quarta-feira, 5 de agosto de 2020

CAMINHANDO POR AÍ...

CAMINHANDO POR AÍ...

( ponto de vista / assunto sugerido ),

Pude observar nitidamente que as lojas estão vazias, sem clientes e cada vez com menos vendedores. De certo eles, os vendedores estão sendo despedidos devido a escassez de clientes, esta que consequentemente não faz o dinheiro girar, pelo menos não como girava a alguns meses atrás.

Acho até ( mas só acho mesmo... ) que o comércio foi o setor que mais sentiu a " pancada " da crise, e nenhuma região deve ter escapado dessa, a situação deve estar " pegando " meio que geral. Em São Paulo por exemplo são quase 50 mil vagas a menos de desemprego segundo reportagem que assisti em jornais.

Sem contar que ainda tem inúmeras lojas fechando as portas devido ao dinheiro estar dando tão somente para as despesas básicas, e olhe lá... quando não falta até pra isso!

Em Maio deste ano começou " despencar " e piorar a cada dia a situação dos empregos no Brasil, com preços altos e a inflação também cada dia mais alta, vimos aumentar absolutamente tudo, energia, água, alimentos e etc, e aquela porcaria do salário continua lá, no mesmo valor, não permitindo ocorrer o giro de dinheiro para suprir as necessidades ( básicas inclusive ) da população.

A queda nas vendas chega a 40%, e o comercio é quem mais sente os efeitos da crise. Os consumidores então ficam até sem crédito para gastos maiores, até porque muitos deles já estão no SPC e SERASA, e sendo assim, vão empurrando as despesas e as contas com a barriga ( e bem que fazem ).

Salvam-se ainda uma minoria, aqueles que vendem barato e não não almejam " ganhar tudo " em cima de um cliente só, esses ainda conseguem fazer um giro de dinheiro, mas, nas lojas em que o valor é mais alto e que pretendem " ganhar tudo " permanecem paradas, estagnadas á espera de uma " alma viva " para " salvar a pátria " ( ou o leite dos barrigudinhos... ), e muitas até fecham as portas por falta de clientes, sim, não há mais dinheiro ou crédito para gastar, quem dirá para " bancar " e sustentar padrão de vida de exploradores.

O faturamento ainda é afetado pela alta do dólar ( que hoje mais uma vez chegou ao seu ápice ) e que termina por causar o aumento de aluguéis e de muitas mercadorias

Sem contar que os proprietários de lojas já pagam os aluguéis um absurdo ( mesmo que neste ignorante ponto de vista ainda pagam barato pelo tanto que costumam EXPLORAR... ), e muitos destes mal estão conseguindo lucrar para dar conta do sagrado ( o aluguel ).

Enfim, tudo envolve a diminuição de gastos por parte dos clientes, ( que até que enfim cansaram, mesmo que por obrigação de serem explorados... ) e que por sua vez sumiram, evaporaram, claro que devido a serem forçados a cortar algumas despesas e alguns " confortos ".

E eu particularmente, continuo aqui na torcida para que a situação piore e bastante, quem sabe assim, essa " crise " toda sirva como uma aula, tanto para os comerciantes exploradores quanto para esses clientes que costumavam pagar tudo ( dobrado ou triplicado ) e sem sequer chiar o ( também sagrado ) desconto...!

No mais, é bem como diz o Ari Toledo:

" A SITUAÇÃO ESTÁ TÃO FEIA QUE ATÉ QUEM NUNCA PAGOU NÃO TÁ COMPRANDO...!.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário