sexta-feira, 7 de agosto de 2020

CÂNCER, INIMIGO CRUEL. ONDE NEM SEMPRE VENCEM OS FORTES...!

 CÂNCER, INIMIGO CRUEL. ONDE NEM SEMPRE VENCEM OS FORTES...!


Quando uma pessoa descobre que tem câncer torna-se demasiado difícil controlar o lado psicológico, parece que a pessoa perde o chão, ela recusa a acreditar num primeiro momento...!

Vem a angústia, a sensação de abandono, o sofrimento e o medo da morte... e o sofrimento só agrava e aumenta tanto o problema físico quanto o psicológico...!

Por que de maneira geral, as pessoas automaticamente relacionam o câncer com a morte, e logo pensam na dependência dos outros, alguns têm muita fé e esperança de cura e lutam pela vida, já outros desanimam, desistem, deixam de viver já em vida e se excluem de tudo, as vezes de todos e até mesmo de sorrir...!

As pessoas se sentem em profunda depressão e entram em grande confusão mental. A aflição torna-se uma constante tanto para a família quanto para a própria pessoa...!

Na verdade o câncer muda a vida de qualquer um, causa medo e logo em seguida pode causar ódio de si próprio e da doença, e finalmente vem a pergunta: Por que eu?

Ninguém está preparado para receber tal noticia, que está com câncer, e eles custam a acreditar nisso, é um momento de sentir-se só, abandonado, é também onde aflora as lembranças e as saudades de pessoas queridas, que possivelmente na ideia deles, tão logo serão deixadas pra trás...!

É uma questão muito delicada, a pessoa fica constrangida em falar sobre o assunto, eles ficam angustiados pensando que eventualmente estariam falando nada mais, nada menos do que da morte...!

Normalmente as pessoas envolvidas pensam que sempre haverá tempo para falar sobre algumas coisas e deixam para mais tarde, por medo de magoar, e só a pessoa pode optar se deve ou não fazer os tratamentos, enfim, tomar suas decisões...!

É claro que ninguém quer e que geralmente são pegos de surpresa, e diga-se de passagem, que surpresa desagradável... e dai em diante a nova e temida " realidade " vem a tona e a pessoa começa a lutar pela própria vida...!

É como se observássemos uma pessoa que amamos morrer aos poucos, e podemos afirmar com largo conhecimento de causa que não tem coisa pior que isso, ver a pessoa ali sofrendo na sua frente e você sem poder fazer nada, a não ser dar amor, carinho e muita atenção...!

É como se estivéssemos de mãos atadas, a gente conforta, tenta levantar o astral da pessoa, mas no fundo nós também " baqueamos ", mesmo sabendo que é nesta hora que temos que ser mais forte que a pessoa acometida do desconhecido, para poder aguentar ver tanto sofrimento, mas como Deus é acima de tudo, é aí ( ou nele...) que você arranja forças para lutar junto...!

A pessoa com câncer isola-se do mundo, na verdade deve se sentir com raiva do mundo, entra em depressão, fica estressada, além de que o câncer afeta todo o equilíbrio, principalmente o psicológico, e também é claro a qualidade de vida, causando grande impacto para todos da família e principalmente para a pessoa acometida...!

Essa chocante noticia tem que ( ou deveria... ) ser dada com muito cuidado, principalmente porque a pessoa acometida de tal TERÁ que ACEITAR e ABSORVER com mais facilidade, e obter informações e não " criar idéias " distorcidas que acabam abalando ainda mais a vida da pessoa...!

E a sociedade, esta incrivelmente ainda olha com olhos de desprezo para quem tem câncer, como se eles fossem portadores uma doença contagiosa, a regra não é geral, mas a sociedade de " certas formas " ainda ignora e exclui os doentes...!

Ainda também a sociedade é omissa para os portadores de câncer, discriminam como se fosse culpa deles portar o câncer, há sim quem fica olhando com " cara de nojo " quando vêem alguém doente, com problemas visíveis a olhos nus, sem cabelos por exemplo.... são uma minoria é claro os que acham e julgam que todos tem obrigação de ser saudáveis por toda vida...!

São pessoas que tem uma mentalidade fútil e errônea, aliás, esquecem-se estes que no final das contas 50% de chance os levará a percorrer o mesmo caminho tortuoso... os outros 50% ficarão por conta de um *AVC mesmo que não é o assunto em pauta...! Ou você conhece outra forma de morrer??? ( *voltaremos ao assunto )

Enfim, nós gostaríamos de receber e sempre só boas noticias, seria este o mundo ideal, mas porém nem sempre é como queremos ou sonhamos, o mundo real é o que vivemos, formado de tristezas, alegrias, derrotas, doenças ( dentre elas o câncer... ), desencontros, amor, carinho, raiva, vida e morte... e etc...!

Temos que ser fortes para vencermos o DESCONHECIDO! E o câncer, assim como outras doenças, faz parte do mundo real, temos que saber enfrentá-lo para " quem sabe ", isso mesmo, eu disse " quem sabe " sairmos vitoriosos...!

Dedicamos este texto a nossos queridos, que mesmo aqui juntinho de nós, em meio a aparatos e esforços de toda sorte e muitas orações " perderam a batalha " para este desconhecido, perdemos com eles a batalha... mas que mesmo assim nos deram força e no deixaram grande aprendizado, desde o dia em que juntos empunhamos a espada e fomos a luta, até o triste dia da despedida, do adeus, ou, do até breve...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário