sexta-feira, 29 de março de 2019

ESMERALDA.


ESMERALDA.


( ponto de vista / assunto sugerido / resumo baseado no romance ESMERALDA de Zíbia Gasparetto ),

Este livro é bem complexo, conta a história fascinante que ocorre entre ciganos do século XIX, sobre espiritismo e seus conceitos.

A história é narrada por Zíbia e contada por Lucius, o livro começa falando sobre nossas decisões e nossas ilusões, sobre como nos iludimos ao escolher tal caminho ou tal visão de mundo.
O livro nos mostra também como as vezes escolhemos crenças que nos fazem bem, e que no futuro trarão consequências, como acontece com os personagens do livro e com a própria Esmeralda, afinal, a vida é um aprendizado, é riqueza de sabedoria, e no final as peças se encaixam no seu destino certo e notamos que tudo contribui para o crescimento e a elevação espiritual nos planos de Deus, que nos redime apesar das nossas ilusões.

Ao entrarmos na história, nos deparamos com Carlos, um rico e jovem fidalgo, que se aventura em festas do povo. Numa dessas festas, se depara com uma linda cigana que o cativa com sua dança e seus mistérios.
Após passar uma noite com ela, ele decide seguir com ela e seu povo até outros lugares.
Ela havia o convidado para que ficassem juntos. Ele, sabendo da impossibilidade da situação devido aos convênios sociais, como o fato dele ser de uma família de fidalgos e ter implicação religiosa ( a Igreja controlava tudo naquela época, e os ciganos eram mal vistos e chamados de hereges ), sabia que a união deles não seria possível. Em sua mente, só havia o plano de seguir com ela por um tempo e depois retornar para a casa de seu pai.
Porém, ao chegar ao acampamento cigano, não consegue falar com Esmeralda. Irritado, toma a estrada. E é aí que é assaltado e ferido, sendo deixado no caminho pelo qual Esmeralda passaria depois.
Por conhecê-lo, Esmeralda acaba cuidando dele, com a ajuda de seu grande amigo Miro. Ao despertar e se recuperar, um grande amor cresce entre Carlos e Esmeralda, uma grande atração une aqueles que tanto relutavam em se apaixonar antes.
Esmeralda sempre foi livre e fez o que quis, tendo todos os homens aos seus pés, sem nunca se apaixonar por ninguém.
E Carlos, aventureiro como era, se vê igualmente apaixonado pela cigana.

E agora?

Ao passo que o romance deles se desenrola, é impossível não torcer para os dois, mesmo sabendo que o romance é impossível diante as situações. Ainda que as visões que tenham diante de algumas coisas sejam ilusões. Dá para perceber que numa hora ele teria que voltar, e se voltasse para a família, voltaria para Esmeralda?

Ah! Eu queria muito que sim! Romântico( a ) até nos ossos, eu tinha que torcer para que este amor desse certo. Porém, as desilusões vêm. Atitudes não foram tomadas, a vida levou o que tinha que levar. E nem sempre é o que queremos que seja.

Carlos volta para casa e a situação que se abre diante dele faz de tudo para que ele não volte para Esmeralda, apesar da saudade. E ela se vê cada vez mais receosa de perder o homem que fez com que seu coração se entregasse.
Até que entre idas e vindas, encontros e desencontros, a vida segue o que precisa seguir, e Carlos acaba se casando com outra mulher: Maria. Maria é uma personagem muito lúcida, que possui fé em Deus e uma mente adiantada para seu tempo, em que as mulheres que vivem em castelos, vivem enclausuradas, sem controle de si mesmas, presas às vontades dos maridos, sem nem poder pensar por si próprias.

E eu pensei no quanto deveria ser difícil, olho para o nosso mundo e penso em toda a liberdade que temos, de fazer nossas escolhas e sermos felizes. Só consigo pensar em como deveria ser desanimador viver em um castelo escuro daquela forma... uma provação difícil. Então claro que por isso e muito mais, me simpatizei com a vida cigana. A dança, a sabedoria enorme que traz, a vidência e o lado espírita... fica notório novamente como fato histórico o controle que os sacerdotes católicos exerciam sobre as pessoas e a hipocrisia que traziam. Coisas do homem, não de Deus. Uma pena! E ainda bem que houve a evolução e a melhora. Viva a liberdade e a lucidez.!.

Carlos se casa, e Esmeralda, distante, espera um filho dele. Como ele não retorna, não sabe da gravidez de Esmeralda. Esta, por sua vez, não quer o filho. Miro, seu amigo fiel e também muito lúcido, a convence a ter a criança, mesmo que a doasse para alguém depois.
O coração de Esmeralda se nubla, em meio à ilusões de vingança e rancor que a atormentam.
Tendo seu ódio alimentado por Álvaro, que também quer se vingar do casal, passa anos remoendo o sentimento e pensando numa vingança. Entre mais ilusões e erros. Enquanto Carlos enfrenta seus próprios desafios com sua família.
Vemos conflitos espirituais na trama, que influenciam na vida dos personagens. E como sempre, os vários personagens envolvidos acabam por ter uma ligação ao final, quando descobrimos que " nada é por acaso ".

O que dá felicidade e esperança pela vida, por saber que tudo está seguro e que há um plano maior que nos cerca e define nossos destinos. Há a felicidade de saber que temos um amor maior por nós, a felicidade por saber que não estamos sozinhos. A alegria enorme de reconhecer que há um Deus justo e bom, diferente do que alguns retratavam na época,com personagens imperfeitos como nós, que cometem erros, decepcionam quem amam, se deixam levar por suas ilusões, por sentimentos ruins, mas que se desiludem e aprendem cedo ou tarde, como manda a lei da vida. Personagens que vivem, amam... e personagens que trazem uma visão com a qual é impossível não refletir e aprender, como Miro ( amigo de Esmeralda ) e sua sabedoria cigana e Maria ( esposa de Carlos ).

Esmeralda é um livro que fala sobre amor, mas que toca muito no saber amar. No aprendizado de amar alguém verdadeiramente, de compreender a vida e esperar e lutar por esse amor. De se encantar com alguém, e querer sua felicidade, sem prendê-lo ou subjuga-lo à seus desejos egoístas e tão distantes do amor. Amar tem que ter liberdade, libertação, escolha, descoberta de si mesmo, doação ao outro... e tudo o que vem junto do amor é felicidade. Acredito que podemos amar alguém, mas que pouco a pouco, vamos aprendendo a melhorar nosso amor, aceitando conceitos e nos inspirando para a melhora e para a alegria do outro. Amar é um ato divino. E tenho certeza de que Esmeralda, onde estiver, aprendeu muito mais desde aquela vida e que ainda alcançará voos muito belos e cheios de bondade e aprendizado. Assim como os outros participantes desta história, que aceitaram compartilhar conosco tamanho saber.

Vamos tentar um pequeno resumo do livro:

" Esmeralda e uma cigana que se apaixona por Dom Carlos um fidalgo, Maria se torna esposa de Carlos, Álvaro melhor amigo de Carlos é apaixonado por Maria, que por sua vez ama Carlos e se casam. Carlos tem um romance com Esmeralda que dura um tempo porém voltando para casa seu pai Dom Fernando coloca toda a responsabilidade de suas terras na mão de Carlos que não volta mais, por esse tempo Dom Fabrício que casou com Leonardo ( irmã de Dom Fernando ) tenta roubar a fortuna pertencente a Leonor que foge com o Padre Geovásio para se ver livre de Dom Fabrício que a maltrata, indo atrás de seu golpe, Dom Fabrício e alguns homens morrem no ataque no castelo de Dom Fernando, Carlos sai gravemente ferido, Miro o cigano com poderes espirituais vai ajudá-lo junto com Esmeralda, ao passar uns dias eles partiram novamente para o acampamento, Dom Fernando que queria a união de Maria filha de Dom Hernúdez antecipou a ida deles ao castelo com esse período de hospedagem Dom Carlos e Maria se aproximaram, começaram a se amar e casaram, Álvaro inconformado assim como Esmeralda pelo casamentos procuram a vingança, Esmeralda grávida de Dom Carlos não aceita o bebê que será criada e educada por Álvaro que usará ela para vingança, com o passar dos tempos Carlo teve 2 filhos Matilde e José que se apaixona por Isadora ( filha de Esmeralda com Carlos ) eles descobrem esse amor impossível depois que ficam sabendo que são irmãos, Maria ao saber ficou sempre muito tranquila e calma aceitava e perdoava o que lhe tinha ocorrido, nunca tinha rancor ou raiva, por outro lado de ódio e raiva Esmeralda e Álvaro armam uma armadilha para levar Carlos atrás da filha Isadora que fugiu para o acampamento depois que ficou sabendo que José era seu irmão, Carlos foi atrás de Isadora onde foi pego por Álvaro e uns homens, Esmeralda vai atrás dizendo que não é para matar e apenas dar uma lição porém Álvaro não fica satisfeito e quer a morte de Carlos para ter seu caminho livre com Maria, Isadora sabendo desta situação vai atrás de sua mãe Esmeralda, ela pede com fervor que salve Dom Carlos seu pai ela vai até ele e salva, porém Álvaro vê e vai atrás, e lá na cabana acontece a tragedia, Esmeralda é ferida por Álvaro que é morto por Miro, Esmeralda desencarna e é recebida por sua mãe Tânia, neste momentos Dom Fabrício que estava morto e usando da raiva de Álvaro para se vingar de Carlos foi recolhido por espíritos de luz, Esmeralda começa a perdoar no outro mundo as pessoas qual ela viveu na vida passada!.".

Então, como antes dito, Esmeralda é uma cigana de beleza incontestável, que é surpreendida pela paixão que sente por Carlos, nobre fidalgo que se encanta pela beleza e sensualidade da cigana. Vivem um amor intenso até que são distanciados por suas diferenças sociais. Essa separação, além da dor, traz um sentimento de vingança que acomete não só a cigana, mas outros personagens engendrados na trama.

A doutrina espírita é pautada de forma sutil e cuidadosa conduzindo o enredo em um tom leve, levando-nos junto com os personagens, a depurar os sentimentos negativos, ressaltando a importância de nos vigiar, orar e resignar.

Enfim, vale a leitura do livro que eu mesmo estou relendo já pela quarta vez por achar este, um dos mais lindos romances já escritos por Zíbia e ditado por Lucius, confere aí em sua " biblioteca virtual ", e depois me conta...!

" O amor cigano tem seu preço. E não sei se estarás disposto a pagar.". - Do livro Esmeralda.

" É a primeira vez que choro por um homem e te garanto que será a última. Vou arrancá-lo de meu coração ainda que para isso tenha que mergulhar no inferno. Depois, ele me pagará. Ninguém despreza Esmeralda.". - Do livro Esmeralda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário