mesmo quem decide, por dar " largas " ou não, as vezes é muito mais simples do que imagina a sua " mente magoada ".
A mágoa pode desencadear úlceras, asma, alergias, estresse, hipertensão, apatia, isolamento, conflitos e a longo prazo até o câncer, entre outros e inúmeros males.
Precisamos saber " lidar " com a nossa dor, ou com nossas dores, para que ela ( ou elas ) não venham trazer problemas mais sérios em futuro próximo.
Sempre que tiver um problema compartilhe com alguém, mas, compartilhar não quer dizer que você precise ficar " martelando " sobre ele muitas vezes, só o fato de contá-lo ( uma vez e para a pessoa certa ) já te livrará da pressão ou pelo menos amenizará, tire suas dúvidas e não fique remoendo-as, até porque se assim o fizer você acabará adoecendo, não crie expectativas, não aceite o que não gosta, trabalhe sua auto estima, " delete " o que te faz mal, não aceite comparações, perdoe se for preciso, seja grato ao que os outros fazem a você e/ou por você, seja sincero e verdadeiro, mantenha bons sentimentos.
E lembre-se sempre, a mágoa te destrói aos poucos, mas " o veneno só mata se você o engolir."....!

Nenhum comentário:

Postar um comentário