quarta-feira, 21 de agosto de 2019

SÓ RAULSEIXISTAS AQUI!

SÓ RAULSEIXISTAS AQUI!

Registro em minha linha do tempo 21/08/2014 - 25 anos sem Raul. 

SEU NOME ERA LUAR AO AVESSO...!

Quando o conheci, este moço já tinha ido embora em seu disco voador, conheci através de um amigo, decorei a primeira música, depois a segunda e hoje é impossível ouvir qualquer uma das mais de 600 do seu repertório e não tirar de letra, antes dele Beatlles, depois dele ninguém...!

Fez parte da época, ou da fase mais confusa e conturbada da minha vida, a minha adolescência, era meu ídolo e ainda é, hoje já não ouço mais as suas músicas com os mesmos ouvidos que ouvia quando jovem, mas sem dúvidas nenhuma, tanto ele, quanto todas as músicas ficaram eternizadas dento de mim...!

De tão fã que era de Raul, eu mais minha esposa " casamos no motel, bem longe do altar, lua de mercúrio, fogo e mel...", ao som de " fazendo o que o diabo gosta ", com cerimônia " raulseixista " e tudo, celebrada inclusive por um " mago raulseixista " e demais testemunhas, e não é que deu certo, estamos aí até hoje e coincidentemente a 25 anos ( tempo de sua partida ), a música dela é " Medo da chuva " e a minha " Ave Maria da Rua ", com certeza a música mais linda de Raul que você confere lá no final do texto...!

Enfim, falar de Dom Raulzito é mesmo complicado, até porque daria um livro bem grande, daqueles que ele não terminou de ler, assim como não teve tempo para mais um copo de whisky e tampouco para apagar o cigarro no cinzeiro...!

Raul, segue minha singela homenagem pala passagem hoje, 21/08/2014, dia em que você partiu e mesmo deixando um enorme legado, levou junto contigo o coração dos fãs, admiradores e consumidores do saudoso Rock nacional...!

Vamos lá?

O pai do rock

O baiano nasceu em 1945, Raul dos Santos Seixas cantava sempre o que acontecia em seus sonhos, misturando com sua maluquices e com sua lucidez...!
Ele defendia ideais justos, era o legítimo, inigualável e inimitável " maluco beleza ", era feliz, falava o que sentia e o que lhe vinha a cabeça...!

Ele vivia a vida sem se preocupar com a opinião dos outros, com muito humor e ironia, compreendido por alguns e incompreendido por outros, era criticado, porém admirado também. Na proporção, muito mais admirado do que " crucificado "...!
Ele agia e vivia conforme a sua realidade, a sua maneira, era coerente no que acreditava ser certo para ele, e fazia duras criticas a sociedade...!

Seu apelido era mesmo " maluco beleza ". Raul Seixas viu, previu, opinou, relatou, criticou em suas musicas, fatos que aconteceram séculos antes de ele nascer, " há dez mil anos atrás "...!

Ele era uma ameaça à rotina e a ao conformismo da sociedade e defendia com unhas e dentes suas opiniões, pois seu maior sonho era uma " sociedade alternativa ", onde não existiam pensamentos negativos e nem julgamentos. Ele queria ser o " cowboy fora da lei ", mas só conseguiu ser um herói para certa geração, ele foi um verdadeiro fenômeno e assim se mantem até hoje na lembrança de muitos, um fenômeno...!

O músico e compositor chegou ao auge de sua carreira em 1970, e chegou a dizer:

" Não sou cantor e nem compositor, sou é um ator que interpreta esses papéis. Sou um magro abusado."., ou ainda, " eu não sou cantor, eu apenas finjo que canto e o pessoal acredita...".

Raul não suportava a realidade, ele era muito brincalhão e mesmo assim acabou abusando e posteriormente " se entregando " ao álcool e às drogas... que triste, ele literalmente bebeu, fumou e cheirou todas...!

Pagou caro por isso, começou a viver sem limites e sem regras, mas até seus últimos momentos manteve a sua personalidade...!

Costumava dizer que não tinha medo da morte e morreu aos 44 anos, demasiado cedo, ou não para quem cometeu todos os tipos de excessos... segundo ele próprio, a morte era uma mulher de cetim...!

Como ele foi o fundador do rock brasileiro, andava pelas baladas amorosas e curtia o misticismo, e até hoje ele é sucesso, com uma legião de fãs que concordavam com as idéias defendidas por Raul, este mesmo, Raul, aquele que preferia ser essa " metamorfose ambulante " do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo..."...!

Realmente ele era um filósofo que vivia em um mundo diferente, ele nunca se deu por satisfeito com o que satisfazia os outros no seu cotidiano, as pessoas consideradas normais, ele era solitário, apesar de ser rodeado por muitos...!

Quando ficava doente, ficava acamado em seu quaro por 3 dias consecutivos, sem sequer se mexer, coberto por um lençol branco e com óculos escuros, quem quer que fosse que se aproximasse veria ele lá, estático, imóvel... só quando melhorava, ou decidia melhorar é que a vida continuava...!

Nasceu em 28 de junho de 1945, em uma família de classe média baiana que residia em Salvador...!

A obsessão de Raul e de seu companheiro Paulo Coelho em construir uma civilização Thelemica, trouxe diversos problemas com a censura, exemplo disso foi a letra da musica " sociedade alternativa ", que foi mal interpretada, pensaram que fosse um movimento armado contra o governo, e assim a letra teve que ser mudada. Depois de torturados, Raul e Paulo foram exilados para os Estados Unidos juntos com suas esposas e algum tempo depois o LP " Gita ", e a própria ditadura, forçou eles a serem trazidos de volta para o Brasil...!

Extraímos um trecho onde Raul fala sobre o exílio, leia:

" Veio uma ordem de prisão do Exército e me detiveram no Aterro do Flamengo. Me levaram para um lugar que não sei onde era. Imagine a situação: estava nu, com uma carapuça preta. E veio de lá mil barbaridades. Tudo para eu dizer os nomes de quem fazia parte da Sociedade Alternativa, que, segundo eles, era um movimento revolucionário contra o governo. O que não era. Era uma coisa mais espiritual. Preferiria dizer que tinha pacto com o demônio a dizer que tinha parte com a revolução. Então foi isso, me escoltaram até o aeroporto." (...)". - Raul Seixas sobre o exílio ocorrido em 1974, em uma entrevista publicada na revista Bizz, em março de 1987.35

Suas músicas repercutem até hoje, e todas elas nos fazem refletir, cada vez que você ouvir uma música de Raul, ou se ouvir a mesma música 10 vezes, em cada uma das 10 vezes você chegará a uma conclusão diferente, atualíssima e lógica...!

As musicas de Raul nos dá saudades, com letras inteligentes e interessantes, nos levam para outro mundo em pensamentos, são músicas de muita qualidade, não tem nem como compararmos com as músicas atuais que são pobres , desde seus conteúdos de letras até a trilha sonora...!

TOCA A SAIDEIRA AÍ E SALVE, MESTRE RAUL!!!

http://www.youtube.com/watch?v=CHzbLSGKQS4

" O sonho acabou, vamos encarar a realidade, não se drogue por não ser capaz de suportar sua própria dor, pois nenhum lugar fará de você um homem, eu estive em todos os lugares e só me encontrei em mim mesmo...". - John Lennon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário