segunda-feira, 24 de abril de 2017

Quando a mente não " apaga ", o corpo " paga ",

Quando a mente não " apaga ", o corpo " paga ",



( Aos internautas plantonistas ).
" Brasileiro dorme em média 6 horas e meia por noite, quando o recomendado seriam 8 horas.". ( Jornal do SBT ).
Durante o sono o nosso organismo realiza funções importantíssimas, como a liberação de hormônios, consolidação da memória, descanso e relaxamento da musculatura e o fortalecimento do sistema imunológico.
Dormir é essencial para nos manter saudáveis aumentando nossa qualidade de vida e consequentemente nossa longevidade. O desempenho mental e físico está relacionado a uma boa noite de sono.
Pratique exercícios físicos, como caminhar e etc, pois durante a atividade física " repousamos " o cérebro.
Na infância, crescemos enquanto dormimos, depois de adultos o hormônio do crescimento também é liberado mais em menor quantidade.
Faça refeições leves á noite, mas não durma sem comer. Uma dica: Tome um copo de leite morno antes de dormir, pois ele é rico em triptofano que libera a serotonina que ajuda no processo do sono.
Quando não dormimos o suficiente, sentimos falta de energia, ficamos irritados por qualquer motivo, ficamos deprimidos, temos dificuldades de concentração, envelhecemos precocemente, ficamos mais propensos a infecções , temos falta de apetite sexual, ficamos propensos a obesidade, sentimos o estresse.
Ainda assim mais algumas consequências em relação a não dormirmos direito, aumenta o risco de hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e vasculares.
O tempo considerado ideal para recuperar as energias gastas deve ser entre seis a oito horas diárias, se dormir mais que isto, também é prejudicial.
Enquanto dormimos a leptina é liberada, é um hormônio responsável pelo apetite ou falta dele (saciedade), metabolismo e glicose, tudo está relacionado a obesidade.
Não leve pra cama os problemas do trabalho, contas á pagar e demais preocupações que tenha, pois isso vai acarretar em insônia.
Falta de sono pode afetar todo o equilíbrio do nosso organismo em curto, médio e longo prazo, causando transtornos metabólicos, endócrinos e até psicológicos.
Dormir bem ajuda manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose.
Procure seguir uma rotina diária no horário de dormir, isso vai ajudar a " induzir " o sono.
Embora haja muitas discussões sobre as horas necessárias de sono, sabemos que cada individuo tem o seu próprio determinante de como se organizar e manter- se em harmonia, mas considerando de maneira ampla, é de que temos que dormir de seis á oito horas diárias, para mantermos o nosso organismo em equilíbrio, físico e mental.
Uma coisa é certa, desta vez eu deveria ser o primeiro a ler meu texto...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário