quarta-feira, 28 de março de 2018

5 MINUTINHOS COM ALLAN KARDEC.

5 MINUTINHOS COM ALLAN KARDEC.

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte Leon Denizard Rivail, ( 1804 - 1869 ) foi o codificador do Espiritismo. Nasceu a 03 de Outubro de 1804 em Lyon ( França ).
Em 1855, o prof. Rivail depara pela primeira vez com o fenômeno das mesas que giravam, saltavam e corriam, em condições tais que não deixavam lugar para qualquer dúvida. Passa então a observar estes fenômenos; pesquisa-os cuidadosamente graças ao seu espírito de investigação que sempre lhe fora peculiar, não elabora qualquer teoria pré-concebida, mas insiste na descoberta das causas. Aplica a estes fenômenos o método experimental com o qual já estava familiarizado na função de educador, e, partindo dos efeitos, remonta às causas e reconhece a autenticidade daqueles fenômenos. Convenceu-se da existência dos espíritos e de sua comunicação com os homens.
Além das obras básicas da Codificação ( Pentateuco Kardequiano ), contribuiu com outros livros básicos de iniciação doutrinária, como: " O que é o Espiritismo ", " O Espiritismo na sua mais simples expressão ", " Instruções práticas sobre as manifestações espíritas " e " Obras Póstumas ".
Assim surgiu o Espiritismo: Com a ação dos espíritos superiores, apoiados na maturidade moral e cultural de Allan Kardec, no papel de codificador.
Com a máxima " Fora da caridade não há salvação ", procura ressaltar a igualdade entre os homens, perante Deus, a tolerância, a liberdade de consciência e a benevolência mútua.
E a este princípio cabe juntar outro: " Fé inabalável é aquela que pode encarar a razão face à face, em todas as épocas da humanidade ". E ainda esclarece Allan Kardec: " A fé raciocinada que se apóia nos fatos e na lógica, não deixa qualquer obscuridade: crê-se, porque se tem certeza e só se está certo, quando se compreendeu.".
Denominado " o bom senso encarnado " pelo célebre astrônomo Camille Flammarion, Allan Kardec desencarnou aos 65 anos, a 31 de Março de 1869.
De acordo com o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas ), o número de espíritas autodeclarados no Brasil é de 3,8 milhões apenas, mas, o grupo de simpatizantes com a doutrina criada por Kardec é de 30 milhões, segundo a Federação Espírita Brasileira.
Em " Kardec: A Biografia ", Souto Maior vai além da doutrina para contar como o cético professor Hippolyte se tornou um missionário que deu origem ao espiritismo. Em sua pesquisa, o jornalista e escritor usou documentos históricos, como jornais e revistas da época, inclusive originais da " Revista Espírita ", publicada todo mês por Kardec durante 12 anos.
Isso pode explicar o bom desempenho das produções anteriores e o rápido aparecimento de " Kardec: A Biografia " nas listas de mais vendidos das grandes publicações. Em edições da revista Veja e da Época, o livro recém-lançado ficou em 7º e 6° lugar, respectivamente, na categoria Não Ficção. Nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo do dia 02 de Novembro, a história de Allan Kardec ficou, respectivamente, em 6° e 9º lugar na categoria Não Ficção.
Rivail dominava vários idiomas, entre eles, alemão, inglês, holandês, italiano e espanhol. Traduziu para o alemão diversas obras didáticas de educação. Era membro de várias sociedades sábias, entre elas, a Academia Real de Arras. De 1835 a 1840, fundou, em sua casa, à rua de Sèvres, cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia Comparada, Astronomia e etc.
Dentre as obras de Allan Kardec destacamos algumas:
- Plano Proposto para Melhoramento da Instrução Pública, 1828
- Curso Prático e Teórico de Aritmética, 1824
- Gramática Francesa Clássica, 1831
- Catecismo Gramatical da Língua Francesa, 1848
- Ditados Especiais Sobre as Dificuldades Ortográficas (1849)
- O Livro dos Espíritos, Parte Filosófica, 1857
- A Revista Espírita, 1858
- O Livro dos Médiuns, Parte Experimental e Científica, 1861
- O Evangelho Segundo o Espiritismo, Parte Moral, 1864
- O Céu e o Inferno, A justiça de Deus Segundo o Espiritismo,1865
- A Gênese, os Milagres e as Predições, 1868.
Enfim, Allan Kardec, mesmo não sendo espírita é até hoje considerado " o pai do espiritismo ", que sempre ouvimos e ouviremos falar com um carinho sempre especial, tal qual Chico Xavier por exemplo, estes que com certeza serão eternamente lembrados como os maiores mestres do espiritismo de todos os tempos.
Curiosidade: Vale ressaltar que a doutrina espírita não foi criada dentro de um templo e nem mesmo dentro de lugares considerados sagrados, e sim durante as madrugadas e dentro de salões de bailes e festas parisienses.
" Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo - mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam.". - Allan Kardec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário