sexta-feira, 22 de março de 2019

ADEUS, VELHO DO RIO...!


ADEUS, VELHO DO RIO...!


( nossa homenagem ),

A Rede Globo não lembrou do Cláudio Marzo da Rede Manchete, ou da novela Pantanal, mas eu vou lembrar...

Morre Claudio Marzo, o José Leôncio ou o " Velho do Rio " da novela Pantanal, ele morreu hoje ( 23/03 ) em decorrência de um enfisema pulmonar.

Cláudio Marzo nasceu em 26 de Setembro de 1940, em uma família de operários descendentes de italianos de São Paulo. Abandonou os estudos aos 17 anos para seguir a carreira de ator, trabalhando como figurante na TV Paulista. Em seguida foi contratado pela TV Tupi e logo depois começou a atuar no grupo de teatro Oficina, com José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso.

São mais de 50 peças teatrais, 30 filmes e papel marcante em Irmãos Coragem, casou se quatro vezes com artistas famosas e deixa 3 filhos, milhares de fãs e muitos colegas de trabalhos, tristes.

Um dos melhores atores que o Brasil já teve, com personagens que vão ser sempre lembrados, entre eles o Duda da novela Irmãos Coragem, o Velho do Rio e Zé Leôncio da novela Pantanal ou o próprio filme " O homem nú ", entre outras dezenas de personagens.

Marzo era muito talentoso e trabalhava com muita humildade os personagens que lhes eram confiados, parecia que ele " encorporava " seus personagens e os vivia intensamente, na novela Pantanal em especial pudemos evidenciar esse sucesso quando ele interpretou dois personagens ao mesmo tempo, José Leôncio e o " Velho do Rio ", e a novela em pauta e seus personagens sem dúvidas e até hoje nos emociona, para mim em especial por ter assistido pela segunda vez junto do meu pai que já não esta mais aqui também ( a primeira foi com minha mãe e hoje vejo pela quarta vez já com meu irmão ), e outra, pela qualidade da novela Pantanal que é ímpar se comparada a tanta " porcaria " dita " novela " que aparece atualmente por aí, mas onde quero chegar? Aqui, Marzo é mais um dos " monstros sagrados " da televisão.

A novela Pantanal tem as mais belas paisagens mostrando a natureza, " pregando " a simplicidade, sim, ela nos repassa boas energias, parece que quando sentávamos ( ou sentamos ) para assistir a novela o fazemos com tanto gosto que é como se os personagens já fizessem parte da nossa vida, faço isso toda Sexta e Sábado. Pois é, quem não se emocionou assistindo Pantanal?

Desde a trilha sonora de muito bom gosto, até as simples " cantorias " em volta da fogueira, as histórias contadas lá misturadas ás músicas de Tibério ( Sérgio Reis ) e Xeréu Trindade ( Almir Satter ), no meio da mata, ao som de uma canção ( Cavalo Preto era a preferida de Zé Leôncio pois era a preferida de seu pai... ), tudo parecia tão real, tão gostoso que cada capítulo da novela deixou saudades, assim como Marzo deixa agora.

Hoje ao acordar, quando soube da triste notícia, relembrei o exato momento quando José Leôncio morreu na novela, ele teve um infarto, cena emocionante demais, lembrei na mesma hora que assistíamos um dia, eu, meu irmão e meu pai, assistíamos juntos e nos emocionamos também juntos, e coincidência ou não, quando meu pai morreu um ano depois, tudo aconteceu exatamente da mesma forma como aconteceu nessa novela, aqui mesmo, na minha casa e sem chance de socorro, como se morássemos mesmo lá, no Pantanal... quem sabe daí, este ator, estes personagem e essa novela, marcaram para sempre as nossas vidas, a vida do pessoal aqui de casa.

E agora, tal qual meu pai e o José Leôncio ( do Pantanal ), Cláudio Marzo também " virou sucuri ", ou virou e agora em definitivo o " Velho do Rio ", a meu ver a forma mais simples, humilde e linda que já vi até hoje para se ilustrar um verdadeiro " anjo da guarda ".

Cláudio Marzo ou o " Velho do Rio ", sei lá, nos deixarão saudades e principalmente boas lembranças de momentos únicos que vivemos com quem assistia e se emocionava conosco diante das cenas desta verdadeira obra de arte da tevê brasileira, mais especificamente da extinta Rede Manchete que a Globo não fez questão de lembrar.

Enfim, para concluir, passou por aqui pela terra um ator de verdade, que interpretava com amor e dedicação, e tudo isso era repassado a nós telespectadores com maestria, sentíamos tudo o que ocorria na novela como se fosse aqui, na nossa vida e na nossa casa.

Vai com Deus " Velho do Rio ", e vai ciente de que em nossa memória você jamais vai se apagar.

Deixo o registro de uma das cenas mais tocantes da minha vida:
https://www.youtube.com/watch?v=J0ZITWe0qmY

" ATÉ UM DIA MEU " FIO ", CUIDE BEM DA SUA COMITIVA...!.". ( Velho do Rio para José Leôncio ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário