domingo, 23 de fevereiro de 2020

CORRUPÇÃO, FALTA DE CONTROLE OU UMA QUESTÃO CULTURAL?

CORRUPÇÃO, FALTA DE CONTROLE OU UMA QUESTÃO CULTURAL?

( ponto de vista / assunto sugerido ),

É muito suborno, propinas, mensalões, operação lava jato, entre outros tipos e denominações espalhadas pelo Brasil.

Mas quem já não ouviu que aqui no Brasil, a corrupção é uma coisa natural? No entanto, a corrupção existe em qualquer forma de governo, seja ele democrático ou não, e ainda alguns acreditam que a prática da corrupção seja uma parte do modo de viver, do chamado " jeitinho brasileiro ", este praticado por muitos.

Os governantes se apossam do dinheiro público, acham que podem burlam impostos, pagam para alcançarem o que querem antes do tempo legal, se infiltram em cargos políticos, se duvidar subornam até guardas de trânsito, entre inúmeras outras coisas que acontecem por aqui.

Algumas iniciativas precisam ser tomadas em caráter de urgência ( triste é saber por parte de quem... ), principalmente o controle da sonegação, da lavagem de dinheiro e da corrupção.

O que assusta aqui no Brasil, já considerado um país corrupto devido a sucessivos escândalos de desvio de dinheiro público, é a impunidade na maioria dos casos, e aí vem a pergunta que não quer calar, o poder corrompe? Pois é, vai saber...!

Para muitos a corrupção é um fator cultural e moral, já " impregnados " por aqui.

E, para mudarmos a realidade vivida no Brasil, só mesmo com atitudes rígidas de controle e fiscalização que inibam de fato as práticas corruptas. Assim mudaremos também certos conceitos formados por aqui, onde a corrupção já é uma coisa considerada normal, onde acredita-se que os brasileiros já trazem isso na cultura e que não tomam medidas ou iniciativas para mudar isso, consequentemente os casos de corrupção vão aumentando a olhos vistos.

Precisamos de atitudes rígidas, de controle de verdade e não de alguém que manipule ou " controle " a seu favor, precisamos de gente honesta e que não se deixe corromper ( se é que existem ), é isso é o que estamos precisando e de imediato, então, já seria bom começarmos a pensar em importar...!

" De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.". - Rui Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário