quarta-feira, 31 de julho de 2019

ASSÉDIO MORAL.


ASSÉDIO MORAL.


( P.V / P / À.P / A.S / 367-2017 ),

Temos ouvido cada vez com mais frequência pessoas reclamando sobre " ASSÉDIO MORAL " ( principalmente em se tratando de ambiente de trabalho... ), e este geralmente é praticado por aqueles(as) " mal amados(as) " dos infernos e que só estão lá mesmo é para atrasar a vida dos outros, se achando " os tals " ao mesmo tempo que " morrem de inveja " da pessoa alvo de assédio..., bem, vamos dar uma pesquisada para entendermos melhor o que é:

" Conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica, de forma repetitiva e prolongada e que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de causar ofensa à dignidade ou à integridade psíquica, e que tenha por efeito excluir a posição do empregado no emprego ou deteriorar o ambiente de trabalho, durante a jornada de trabalho no exercício de suas funções ".

" É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais
comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou
mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego ".

Situações típicas de assedio moral no ambiente de trabalho:

- Atribuições de tarefas complexas com prazos de cumprimento incompatíveis;
- Ocultação deliberada de informações essenciais ao bom cumprimento das tarefas;
- Críticas insistentes e públicas ao desempenho sem apuração das razões possíveis para o fato;
- Segregação de trato do empregado mediante contato por meio de terceiros;
- Humilhação pública, assim compreendida por exemplo o confinamento do ambiente de trabalho, revistas pessoais e de mesa de trabalho, inadequação do ambiente de trabalho;
- Tratamento rude ou irônico com realce de dotes individuais negativos;
- Insinuações a respeito de condutas sexual e social;
- Ociosidade deliberada, rebaixamento funcional;
- Propalação aberta ou vela de problemas pessoais ou familiares.

Reflexos negativos para a instituição:

- Redução da produtividade;
- Descrédito com o público externo;
- Redução da lealdade e dedicação dos subordinados;
- Acréscimos nos custos derivados de substituições por afastamento ( doenças, etc ).

Principais consequências da configuração do assédio moral para o assediado:

- Desestruturação da personalidade;
- Quebra da auto-estima;
- Sentimento de inferioridade intelectual e social;
- Stress psíquico;
- Elevado índice de ausência por razões emocionais;
- Conflitos desnecessários;
- Aposentadorias precoces;
- Pedidos de cessão.

Tutela Jurídica:

O assédio moral agride os valores humanos fundamentais e, portanto, está submetido a tutela.

( Fonte: Wikipedia ).

Um breve comentário:

Se você está sofrendo de assédio moral, o que antes você não estava informado do que era, leia e aproveita para rever a situação que você está vivendo.

Ninguém, absolutamente ninguém ( filho da puta nenhum... ) tem o direito de humilhar o outro, seja no trabalho, seja em casa ou seja aonde for, ninguém é melhor do que o outro como se julgam por ter uma posição de chefia, ou ter uma situação financeira avantajada, isso não dá o direito à ninguém de humilhar, rejeitar ou maltratar o próximo, ainda que nos dias de hoje as pessoas estejam cada vez mais " caras de pau ", umas por que " são a lei ", outras por que têm mais dinheiro e acham que podem tudo...

Precisamos resgatar valores, estes que são a verdadeira lei e para tudo, só os valores morais nos dão dignidade de sermos seres humanos dignos e completos.

Ainda, não adianta ter " n " leis se o caráter é corrompível, nós somos a nossa essência, portanto temos que preservar justamente isso... assim, e só assim poderemos voltar a ser humanos, pois quem humilha o outro, não é digno de confiança e tampouco de " conduzir o título " de SER HUMANO. Pensemos nisso...!.

" O QUE MAIS ME IMPRESSIONA NOS FRACOS, É QUE ELES PRECISAM DE HUMILHAR OS OUTROS PARA SE SENTIREM FORTES... ". - Mahatma Gandhi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário