sábado, 3 de dezembro de 2016

OS BARULHOS E OS CHEIROS DA NOSSA INFÂNCIA.

OS BARULHOS E OS CHEIROS DA NOSSA INFÂNCIA.

( ponto de vista / assunto sugerido ),
Quem não lembra dos sons, dos cheiros ou até das daquelas comidas que marcaram a nossa infância...
Ás vezes me pego lembrando daquela música que tocava no radinho de pilha que chiava para sintonizar, das músicas que meu pai escutava em alto e bom som em vinil, das vinhetas antigas como a da " turma da maré mansa ", da aproximação do trem que passava em frente a minha casa, do som da maria fumaça que também passava ali, do crepitar do fogo no fogão á lenha, dos grilos, dos sapos anunciando a chegada do verão, do apito do guarda da rua ( seu Raimundo ) de meia em meia hora, do apito da fábrica ( Sincol ) ás 6:40 que, junto com meu pai me acordava para ir a aula, do barulho do Atari ou do Odissey, a musiquinha dos Smurfs ( lá, lá, lá, lá lá. lá lála lalá ), do " berrinho da Uni da Caverna do Dragão, do Ursinho Pimpão que meu irmão se emocionava e fazia " beicinho " cada vez que ouvia e desde que nasceu, das batidinhas do meu pai na porta do meu quarto, com as unhas para não me assustar antes de ir trabalhar pela manhã, aquele " olááá " ( esticado e fininho ) na porta quando chegávamos ao meio dia para o almoço, ou até mesmo, o ronco dele durante a madrugada, ali, no quarto ao lado, bah, são tantos...
Quem não lembra do perfume da avó, da pele macia e cheirosa da mãe, do cheiro do pai, do colo e do afago daquele tio querido que já foi embora há anos, ou até do cheirinho do café com bolinhos de chuva que vinham da casa da vizinha, ou da sogra ( sim, eu tinha só 17 anos ) mas lembro do cheiro dela até hoje.
Aquele cheirinho do nosso travesseiro, o cheirinho do talco POM POM ou até o cheiro delicioso daquela paquerinha que ganhou outro destino, o arder do Menthiolale, o gosto horrível do Emulsão de Scott...
Pois é, a nossa infância nos remete a memórias que nos fazem literalmente voltar no tempo, e para isso, não necessariamente precisamos sentir um cheiro específico que nos faz lembrar alguém ou uma parte boa da nossa infância, creio piamente que isso fica mesmo gravado e para sempre dentro de cada um de nós.
Nós temos tantas memórias guardadas, e que muitas vezes ainda são despertadas á partir desses cheiros, de cores, de barulhos e até de sabores, que, como num passe de mágica, nos levam a lugares distantes daqui desta " realidade modernística ".
Até mesmo uma comida, um perfume ou um cheiro de alguém de nossa família nos faz lembrar de algo que nos ocorreu no passado. Bah e como é bom reviver certos momentos, nem que seja através daquilo que nos restou disso tudo, da memória.
Por vezes vemos imagens que também nos remetem ao passado, alguma espécie de flor que tinha no nosso jardim, ou até mesmo uma voz, que nos faz lembrar nossa mãe, nossa avó, ou aquela nossa " tia " querida lá do jardim de infância ( do Colégio Aparecida ).
Tudo de lá, do nosso tempo de infância, parece mesmo mágico hoje em dia, nós víamos e sentíamos o mundo com muita intensidade, e hoje o quê sentimos é apenas saudades de quando éramos muito mais felizes e não sabíamos, vivíamos em um tempo de " regalias emocionais " e que hoje nos fazem tanta falta, ah se nós pudéssemos ter por perto só mais uma vez aquelas pessoas que nos faziam tão bem, ou os cheiros, ou os barulhos...
Eu mesmo e agora, acabo de lembrar de uma pessoa, de um cheiro e de um som que marcou a minha infância. Lembrei do meu pai, do seu cheiro e de quando ele me levava na aula ( Paulo Schiefller ) com seu " escandaloso " Fusca azul, e de propósito e só para me provocar e fazer com que eu ficasse com vergonha na frente dos amigos e das paquerinhas, todos as manhãs me deixava com um beijo no rosto e saia buzinando, sorrindo e feliz até perder eu e a escola de vista, eu detestava, eu chorava de raiva e de vergonha, e agora recordando me pego a pensar, como pode aquele " passado terrível " ter se tornado tão belo e despertar tanta saudade assim...
E você, lembra de algum cheiro ou de algum som de certa forma marcou a sua infância? Torço que sim, porque recordar é poder viver mais uma vez, através de meras lembranças aquilo que um dia nos marcou, e que nos marcou porque nos fez bem!
Pois é, e o tempo passou, e o que passou não volta mais, nunca mais, pelo menos não nesta vida, o que você sentiu ou ouviu, também não volta mais.
Portanto, aproveite o hoje, e viva ( ainda ) aquilo que você pode sentir, porque, o que você viveu, não dá mais para reviver, ou voltar no tempo, cada momento é como uma " impressão digital ", e nesta vida pelo menos, você nunca mais irá sentir aquele mesmo cheiro, ou ouvir aquele mesmo barulho, você só terá mesmo lembranças de momentos do seu passado que, duvido que não deixaram saudades, e eternas...
É, os momentos vividos e sentidos nunca mais voltam. Ai que saudades da pele macia da minha mãe, do cheiro do meu pai... do apoio deles e até daquelas buzinadas " estúpidas " em frente ao colégio e que me faziam chorar no banheiro da escola... QUE SAUDADE...!
" HOJE OS GOSTOS SÃO OUTROS, OS SONS SÃO OUTROS, NÃO SÃO MAIS OS MESMOS E JAMAIS SERÃO, AS PESSOAS NÃO SÃO MAIS AS MESMAS E JAMAIS SERÃO. NOS RESTA REVIVER ESSE PASSADO, TÃO PERFEITO EM NOSSAS VIDAS...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário