terça-feira, 16 de maio de 2017

CIUMES,

CIUMES,

CIUMES, se eu fosse escrever sozinho, o descreveria como o sentimento que mais me causa repulsa, mas... bora lá...
Os ciúmes expressam sentimentos de insegurança e baixa auto estima e todos nós já sentimos um dia, sendo em maior ou menor intensidade, a diferença está em como vamos agir diante desse sentimento.
Quando somos possuídos pelo ciúmes, desencadeamos várias emoções, exemplos: Raiva, fúria, humilhação, medo, tristeza e depressão, as vezes até ele vira uma espécie de perseguição desconcertante, tanto que ouvir do parceiro que ele não tem ciúmes, também é complicado, pois é interpretado, como a ausência de gostar, amar, se importar, por isso tem que haver equilíbrio, nem pouco, nem muito, o difícil é controlar esse sentimento...
Em alguns casos é exagerado, em outros nos faz ter aquele digamos, " ciuminho ", de certa forma, que queiramos proteger nosso amor... uma manifestação de carinho, ou necessidade para nossa segurança, outra vezes ultrapassa limites com monitoramento, saber de tudo, cuidando do outro e deixando a si próprio, uma possessão.
Mas será que todo ciumento é exagerado? Alguns chegam até invadir a privacidade do outro, bisbilhotar bolsas, celulares, roupas, telefonemas etc...
Os ciúmes envolvem um sentimento de perda, a imaginação, as certezas, a crença, se tornam vagas e imprecisas, as " dúvidas " nos corroem e podem transformar-se em idéias que são super valorizadas ou delirantes...
O ciumento(a) é capaz de planejar estratégias de observar o amor de sua vida, com medo de perder para outra pessoa, então ele fica de olho, ligado, pois julga o amor de sua vida como ser seu.
A sensatez as vezes vai para as " cucuias ", pois tem gente que tem ciúmes até do passado da pessoa, antigas namoradas, fotos com " amigas " e etc..., eles olham para tudo com uma espécie de " lente de aumento ", em alguns casos destroem relacionamentos, devido a esse sentimento demasiado.
Mas os ciumentos(as) sofrem também, pois eles mesmos se reprovam, porque eles tem medo que o ciume machuque o outro, porque eles deixam se levar e dominar por banalidades. Sofrem também por serem excluídos, alguns ficam agressivos, alguns chegam a beira da loucura.
Mas, temos que entender que esse sentimento de posse, nos leva a perder no relacionamento, mas quando vemos, ou ficamos sabendo de uma traição, é como se fosse enfiada uma " faca no coração ", o sentimento é de que somos a pior pessoa do mundo, que não fomos competentes, que o nosso amor não valeu nada, que os sentimento e os momentos vividos não passaram de uma farsa, de uma enganação.
Claro que é complicado falar de ciumes, pois há situações que pessoas exageram em fazer ciumes pro amado(a), não entendo a finalidade, mas é angustiante sentir que você talvez não seja aquilo que seu amor sonhou ou ainda um sentimento de insatisfação, por pensar não ser amada(o), e que com isso pode perder o amor .
Então já que na vida devemos ter e manter o equilíbrio em tudo, devemos mante-lo, e a cada dia mais, esforçar-se para driblar os ciumes.
Desconfianças, cobranças, as vezes palavras ditas sem pensar, machucam, magoam, e, depois se sentem mal por terem agido dessa forma.
Pense bem, se o seu parceiro(a) escolheu você, é porque você tem " algo " especial, não fique com medo de perder, pois o que é para ser seu, já está escrito.
Ame, permita ,respeite acima de tudo, só NÃO PERMITA fantasias de CIÚMES em seu pensamento...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário