domingo, 31 de março de 2019

PRIMEIRO DE ABRIL.


PRIMEIRO DE ABRIL.


( ponto de vista / assunto sugerido ),

No dia primeiro de Abril é comemorado também aqui no Brasil o dia da mentira ( aliás, o dia da mentira aqui deveria ser comemorado todos os dias ), pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.

A brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos IX ( 1560-1574 ). Desde o começo do século XVI, o ano novo era comemorado em 25 de Março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro duravam uma semana, terminando em 1º de Abril. Em 1562, porém, o papa Gregório XIII ( 1502-1585 ) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão - o chamado calendário gregoriano em que o ano novo caía em 1º de Janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data. Alguns gozadores começaram a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores adeptos do calendário anterior apelidados de " bobos de abril " presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Com o tempo, a galhofa firmou-se em todo o país, de onde, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí para o mundo.

Há muitas explicações para o 1º de Abril ter se transformado no dia da mentira, também conhecido como dia das mentiras, dia das petas, dia dos tolos ( de Abril ) ou dia dos bobos.

Desde que me conheço por gente 1º de Abril é denominado " Dia da Mentira ". E é interessante notarmos que para algumas pessoas mentira e verdade são relativas. O que para uma pessoa se apresenta como uma revoltante mentira, para outra é recebido sem maiores exasperações. Este relativismo cresceu até o ponto de marcar diversas gerações e segmentos de nossa sociedade.

Por isso creio que este " Dia da Mentira ", mesmo sendo folclórico, pode incitar nossas mentes a uma avaliação rápida, não só do relativismo no cenário nacional, mas também sua influência sobre nossas próprias vidas, nossa realidade interior. Quantas pessoas assumiram este " tudo é relativo " como estilo de vida e se encontraram num labirinto existencial sem limites ou opções! Pessoas que perderam, ou estão perdendo totalmente seus valores, o norte, o rumo!

Vejo pais que instituíram este relativismo como padrão de comunicação no lar, no relacionamento conjugal, para a vida de seus próprios filhos... filhos... trato de jovens que foram alvo deste tipo de educação quase que semanalmente. Pessoas preciosas, mas que tiveram cedo demais a liberdade total incompatível com sua imaturidade.

Tudo é relativo e depende de como é contada a mentira, há mentiras, que são contadas para evitar males maiores, como quando alguém morre no hospital, e o filho liga para saber da mãe, o que você fala?... se tiveres um mínimo de bom senso dirá a ele para vir até o hospital ( que está tudo bem ) para evitar um possível choque ou um acidente á caminho do hospital, não é mesmo? E assim vai se mentindo, aliás, tudo depende da interpretação e de como é contada a mentira.

Então minha gente , nós vivemos em um país onde a saúde é um exemplo para todos os outros países, onde não tem mesmo desigualdades sociais, filas em hospitais é coisa que tentam colocar em sua cabeça, o atendimento ( no campo da saúde em especial ) é de exemplar qualidade, aqui, no Brasil, você não é melhor tratado pelo simples fato de você ter dinheiro, aqui a igualdade é publicamente notória.

Nossas crianças estão todas na escola, lá mesmo onde a educação é o alicerce e e as estatísticas e os " bons números " ( 3,5 ) nos fazem sentir o orgulho do que é ser brasileiro e de viver aqui nesse país.

O dinheiro público é bem investido, aqui não existe corrupção, aliás, o Brasil como um todo ( dos políticos ao povo ) desconhecem o que é corrupção, aqui tudo é bem aproveitado, e ainda é prestado contas de onde e como é gasto o nosso dinheiro, este que por sinal é muito bem administrado pelos nossos exemplares governantes ( sim, eles são de fato um exemplo para o mundo ).

O salário dos brasileiros não vamos nem nos estender, está aí no seu bolso para que você possa conferir, esse sim, dá gosto de receber, pois aqui tem disso, somos muito bem pagos e o nosso salário é justo.

Enfim, aqui tudo é uma benção, da saúde á educação, passando da política á mídia, onde temos a máxima qualidade em tudo e sempre como meta cumprida, para encerrar, morar aqui, é como morar no paraíso...!

#Sqn, é utopia, aqui todo dia é dia primeiro de Abril...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário