terça-feira, 27 de março de 2018

LEGIÃO URBANA e RENATO RUSSO.

LEGIÃO URBANA e RENATO RUSSO.

( ponto de vista / pesquisa / homenagem ),
Embalaram a minha adolescência... A banda Legião Urbana surgiu em Brasília, com uma carreira que durou entre 1982 e 1996. Ao todo, lançaram treze álbuns, somando mais de vinte milhões de discos vendidos.
O conjunto fez parte do cenário rock nos anos 80, ao lado de bandas como Paralamas Do Sucesso, Barão Vermelho, Ultraje à Rigor, Titãs, RPM, entre outras.
The Cure, The Smiths e Joy Division estão entre principais influências na sonoridade da Legião Urbana, quando iniciava sua carreira.
A banda soma oito discos de estúdio. Legião Urbana, de 1985, traz os primeiros hits da banda como: Será, Geração Coca-Cola e Ainda é Cedo. Em 1986, Dois, é lançado e solidifica o sucesso da Legião Urbana em todo o país com canções como Eduardo e Monica, Tempo Perdido e Índios.
Um ano depois é a vez de Que País É Este, disco que além da faixa homônima, ganha o público com Eu Sei e Faroeste Caboclo. As Quatro Estações é lançado em 1989 e traz grande número de hits na carreira da banda: Pais e Filhos, Há Tempos, Quando O Sol Bater Na Janela Do Seu Quarto e Meninos E Meninas.
A Legião possui oito álbuns de estúdio e cinco discos ao vivo, incluindo um Acústico MTV. Entre os principais álbuns do grupo estão o Dois, o segundo disco, e As Quatro Estações, o quarto. O disco Uma Outra Estação foi lançada em 1997, meses após a dissolução da banda, após o falecimento do cantor e principal compositor do grupo, Renato Russo.
A Legião Urbana surgiu depois que o Aborto Elétrico, banda punk de Brasília da qual Renato Russo era vocalista, guitarrista e compositor, e ainda incluía os irmãos Fê e Flavio Lemos, foi desfeita. Várias das músicas da banda estão presentes em Que País É Este, terceiro álbum da Legião, de 1987.
Renato Russo, o principal integrante da Legião Urbana e um dos maiores ícones da música popular brasileira, faleceu em 11 de Outubro de 1996, no Rio de Janeiro, vítima de consequências da AIDS. O cantor deixou centenas de músicas e vários sucessos nas paradas brasileiras, além de três discos solo, incluindo um de regravações e outro com canções em italiano.
Entre as principais músicas Legião Urbana, que conta com dezenas de sucessos, estão " Será ", " Pais e Filhos ", " Faroeste Caboclo ", " Eduardo e Mônica ", " Índios " e a minha preferida " Vento no Litoral ", entre outras várias que eu gosto da banda, para não arriscar todas.
Já no primeiro álbum intitulado " Legião Urbana " estavam hits que tocam até hoje nas rádios sendo ouvidos por pessoas que até mesmo não eram nascidos na época, como, " Será ", " Ainda é Cedo ", " Faroeste Caboclo " ( esta que foi a primeira música do Legião com a qual tive contato e que apesar de demorada, quase 9 minutos e sem refrão, acabei por decorar inteirinha logo na segunda vez que ouvi... ), e a lendária " Geração Coca-Cola ".
Em Maio de 2013 foi lançado o filme " Somos Tão Jovens" que retrata a adolescência de Renato Russo e como ele acabou passando de um adolescente cheio de conflitos a um dos maiores poetas do rock nacional. Para quem curte cinema também vale a pena assistir o filme " Faroeste Caboclo " que conta a história da música de mesmo nome.
Antes que passe despercebido, foi em Julho de 1983 que Legião Urbana faria uma apresentação no Rio de Janeiro que mudaria não só o rumo da banda como do rock nacional daquela época. Com uma mistura de músicas politizadas e canções de amor que marcaram época a Legião Urbana conquistou o público jovem e passou a ser respeitada pela critica musical.
A banda contava com a seguinte composição:
– Renato Russo – vocal
– Marcelo Bonfá – Bateria
– Dado Vila Lobos – Guitarra
O grupo teve também mais dois discos ao vivo, " Como é que se diz eu te amo ", gravado em 1994 e lançado em 2001, e " As Quatro Estações ao vivo ", gravado em 1990 e lançado em 2004, e mais duas coletâneas " Música para Acampamentos " ( 1992 ) e " Mais do Mesmo " ( 1998 ).
O cantor e compositor que fundou a seminal banda de rock Legião Urbana, Renato Russo, completaria 55 anos em 27 de Março ( ontem ). O músico morreu em 11 de Outubro de 1996.
Vítima de complicações decorrentes da Aids ( Síndrome da Imunodeficiência Adquirida ), Renato Manfredini Júnior ( seu nome de batismo ) tinha apenas 36 anos, mas já havia inscrito seu nome na história do rock nacional. Ele ocupava a 25ª posição na Lista dos " Cem Maiores Artistas da Música Brasileira da revista Rolling Stone " em Outubro de 2008.
Homossexual assumido desde os 18 anos, ele jamais confirmou ser soropositivo.
Com a Legião, Renato Russo, que nasceu no Rio, deixou oito álbuns de estúdio, cinco ao vivo e alguns lançados postumamente, além de vários contos e outros escritos.
Gravou também três discos solo e cantou com Erasmo Carlos, Cássia Eller, Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Paulo Ricardo, Leila Pinheiro, Biquíni Cavadão, 14 Bis e Plebe Rude, entre outros.
Sem dúvidas uma das mais bem sucedidas bandas do país em 14 anos de atividade, a Legião vendeu mais de 25 milhões de discos e com certeza absoluta se tornou imortal.
Enfim, a morte do mestre foi uma perda enorme e que chegou a desestruturar a banda que conseguiu se recompor, aliás uma perda enorme para todos nós, mas eu mesmo acredito piamente que ele ainda vive, até hoje e assim será ainda por muitos anos em nossas memórias ou quando ouvimos as suas músicas perfeitas.
Deixamos dois exemplares da banda, a primeira minha " música de cabeceira " e a segunda, a música que fez com que eu, em minha adolescência me apaixonasse em definitivo pelo trabalho do eterno Renato Russo e da própria Legião, com carinho Vento no Litoral ( 1 ) e Faroeste Caboclo ( 2 ),
Observação: Voltarei ao assunto abordando-o de forma mais pessoal, pois de fato foi a banda que " embalou " a minha adolescência e uma das poucas que ainda ouço até hoje.
" É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há.". - Renato Russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário