quarta-feira, 5 de agosto de 2020

UM PULINHO ALI NO " PENA ".

UM PULINHO ALI NO " PENA ".

A estação ferroviária foi inaugurada a principio como Taquaral Liso, e em 1909 a estação ferroviária é englobada em um plano de colonização que não deu frutos no quadro urbano, apesar de ter sido inaugurado um trecho da ferroviária por Afonso Augusto Moreira Pena, que naquela época, foi por curto espaço de tempo parte da estrada de ferro São Paulo - Rio Grande do Sul...!

A vila hoje lembra uma " cidade fantasma ", semelhante as de filmes de faroeste se comparada a quando foi fundada, com homens carregando troncos de madeira nas costas, trata-se de lavradores, que acharam melhor recolher os dormentes da ferrovia " meio abandonada "...!

Em Presidente Pena também há uma espécie de poço, uma vertente natural de água límpida e cristalina, chamada de olho d'água, dizem que foi o Monge João Maria que deixou e que o mesma é abençoada por ele, logo a tal água seria dotada de poderes curativos...!

Encontravam-se lá 26 domicílios particulares, 1 edificação, 23 estabelecimentos agropecuários e 86 eram a quantidade de pessoas que lá moravam, com rendimento de 362,25 ( em moeda corrente na época ) per capita, e hoje possui um total de aproximadamente 50 endereços encontrados...!

Com uma altitude de 1009 metros, a estação ferroviária de Presidente Pena atualmente e supostamente está sendo utilizada como depósito da moradia mais próxima que também pertencia ( ou pertence ) à RFFSA...!

A data da construção do prédio foi 1910 e sua inauguração foi em 05/04/1909, passou a contar com os " trilhos " em 3 de Abril de 1909, quando o estão presidente da república Afonso Pena, inaugurava um trecho de 103 quilômetros de linha férrea entre as localidades de União da Vitória e Taquaral Liso, hoje Linha Afonso Pena...!

Miguel Calmonm Dum Pim e Almeida, ministro da viação e obras públicas, veio visitar juntamente com o presidente Pena o Alto Vale do Rio do Peixe, e na mesma data foi inaugurada a estação Miguel Calmon, em localidade hoje denominada Calmon, homenagem ao então ministro...!

Uma pena, mas Afonso Pena morreu dois meses depois da inauguração, em 14 de Junho em pleno mandato...!

Ao lado do prédio em madeira ainda existente na Linha Presidente Pena, resiste a antiga caixa d'água de ferro, que desafia a nossa observação e que nos faz questionar: Como uma ferrovia que facilitaria a vida de muitos, principalmente de agricultores, está ( esteve ) inativa tendo os mesmos dificuldades de transportar as mercadorias devido as dificuldades em escoar suas safras? Aliás, esta era a ideia da época, que eles plantassem e usassem a ferrovia São Paulo - Rio Grande do Sul para o transporte de suas mercadorias...!

Bem, a localidade hoje é habitada por poucos, imagino que funcionários de alguma madeireira da cidade, um lugar de excelente energia, lá tem uma igreja ( imagino inativa, que não existam missas lá... ) muito linda e muito bem conservada por sinal, com uma paisagem perfeita, com riachos, árvores e poucas casas...!

E assim ENCANTADOS, cheios de duvidas e curiosidades, sem material algum a não ser as fotos que registramos com o celular, afinal não é nosso principal ofício " ainda " né Lucimara?... saímos de lá renovados, a energia do lugar aliada ao ar puro e ao barulho da natureza, ah, com certeza nos edificou...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário