domingo, 9 de fevereiro de 2020

SKATISMO, DA ORIGEM Á ADRENALINA.

SKATISMO, DA ORIGEM Á ADRENALINA.

( ponto de vista / assunto sugerido ),

O skate foi inventado por surfistas e surgiu nos anos 60 na Califórnia, Estados Unidos, como uma brincadeira para os dias em que o mar estava sem ondas. Eles juntaram rodinhas de patins com um " shape " ( a tábua ) e assim criaram o skate.

O skate, ou skateboarding, é um esporte de origem norte-americana de meados do século XX. Pode ser praticado tanto por homens quanto por mulheres. Como modalidade esportiva, e também como prática recreativa, o espaço adequado são pistas que possuem trechos de elevações para que sejam executadas as manobras, ou até mesmo ( e melhor assim ) as próprias ruas para a modalidade " street ".

Apesar de haver variações nas formas como se pratica essa modalidade, um dos objetivos principais tem base na criatividade e no grau de dificuldade com que certos movimentos são feitos pelo participante quando ele está sobre um skate.

Eu particularmente e desde pequeno simpatizo com a prática desse esporte, mesmo fazendo alguns anos que eu não subia em um deles, mas, retornando agora posso dizer que não perdi o jeito, pelo menos não totalmente, quem sabe por " estar nas veias ", afinal, pratiquei muito quando menino e andava em turmas de skatistas, inclusive " me criei " junto e desde pequeninho com um tal Junae Ludwig, um caçadorense que chegou a ser campeão brasileiro por alguns anos consecutivos e em mais de uma modalidade ( curiosidade esta que deve ser novidade para muitos, portanto, voltarei ao assunto em breve... ).

Enfim, eu, assim como fiz com diversas outras coisas na vida, inclusive com os estudos, acabei abandonando na metade do caminho a pratica do skatismo, até porque na escola eu era obrigado pelo " caxias " do professor de Educação Física a jogar futebol, odeio e confesso, ficar encostando em homens suados e fedidos não era e nem é a " minha praia " ( minha fruta sempre foi outra... ), tanto é que reprovei por 3 anos na escola e mesmo com boas notas em todas as outras matérias, tive que repetir o a ano letivo unicamente por causa da Educação Física. A mentalidade do " professor caxias " aliado á mentalidade da " escola discriminatória " não permitia o uso de skate dentro do espaço utilizado para a Educação Física, logo, abandonei.
Certo foi o amigo Junae, que colocou seu skate debaixo do braço e partiu para a capital, se tornando posteriormente proprietário de diversas lojas, e de grande porte no segmento.

Sobre futebol, vale ressaltar que herdei do meu avô Fiorindo ( pai da minha mãe ) uma espécie de repulsa, e faço minha agora a sua frase:

" Futebol nada mais é do que um monte de bobos correndo atrás de uma bola ".

Xitooo, era a forma de pensar dele e é a minha também. Ah, e o mais cômico de tudo isso e quem me contou foi a minha mãe, quando meu avô faleceu, em Concórdia, deram seu nome a um campo de futebol em sua homenagem. aff, eu teria voltado e " puxado nos pés ", mas ele certamente descansa em paz, e no céu.

Junto com minha turma de skatistas da época, entre eles, Ita, Cebola, Silvano, Mosca e mais uma porção, reivindicamos para nossa cidade um espaço para podermos fazer uso dos nossos skates, e adivinhe, não é que conseguimos, ganhamos uma pista na pracinha Nossa Senhora Aparecida ( sei lá se ainda existe, não passo por lá, acho que foi demolida ) mas usamos muito pouco, pois além de mal feita, era mal conservada e sem as devidas manutenções, e isso acontece com muitas coisas, basta você prestar atenção, quer exemplos? A Ciclovia ( que de ciclovia não tem nada, mas não deixa de ser um bom espaço para uns passearem, caminharem ou correrem e outros fumarem maconha... ) e o próprio Parque Central.

Embora agora, depois de velho e de não ter mais todo aquele " pique " e toda aquela coordenação de outrora, voltei, mas claro que com um pouquinho mais de conforto, o " skateboarding electric " é muito mais confortável apesar de bem mais difícil, é dificílimo e exige muito apesar de ser elétrico, mas, logo que adquirir a pratica outra vez, tirarei do " fundo do baú " o meu skate Powellperalta ( era o que havia na é poca... ) de anos atrás e pretendo voltar pra lá " pra época das cavernas " com ele, aliás, ele era tão bom e tão caro que eu nunca o usei, exceto uma vez ou outra antes de parar de praticar. Quando ganhei ele do meu pai, montado na Aloha de Balneário Camboriú na ocasião de um aniversário, ele custou para o meu pai mais que o dobro do que custaria a mais cara de todas as bicicletas.

Bem, maginem o equilíbrio que temos que ter para andar de skate. Mas o esforço é compensado pela emoção e pelo fascínio que fazem com que a adrenalina aumente. Andar de skate é sim um exercício físico ( e completo senhor " professor "... ), através dele gastamos muitas energias, mexemos com muitos músculos, principalmente os das pernas e pés. E claro que o skate além de mexer com os músculos, mexe também com a cabeça, e com o coração...

Os skatistas trabalham, são detentores de méritos, afinal tal esporte exige bastante da pessoa, são " tiros de velocidade ", agachamentos, giros, saltos, equilíbrio, resistência, enfim tanta coisa! Ufa, é preciso muito fôlego, viu? Ainda chego lá de volta...

Esses movimentos exercitam massivamente os músculos dos braços, das pernas, do abdômen e fazem bem à saúde do coração e do cérebro. Por isso, e para quem quer deixar o sedentarismo de lado, essa " prancha de rua " é uma ótima opção aeróbica e anaeróbica.

Andar de skate também trabalha tonicidade aos músculos e a capacidade cardiorrespiratória. Isso sem falar na coordenação motora, flexibilidade, capacidade de reflexo, de concentração ( preciso muito, mas já fui pior... ) e até de socialização. Enfim, na pratica desse esporte, até o cérebro pode " sair ganhando ". E aí, se empolgou? Bora lá, se jogar na onda do surfe de asfalto...!

observação: use os equipamentos de segurança.

" Andar de skate por amor
Apenas por diversão
Para se sentir bem
Pura satisfação
Do jeito que quiser
Skate é liberdade
Nas ladeiras e nas pistas
Ou nas ruas da cidade.". - Crislambrecht.

" SKATEBOARD NÃO É CRIME.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário