sexta-feira, 7 de agosto de 2020

PODE SER COISA DA MINHA CABEÇA, MAS PARA FECHAR A SEMANA DA TRIBUNA VOU " CRUCIFICAR " ELA QUE " CRUCIFICA " A GENTE... ... A " SÍNDROME DA PRESSA "...!

 PODE SER COISA DA MINHA CABEÇA, MAS PARA FECHAR A SEMANA DA TRIBUNA VOU " CRUCIFICAR " ELA QUE " CRUCIFICA " A GENTE...


... A " SÍNDROME DA PRESSA "...!

Atualmente vivemos num mundo onde andamos com pressa para tudo e para os afazeres sempre estamos ocupados, apurados ou correndo...!

A " síndrome da pressa " altera o emocional, o físico e o profissional, enfim, altera e afeta tudo...!

Algumas pessoas gostariam apenas de diminuir o ritmo, mas como conseguir diminuir o ritmo em um mundo tão agitado? Como não ter pressa em um mundo tão apressado?

Ela, a " síndrome da pressa ", tem sinais parecidos com os sinais do estresse, até podem ser confundidos, ela causa hostilidade, a pessoa fica intranquila, agitada e ansiosa o tempo todo, os sinais mais evidentes são mãos frias e pegajosas, boca seca, náuseas, diarreia, alteração na frequência urinária, dificuldade para engolir, dores musculares e sudoreses de toda sorte...!

Esta síndrome é um problema psicológico que afeta o SNC - sistema nervoso central, ela geralmente se manifesta em pessoas que só sabem ou conseguem agir e tomar decisões sobre pressão, sejam elas, as pressões, reais ou imaginárias...!

Suas " vitimas " acham que nunca terão tempo para realizar tudo o que precisam no dia-a-dia e que já premeditaram anteontem... ela não é uma doença, mas eventualmente agravando-se pode acarretar doenças devido a agitação provocada, como por exemplo problemas cardíacos e ulceras...!

Os portadores da " síndrome da pressa " não admitem atrasos, e querem que o dia tenha mais de Vinte Quatro horas ( e muitas vezes conseguem tal proeza, fazer com que o dia seja como o Unibanco, 30 horas...
) para fazer todas as tarefas " consideradas necessárias ".

A pressa, inconscientemente se torna um " vício " e a pessoa quer que todos tenham o ritmo igual ao dela, não admitindo nada ao contrário disso...!

Tem casos graves e crônicos, mas ela pode ser tratada e na maioria das vezes não se trata de distúrbio emocional, mas de consequências natural do trabalho, ou da própria vida em si...!

A pessoas portadora da " síndrome da pressa " fala rápido e não andam, quase correm...!

A pessoa afetada precisa PRINCIPALMENTE aprender a controlar a ANSIEDADE e a HIPERATIVIDADE, e sem se angustiar com aquele pensamento de que tudo na vida vai dar errado...!

O tratamento varia de acordo com a causa e evolve diversas mudanças no comportamento, como: Descanso regrado, alimentação equilibrada e exercícios físicos para controlar o ritmo...!

Mas o DESAFIO é grande, até porque muitos nem percebem que têm a " síndrome da pressa ", acham que é normal nos dias de hoje e custam a admitir e perceber, e muitas vezes ainda se perguntam ou questionam aos outros:

" Nossa, você já percebeu que os dias, as semanas, os meses, os anos estão passando cada vez mais rápido...?.". Claro, você está vivendo a " síndrome da pressa "... quem nunca???

Portanto fazer relaxamentos, lazer, TERAPIAS OCUPACIONAIS e perceber o problema ajuda a evitar problemas e danos maiores a saúde...!
Ah, eu mesmo encontrei na NATUREZA um grande apoio para no mínimo amenizar este problema que até pouco tempo era constante na minha vida...! Respirar ar puro no meio do mato foi o meu antídoto...!

Mude a rotina se assim for preciso, pois inibir a pressa é fundamental, faça atividades físicas, trabalhe a sua respiração e comece por respirar fundo e regularmente, de um " 360 " na sua vida, enfim, DESACELERE...!

Afinal as melhores coisas da vida são feitas devagar, sem pressa, curtindo o aroma e o sabor...!

E nunca esqueça da célebre frase de autor desconhecido que circula quase que diariamente aqui mesmo pelo FACEBOOK:

" Mais vale chegar atrasado neste mundo do que adiantado lá no outro...".

FICA A DICA, apressadinho(a)...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário