quinta-feira, 6 de agosto de 2020

AINDA CONTINUO CAMINHANDO POR AÍ...

 AINDA CONTINUO CAMINHANDO POR AÍ...


( ponto de vista / assunto sugerido / continuação texto ontem ),

Vamos dar uma espiadinha aqui, nessa farmácia...

" Algumas farmácias aumentaram os preços dos medicamentos, além dos limites estabelecidos pelo Ministério da Saúde.".

Os reajustes foram de até 7% ( Março ) enquanto os reajustes autorizados foram de 3,54% a 6,01%, dependendo da participação dos genéricos no mercado também.

E cuidado, que os preços dos genéricos podem variar de farmácia para farmácia, podendo chegar a uma diferença de preços de até 433%, portanto, a população deve ficar atenta e se achar os preços abusivos procurar seus direitos no Procon.

A concorrência de farmácia para farmácia pode ser boa para reduzir os preços, e isso pode ser bom também para nós consumidores, para que nós não sejamos explorados pela pura necessidade de comprar.

A ajuda da Anvisa também seria de grande valia na redução da exploração nos preços, se nos fossem receitados apenas os remédio realmente necessários e de fato indicados para sanar os nossos problemas, sendo assim, sem ceder ás propagandas ( televisivas principalmente ) de produtos novos e caros e que muitas vezes fazem o mesmo efeito de um antigo, eficaz e barato.

Assim, nós consumidores poderíamos estar adquirindo produtos com um preço justo, afinal muitos dos que necessitam de remédios são justamente os assalariados e os aposentados, ou ainda os portadores de problemas crônicos, esses que necessitam diariamente de remédios e que, com o abuso dos preços, termina por ficar difícil pra todo mundo, quem dirá para esses...

Observamos que, aqui, na farmácia tem certos produtos que valem mesmo a pena serem adquiridos aqui mesmo, e que muitas vezes em supermercados ( por exemplo ) o preço acaba sendo quase dobrado ou triplicado, são eles: Shampoos, condicionadores, cremes dentais, anti-sépticos bucais, sabonetes, maquiagens, dentre inúmeros e outros que podemos encontrar aqui com preços bem acessíveis ou melhores que os praticados no mercado.

Foi feita uma pesquisa com os preços dos medicamentos do Brasil e da Suécia, e adivinhem... sim, o Brasil ( e mais uma vez ele ) tem os preços dos medicamentos 60% mais caros.

Aí pesquisaram também o porque de os preços serem tão abusivos e terem tanta diferença assim, e constatou-se que um dos motivos do preços altos, é os gasto excessivo com marketing. Acreditem, eles chegam a gastar 60% destinado a publicidade e 20% em produção. Pode isso, Arnaldo?

Recentemente também, o Idec comprovou então que os preços de 94 medicamentos essenciais aos brasileiros com os mesmos medicamentos que circulam no mercado internacional, e encontrou variação de custos de até 78 vezes mais caros que no Brasil.

Deveria ser estabelecida uma tabela fixa nas farmácias, que permitiria ao consumidor não sofrer abusos por parte de alguns gananciosos e proprietários de farmácias, que as vezes devido a só pensarem em dinheiro, acabam não praticando o preço justo e o bom senso.

Eles ( e o próprio governo se inclui aqui... ) por sua vez, deveriam pensar naqueles que têm menos, e que, na crise que enfrentamos hoje muitos acabam tendo mesmo é que optar, ou pelos remédios, ou pelos alimentos ( do texto de ontem ).

Então, opte por uma farmácia de confiança, e por um farmacêutico conhecido, só assim você poderá ter certeza que vai ter de fato seu problema resolvido, e sempre com o preço mais justo possível...!

" A NATUREZA FEZ O HOMEM FELIZ E BOM, MAS A SOCIEDADE DEPRAVA-O E TORNA-O MISERÁVEL.". - Jean Jacques Rousseau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário