segunda-feira, 22 de maio de 2017

RECADASTRAMENTO DE TÚMULOS.

RECADASTRAMENTO DE TÚMULOS. 

( ponto de vista ),
Está sendo realizado o recadastramento de túmulos do cemitério municipal, realizado pelo órgão responsável pelo meio ambiente.
O processo conta com editais e os documentos necessários para a realização do recadastramento são RG, CPF, comprovante de residência, certidão de óbito dos sepultados no local, título de aforamento e alvará de construção do jazido e túmulo.
A direção do órgão responsável pelo meio ambiente, afirma ( segundo vimos nos jornais ) que o recadastramento não tem custo, " a menos " que o responsável pelo terreno não possua o título de aforamento, dai ou nestes casos, será cobrada uma " taxinha " de R$ 40,77.
Certo, agora imagina quanta gente não lembrou de pegar o título de aforamento e demais taxas ou documentos em uma hora tão desoladora, não acho justo, por imaginar que A MAIORIA das pessoas não tenham os documentos requisitados no edital como exigência.
Segundo eles, este projeto foi elaborado, devido a necessidade que surgiu de se ter mais espaço no cemitério municipal, e o mesmo possuir vários túmulos abandonados, e, que supostamente serão destinados a outras famílias.
Eu particularmente, não vejo necessidade para esse recadastramento e muito menos de ter sido estipulada essa taxa, pois obviamente a maioria das pessoas acabam extraviando ou nem sequer pegando estes documentos na hora do " inesperado ", onde muitas vezes sozinhas têm que correr atrás de toda a burocracia do " sinistro ", muitas vezes e muitas dessas pessoas são idosas e analfabetas, ou até mesmo ficam " atordoados " e acabam por nem lembram onde colocaram tal documentação.
Ficar " revirando ossos " sem um esclarecimento maior às pessoas, é no mínimo " estranho ", imaginem quantas pessoas terão que pagar a " taxinha ", e ai eu me pergunto, para onde será destinado o dinheiro arrecadado? Será que alguém poderia nos elucidar melhor? Afinal, muita gente ainda não entendeu, mesmo depois de ter acompanhado e tentado entender o assunto através dos veículos de comunicação locais, eu inclusive...!
Há coisas que não possuem lógica e nem razões para acontecer... que seja então ou também, paralelo a isto elaborado um projeto para a construção de um novo cemitério, pois o município tem condições para isso, e é notório que necessitamos há Dez anos atrás já, de mais um cemitério para suprir as necessidades da população.
Essa ideia de recadastramento no meu ver, e tomara que eu esteja " redondamente enganado ", não vai dar resultados, até por que a necessidade, a demanda é bem maior do que o número de túmulos que serão disponibilizados depois do tal recadastramento, já que há um enorme número de casos de morte em um mês ( por exemplo ).
Com o desenvolvimento e crescimento da cidade, precisamos mesmo e urgente que tomem uma providencia a respeito da situação, achamos que cobrar essas " taxinhas ", pode acabar sendo um " chover no molhado "...
E se, seguido e cumprido à risca, imaginem quantos " milhares " não serão arrecadados.
Enfim, como " ponto de vista " cada um tem o seu, o meu fica registrado aqui, afinal, não está bem definida ou esclarecida a intenção desse fato... pelo menos não para mim...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário