sábado, 20 de maio de 2017

UM MITO CHAMADO PINK FLOYD.

UM MITO CHAMADO PINK FLOYD.

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
O Pink Floyd foi ( é ) uma banda de rock britânica do século XX famosa pelas suas composições de rock clássico harmônico, pelo seu estilo progressivo e pelos espetáculos ao vivo extremamente elaborados. A origem do nome " Pink Floyd " deve-se à admiração do fundador Syd Barrett pela arte dos músicos Pink Anderson e Floyd Council, do blues.
É um dos grupos mais influentes na história do rock, além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido mais de 250 milhões de cópias de seus álbuns.
Liderada pelo lendário cantor e compositor Syd Barrett, o grupo tinha um modesto sucesso na segunda metade da década de 1960 produzindo rock psicodélico. Problemas com as drogas, levaram a que Barrett fosse forçado pelos seus colegas da banda, a afastá-lo e substituí-lo pelo guitarrista e cantor David Gilmour.
Com a saída de cena de Barrett, o baixista e vocalista Roger Waters gradualmente tornou-se o líder e principal compositor do Pink Floyd. Esta fase foi marcada pela produção de álbuns conceituais como The Dark Side of the Moon ( 1973 ), Wish You Were Here ( 1975 ), Animals ( 1977 ) e The Wall ( 1979 ) álbuns que obtiveram êxito mundial, foram aclamados pela crítica especializada e figuraram em listas dos mais vendidos e populares em vários países.
O grupo separou-se. Em 1985, Roger Waters declarou que o Pink Floyd estava extinto, mas os demais membros, agora liderados por Gilmour, mais o tecladista Rick Wright e o baterista Nick Mason, após uma ação judicial ou " briga na justiça ", retomaram a banda com o nome oficial e seguiram gravando e se apresentando com grande sucesso comercial e, finalmente, fecharam um acordo com Waters.
Em 02 de Julho de 2005 e pela primeira vez em 24 anos, a formação mais clássica do Pink Floyd voltou a tocar, para a sua maior platéia, no concerto Live 8, em Londres, Reino Unido. Em 15 de Setembro de 2008, o tecladista Richard Wright morreu, pondo um fim no sonho de um possível retorno dos Pink Floyd.
The Wall ficou 15 semanas no topo das paradas dos Estados Unidos em 1980. Críticos o receberam bem, e ele chegou aos 23 álbuns de platina pela RIAA pelas vendas de 11,5 milhões de cópias do álbum duplo somente nos Estados Unidos. O enorme sucesso comercial do The Wall fez do Pink Floyd os únicos artistas desde os Beatles a terem os álbuns mais vendidos de dois anos ( 1973 e 1980 ) em menos de uma década.
Boneco gigante do autoritário professor de Pink, o protagonista de The Wall. Show acontecido em Berlim, 1990.
Um filme intitulado " Pink Floyd The Wall " ( que eu já assisti mais ou menos umas 300 vezes e que decorei tanto as letras quanto suas traduções logo na terceira vez ) foi lançado em 1982, incorporando praticamente toda a música do álbum.
O filme, escrito por Waters e dirigido por Alan Parker, estrelou o fundador do Boomtown Rats, Bob Geldof, o qual regravou a maioria dos vocais, e ainda apresenta animação pelo notável artista e cartunista britânico, Gerald Scarfe.
Leonard Maltin, um crítico de cinema, se refere ao filme como " o maior vídeo de rock do mundo, e certamente o mais depressivo " ( e é, mesmo que cada vez que assisti consegui tirar dele lições e interpretações diferentes ) mas o filme arrecadou mais de Quatorze milhões nas bilheterias norte-americanas.
Uma canção que apareceu no filme " When the Tigers Broke Free ", foi lançada como single. A canção foi lançada depois na coletânea Echoes: The Best of Pink Floyd e no re-relançamento do The Final Cut. Também no filme, há a canção " What Shall We Do Now? ", que foi cortada do álbum original devido a duração do vinil. As únicas canções do álbum que não foram usadas foram " Hey You " e " The Show Must Go On ".
O álbum The Final Cut de 1983 foi dedicado ao pai de Waters, Eric Fletcher Waters. Ainda mais sombrio em sonoridade que o The Wall, esse álbum re-examinou vários temas anteriormente discutidos, mas se dirigindo a fatos da época, incluindo a raiva de Waters da participação da Inglaterra na Guerra das Malvinas, a culpa que ele colocou nos líderes políticos "The Fletcher Memorial Home". E conclui com uma visão cínica de uma possível guerra nuclear "Two Suns in the Sunset". Michael Kamen e Andy Bown contribuíram com trabalho de piano, por causa da saída de Richard Wright ( que não foi formalmente anunciada antes do lançamento do álbum ). Em The Final Cut foi empregado o método de gravação binaural.
As discussões entre Waters e Gilmour nesse ponto eram tão ruins que eles supostamente não eram visto gravando no mesmo estúdio simultaneamente. Gilmour disse que ele queria continuar a fazer rock de boa qualidade, e sentiu que Waters estava construindo sequências de peças de canções meramente como um veículo para suas letras críticas sociais. Waters diz que seus companheiros de banda nunca entenderam completamente a importância dos comentários sociais que ele fazia.
Os membros da banda foram para seus caminhos separados e gastaram tempo trabalhando em projetos individuais. Gilmour foi o primeiro a lançar seu álbum solo About Face em Março de 1984. Wright juntou forças com Dave Harris para formar uma banda nova, Zee, a qual lançou o álbum experimental Identity um mês depois do projeto de Gilmour. Em Maio de 1984, Waters lançou The Pros and Cons of Hitch Hiking, um álbum conceitual que já havia sido proposto para a banda. Waters o havia escrito ao mesmo tempo que The Wall, e quando propôs ambos projetos para a banda, decidiu-se por The Wall. Um ano depois dos projetos dos companheiros de banda, Mason lançou o álbum Profiles, em conjunto com Rick Fenn, o qual teve participações de Gilmour e o tecladista Danny Peyronel.
Em 16 de Novembro de 2005, o Pink Floyd foi indicado no Hall da Fama da Música do Reino Unido por Pete Townshend. Gilmour e Mason compareceram em pessoa, explicando que Wright estava num hospital devido a uma cirurgia no olho e Waters apareceu numa transmissão via satélite, de Roma.
2007 foi o aniversário de 40 anos em que o Pink Floyd assinou com a EMI, e o aniversário de 40 anos do lançamento dos 3 primeiros singles " Arnold Layne ", " See Emily Play " e " Apples and Oranges " e do seu primeiro álbum The Piper at the Gates of Dawn. Isso foi marcado pelo lançamento de uma edição limitada contendo mixagens estéreo e mono do álbum, além de faixas dos singles e gravações raras.
No dia 7 de Novembro de 2014, o Pink Floyd lança seu mais novo e último álbum intitulado " The Endless River ", encerrando suas atividades oficialmente logo após o lançamento do mesmo.
Após sair do Pink Floyd, Waters embarcou numa carreira a solo, editando três álbuns e a trilha sonora de um filme. Em 1984 lançou The Pros and Cons of Hitch Hiking que já estava sendo preparado desde 1978, em 1987 lançou RADIO KAOS e por último o álbum Amused to Death de 1992. Esses três porém não chegaram a se destacar quanto os titânicos da era Pink Floyd, um destaque um pouco maior foi Amused to Death.
Fora esses, Waters passou a maior parte dos anos 90 ( 16 anos de trabalho ) a compor uma ópera de três atos chamada Ça Ira cujo lançamento ocorreu em 27 de Setembro de 2005. A obra tratava-se de representar a Revolução Francesa de uma forma musical, sendo apresentada em Maio de 2013 no teatro municipal de São Paulo.
Após a destruição do Muro de Berlim em 1989, Waters produziu em 21 de Julho de 1990 em Berlim um grande concerto de “ The Wal l” com fins de solidariedade e para comemorar o fim da divisão entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. O concerto teve lugar na Potsdamer Platz um local que fazia parte da terra de ninguém do Muro de Berlim, foi considerado o maior concerto de rock e teve vários artistas convidados como: Bryan Adams, The Scorpions e Van Morrison, Cindy Lauper, Ute Lemper, Joni Mitchell entre outros.
Depois de um longo hiato, Waters voltou à estrada outra vez em 1999, tocando as suas músicas mais conhecidas do tempo do Pink Floyd juntamente com material da sua carreira a solo e uma música nova chamada Each Small Candle, tendo conseguido grande audiência.
Um dos shows da tour de 2000 foi gravado no DVD IN THE FLESH filmado em Portland, Oregon, Estados Unidos. Em 2002 a tour continuou e em Março passou pelo Brasil, tocando nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.
Neste ano Roger apresentou mais uma nova composição chamada Flickering Flame.
Roger Waters só voltou aos palcos em 2007/2008 com uma grande tour mundial que recebeu o nome de THE DARK SIDE OF THE MOON passando pelo Brasil com duas datas em Março de 2007 no Rio de Janeiro e São Paulo.Pink Floyd, universo este que gerou uma multidão de fans por todo o mundo, como é amplamente sabido. No entanto os “ floydianos ” não sabe ao certo porque gosta tanto da “ sua ” banda, se pelo carácter subtil das músicas de Roger Waters, se pela diferença de estilos musicais que os Floyd conseguem abarcar, se por outras razões menos perceptíveis.
O que é comum, é que as musicas dos Floyd não nos deixam indiferentes, e é muito frequente entre os admiradores terem o hábito de ouvir as músicas com os olhos fechados, num quarto escuro, “ sentindo ” assim a música, e compreendendo o seu significado ou atribuindo-lhe um significado muito pessoal.
Nunca houve uma banda tão perfeita, e não haverá mais , devido ao grupo lançar músicas, tão profundas, que nos levam ao passado, e nos invade a alma, nos elevando as alturas.
Deixamos abaixo uma " palhinha " ( com tradução ) de Confortably Numb ( Confortavelmente Entorpecido ), seguido da mesma música em trecho do filme " The Wall " também com tradução. Sem dúvidas uma das músicas mais lindas da maior banda de todos os tempos, imortal já e muito difícil de ser superada por qualquer outra banda ou gênero, pelo menos nos próximos 50 ou 100 anos, de acordo tão com este ignorante ponto de vista, mesmo sendo eu um tanto " suspeito " para emitir qualquer tipo de opinião, em se tratando de Pink Floyd meu coração sempre fala mais alto do que a razão... bora lá???
" Confortavelmente Entorpecido
Olá!
Há alguém aí dentro?
Só acene com a cabeça se você consegue me ouvir
Há alguém em casa?
Vamos, vamos, agora
Ouço dizer que você anda deprimido
Posso aliviar sua dor
Pôr você em pé de novo
Relaxe
Precisarei de alguma informação primeiro
Apenas os fatos básicos
Você poderia me mostrar onde dói?
Não há nenhuma dor, você está recuando
Um navio distante soltando fumaça no horizonte
Você só está sendo captado em ondas
Seus lábios se movem mas eu não consigo ouvir o que você está dizendo
Quando era criança, tive uma febre
Minhas mãos me pareciam dois balões
Agora tenho essa sensação mais uma vez
Não consigo explicar, você não entenderia
Não é assim que eu sou
Me tornei confortavelmente entorpecido
Me tornei confortavelmente entorpecido
Ok,
Apenas uma picadinha de agulha
Não haverá mais ah!
Mas você poderá se sentir um pouco enjoado
Você consegue se levantar?
Acredito mesmo que esteja funcionando, bom!
Isso o fará aguentar fazer o show
Vamos, está na hora de irmos
Não há nenhuma dor, você está recuando
Um navio distante soltando fumaça no horizonte
Você só está sendo captado em ondas
Seus lábios se movem mas não consigo ouvir você
Quando era criança
Eu peguei um vislumbre passageiro
Pelo cantinho do olho
Me virei para olhar mas tinha ido embora
Não consigo detectá-lo agora
A criança cresceu
O sonho acabou
E eu fiquei
Confortavelmente entorpecido.".
" O HOMEM QUE SABE RECONHECER OS LIMITES DA SUA PRÓPRIA INTELIGÊNCIA ESTÁ MAIS PERTO DA PERFEIÇÃO.". - Johann Goethe.
" O PREÇO DA PERFEIÇÃO É A PRÁTICA CONSTANTE.". - Desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário