domingo, 18 de dezembro de 2016

PORQUE SOFREMOS? ( na visão espírita ),

PORQUE SOFREMOS? ( na visão espírita ),

( ponto de vista / assunto sugerido ),
As vezes temos a sensação de que a maioria do mundo, ou nós mesmos não conseguimos ser felizes de fato, pois temos sido magoados de diversas formas, com palavras, com atitudes, com as ( tantas ) dificuldades que esse mundo nos revela dia a dia.
Até e principalmente nos noticiários dos jornais e da tevê que nos dão a impressão que o mundo é mesmo um " vale de lágrimas ".
Nós, como espíritos encarnados e desencarnados, em cada experiência corporal que temos, que também é transitória e breve, devemos ampliar nossos conhecimentos para que possamos evoluir moralmente, intelectualmente e espiritualmente, e inclusive com o dito sofrimento, evoluindo sempre a cada erro cometido.
Na visão espírita, quando erramos, voltamos ( ou voltaremos ) para aprender e reparar os nossos erros, e o sofrimento seria então a " educação " que disciplina e corrige enquanto vivemos na terra, provas e expiações que prevalecem à lei da imperfeição.
O nosso sofrimento pode se originar de vidas passadas e pode variar de pessoa para pessoa, tanto as com mais sensibilidade quanto as menos sensíveis.
A reencarnação permite que nós reparemos todos os nossos erros, ou parte deles, querendo nós ou não, acreditando nós ou não, aceitando nós ou não, o sofrimento vai fazer sim com que nossos erros sejam reparados, sanados ou no mínimo repensados.
Nós encarnados, vivemos tribulações, dificuldades de toda sorte, tais como o desemprego, a pobreza, as violências, a solidão, o desamor. Mas, ainda que nós não nos demos conta, somos responsáveis pelo nosso destino e estamos colhendo exatamente aquilo que ( um dia ) plantamos, tanto em outras encarnações como nesta que estamos vivendo agorinha mesmo.
O ódio, a raiva, o ciúme, as traições, a rebeldia, o rancor, a irritação e mais uma infinidade de sentimentos negativos ampliam o sofrimento, ou os sofrimentos, e além disso ( e inclusive ) prejudicam a nossa nossa saúde física, mental e espiritual, para quem os nutre, é claro.
Então, se sofremos é por algum motivo desta vida ou de outras que já vivenciamos antes de " desembarcarmos " aqui mais uma vez, logo, resta a nós sermos mais sensatos, enfrentar e " encarar de frente " as dificuldades, com muita força, com muito ânimo e principalmente com muito pensamento positivo e energia positiva, tentando assim vencer o sofrimento sempre.
É só assim que vamos evoluir espiritualmente e seremos mais felizes, só assim sofreremos menos tanto nesta quanto nas outras encarnações do nosso espírito. Portanto, é fundamental errarmos menos, ou ( no mínimo ) tentarmos errar menos nesta encarnação que vivemos agora, bem aqui mesmo, no hoje, no agora...!
" Só nos curamos de um sofrimento depois de o haver suportado até ao fim.". - Proust, Marcel.
" A purificação pelo sofrimento é menos dolorosa que a situação que se cria a um culpado por uma absolvição impensada.". - Diário de um Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário