quarta-feira, 5 de agosto de 2020

ENQUANTO ISSO, LÁ NO CAMPO...

ENQUANTO ISSO, LÁ NO CAMPO...

No campo, as atividades desempenhadas podem ser " duras ", mas devem ser compensadas pela maneira de viver que é muito mais saudável, geralmente eles plantam para o próprio consumo e sem uso de agrotóxicos. Os " camponeses " fazem pratos e iguarias deliciosos, entre eles salames, queijos, massas, geleias, conservas, sucos, vinhos e remédios inclusive, geralmente a base de ervas ou simpatias, sempre têm por perto diversos tipos de árvores frutíferas, eles cultivam a terra, plantam suas próprias saladas, verduras, temperos e etc...!

As donas de casa que moram no campo geralmente preparam a comida em fogão a lenha, preparam o café no bule, o pão caseiro no forno de pedra movido a lenha, bem como uma diversidade de doces caseiros e muitos outros itens feitos a mão...!

Alguns possuem vacas de onde tiram leite, e também têm outros animais para obter ovos e carnes para o consumo próprio...!

Até o cigarro no campo é diferente, menos prejudicial também, composto por substâncias naturais como o fumo envolto em uma palha de milho, o popular " paieiro " o que proporciona uma experiência diferenciada e agradável, do aroma e do sabor à simplicidade e o charme do campo...!

Sem contar com a tranquilidade que o campo oferece, a paisagem que vale mais que ouro e é maravilhosa, realmente não tem preço ouvir o barulho da água e os sons ( ou o silêncio ) da natureza, ver aquela grama verdinha, ter contato direto com a terra que capta toda nossa energia negativa, isso nos revigora e nos acalma, é como estar em constante terapia sem precisar fazer nenhum tipo de terapia...!

Por falar em " terapia ", pense num lugar onde a moda de viola, as conversas em volta do fogão a lenha macetando pinhão é dominante, impera a família, nada de tevê, FACEBOOK, jornais e etc... quando muito um " radinho " ( a pilhas ) para ouvir um Tonico e Tinoco, Cascatinha e Inhâna, Milionário e José Rico entre outros...!

As atividades manuais, como crochê, tricô, enfim artesanatos, que são passados de mãe para filha, junto com o cuidado de ensinar a ser uma boa e caprichosa dona de casa, e no verdadeiro sentido da palavra...!

E o carisma das pessoas que moram no campo, elas parecem irradiar alegria, uma leveza, elas são calmas tanto para agir quanto para falar, tudo no campo é paz...!

É muito bom respirar o ar puro, ouvir o canto dos pássaros, as nascentes de água, tudo é tão simples, e ao mesmo tempo perfeito...!

Sim, as coisas mais belas e gostosas da vida são as coisas mais simples, e perceba que a simplicidade está em cada detalhe do que vemos no campo, e atualmente, essa tal " simplicidade " já está chamando a atenção do mundo, as pessoas dia a dia mais estão começando a dar valor e estão percebendo a diferença de uma vida agitada, com poluição de toda sorte e para todos os lados, as comidas cada vez com mais agrotóxicos ou geneticamente modificadas, logo, cada vez mais prejudiciais para a nossa saúde...!

Estão, ou, estamos tentando resgatar tudo que é o mais natural possível, até a própria água de poços ou bicas estão recebendo maior número de visitantes, e olha que está cada vez mais difícil de encontrarmos nascentes e uma água pura, sem contaminações... bem, quem diria que um dia, mais precisamente hoje ou agora, teríamos que comprar água... será mesmo que nunca pensamos que isso um dia iria acontecer...?

" Não pensem que são pirilampos estas estrelas lá fora
É a lua clara dos campos refletida nas esporas
Não pensem que são pirilampos estas estrelas lá fora
É a lua clara dos campos refletida nas esporas
Se uso vincha na testa é pra ver o mundo mais claro
Não vendo o mundo por frestas lhe posso fazer reparos
Sem cinturão com guaiaca me sinto quase que em pelo
Quando meu laço desata sou carretel de novelo
Da bodega levo um trago pra matar a minha sede
Meu chapéu de aba quebrada beija santo de parede
Atirei as boleadeiras contra a noite que surgia
Noite adentro entre as estrelas se tornaram Três Marias...".

É, " meu reino não é deste mundo ", e se é, então eu nasci mesmo em lugar errado, impróprio ou inadequado...!!!

Ah, se eu não terminasse este texto com uma citação do nobre Armandinho eu não estaria sendo eu mesmo, fala aí, Armandinho...

" A felicidade se encontra nas coisas mais simples da terra...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário